SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 27 de março de 2017

Prefeito Edilson Brito participa de Audiência Pública em Pio IX que discute abastecimento de água da adutora de Piaus



O prefeito do município de Vila Nova do Piauí, Edilson Edmundo de Brito, (PTB), acompanhado do vereador Deijano Lima (PMDB) e do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Gilberto Lima participaram de uma Audiência Pública que foi realizada na manhã do último sábado, 25, na cidade de Pio IX, para discutir a crise hídrica nos municípios da região que são abastecidos pela Adutora de Piaus, localizada na divisa dos municípios de São Julião e Pio IX.

Com a longa estiagem que assola a região, o açude de Piaus encontra-se com apenas 5% de sua capacidade máxima e com o colapso iminente autoridades políticas, civis e eclesiásticas debateram formas de amenizarem o consumo em excesso e quais medidas devem ser tomadas por cada município.

Durante o evento, representantes da Agespisa, DNOCs e Funasa foram questionados sobre as medidas de contingenciamento que podem estar sendo tomadas no tocante ao combate ao gasto abusivo de água na região.

O debate discutiu ainda soluções alternativas que os municípios podem tomar como o aumento do efetivo de carros-pipa, construção de barragens de pequeno porte ou escavação de poços.



Ficou acertado entre os órgãos envolvidos uma maior fiscalização da distribuição de água de Piaus entre os municípios e o combate ao furto de água deve ser intensificado. “Além da seca, o furto de água é um dos maiores responsáveis pelo gasto abusivo da Adutora de Piaus”, declarou o representante da Agespisa, Gesiel.



Os prefeitos das cidades abastecidas pelo Sistema Adutor de Piaus ficaram de se reunirem juntamente com os demais órgãos envolvidos com o governo do estado Wellington Dias, para pedir socorro.

“A situação é de calamidade, estamos pedindo socorro, o momento é de nos unirmos e buscar soluções em conjunto”, bradou a prefeita de Pio IX, bastante preocupada com a situação.



Outra questão debatida e que deverá ser enviada a cada município é um termo conjunto que estipulará a cobrança de uma sobretaxa aos consumidores que extrapolarem a meta individual por litros de água em cada residência.

Participaram ainda do evento a prefeita de Pio IX, Regina Coeli, a prefeita de Fronteiras Maria José e o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edílson Brito e um grande numero de vereadores e secretários municipais e outros representantes dos cinco municípios da região que são abastecidos pela Adutora de Piaus.

Com informações e fotos do Portal Énotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Joana Neves, medalhista paralímpica de natação, aos 37 anos

Escrito por Redação No último Mundial, realizado em 2022, Joana conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes Legenda: Ela chegou a ser...