SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quinta-feira, 30 de março de 2017

Cariri sedia reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em maio



A região do Cariri, entre os dias 2 e 6 de maio, sediará a reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com o tema “Território, Biodiversidade, Cultura, Ciência e Desenvolvimento”. A Universidade Federal do Cariri (UFCA) está participando da organização da programação científica e também receberá minicursos. O evento é uma parceria entre SPBC, Universidade Regional do Cariri (URCA), UFCA e demais instituições de ensino superior da região do Cariri e Sul do Estado.


"O evento agrega diversos pesquisadores brasileiros de renome e ainda destaca a cultura brasileira com eventos culturais e discussões sobre a temática geral da reunião. O Cariri tem muito a ganhar com o evento desse porte e a participação, sobretudo, dos estudantes contribuirá de forma significativa para a formação científico e cultural deles", ressaltou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFCA, Juscelino Pereira Silva, que faz parte da Comissão Executiva Interinstitucional do evento.


Inscrições


Para quem deseja participar do encontro (com direito à emissão de certificado de participação geral) e dos minicursos, as inscrições podem ser feitas até o dia 29 de abril neste link: http://www.sbpcnet.org.br/reunioes/cariri/inscricao/


Programação


A programação científica contará com conferências que discutirão, entre outros temas, meio-ambiente, políticas científicas, inovação e educação. Entre as conferências, o evento trará discussões sobre “Física aplicada a problemas ambientais: mudanças climáticas globais, meio ambiente e poluição do ar urbana”, “Resíduos sólidos, gestão e planejamento ambiental em regiões metropolitanas”, “Paleontologia nas bacias do nordeste brasileiro”, “Tecnologias geradas pela Embrapa Semiárido”, “2017-2018: Biênio da Matemática Brasil”, “Propriedade Intelectual: da Pesquisa ao Registro de Patente”, “Lixões: impactos nas cidades e na saúde pública”, “Saneamento Básico: situação atual no nordeste brasileiro” e “O futuro da CT&I no Brasil”.


Já nas mesas-redondas, os convidados debaterão temas como “A seca e os desafios na gestão de recursos hídricos nos semiárido nordestino”, “A importância da Biodiversidade da Floresta Nacional do Araripe (Flona) para pesquisa científica”, “Cultura, Memória e Contemporaneidade”, “O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores” e “Planejamento do Espaço Urbano”, entre outros.


O evento contará também com minicursos, cujos temas ainda serão definidos. A novidade é que, diferente de outras edições, desta vez os cursos serão realizados em um único dia e em período diferente da programação científica. A abertura do evento será no dia 2 de maio, os minicursos serão no dia 3, e as conferências e mesas redondas nos dois dias consecutivos.


Mais informações no site do evento: http://rr.sbpcnet.org.br/cariri/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Joana Neves, medalhista paralímpica de natação, aos 37 anos

Escrito por Redação No último Mundial, realizado em 2022, Joana conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes Legenda: Ela chegou a ser...