CARLOS ALBERTO ALBUQUERQUERESPONSÁVEL PELO BLOG CONEXÃO REGIONAL
quinta-feira, 23 de março de 2017
ATÉ O FIM DE SEMANA Precipitações devem aumentar
Clique para ampliar
A reaproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no sertão nordestino, deve contribuir para o aumento de precipitações nos próximos dias. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, entre as 7 horas da manhã desta terça-feira (21) e às 7 horas desta quarta-feira (22), chuva em 74 municípios cearenses. As três maiores foram observadas em Barro (70.2mm), Itaitinga (54mm) e Cascavel (47mm).
Para hoje e amanhã, a Funceme prevê tempo com nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do Ceará ao longo do dia. "A Zona de Convergência Intertropical está se reaproximando da costa Norte do Nordeste brasileiro, contribuindo para a volta das chuvas", observou o meteorologista Raul Fritz. O quadro favorável deve permanecer até o fim de semana próximo.
A preocupação, entretanto, é com o risco de continuidade de perda das reservas hídricas nos médios e grandes reservatórios. De um modo geral, as chuvas têm favorecido a produção agrícola de sequeiro em várias regiões do Estado. O cultivo de grãos tradicionais (milho e feijão) está se desenvolvendo, além de haver formação de pastagem nativa para o rebanho bovino, ovino e caprino.
Desde o início da atual quadra invernosa que a Funceme divulgou alerta sobre o risco do Ceará permanecer pelo sexto ano seguido sem recuperação das reservas hídricas nos principais reservatórios, ou seja, nos açudes estratégicos para o abastecimento humano dos grandes centros urbanos. Desde 2012, que os açudes perdem volume armazenado.
Nos últimos 31 dias, foi registrado aporte de água em 124 açudes, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Nestes reservatórios houve aumento de 443 milhões de m³ no volume armazenado, no período. Considerando a estimativa do volume evaporado e o volume liberado, podemos afirmar que houve um aporte de 516 milhões de m³.
Em média, o Ceará acumulava, até ontem, 9,1% de sua capacidade hídrica. De um total de 153 açudes monitorados pela Cogerh, 123 permanecem com volume abaixo de 30%.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boa notícia ! Ceará é destaque internacional com programa ‘fila zero’ para transplante de córneas
O Ceará ganhou destaque no 3º Fórum Internacional do Sistema Nacional de Transplantes com o sucesso do programa ‘fila zero’. O evento, reali...
-
D2: Aiuaba realiza mais uma etapa de vacinação contra a Covid POSTADO EM 17 OUT 2021 0 Compartilhar Facebook Facebook Messenger WhatsAp...
-
Portal do Cariri - Noticias A Prefeitura Municipal de Campos através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho juntamente com o CRAS e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário