segunda-feira, 27 de março de 2017

Audiência Pública discute crise hídrica dos municipios abastecidos pela adutora de Piaus


Publicado por: Danilo Bezerra

Foi realizada na manhã deste sábado, 25 de março, na cidade de Pio IX, uma Audiência Pública para discutir a crise hídrica nos municípios da região que são abastecidos pela Adutora de Piaus, localizada no povoado de mesmo nome na divisa dos municípios de São julião e Pio IX.

Participaram do evento a prefeita de Pio IX, Regina Coeli, a prefeita de Fronteiras Maria José e o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edílson Brito e um grande numero de vereadores e secretários municipais e outros representantes dos cinco municípios da região que são abastecidos pela Adutora de Piaus.

Com a longa estiagem que assola a região, o açude de Piaus encontra-se com apenas 5% de sua capacidade máxima e com o colapso iminente autoridades políticas, civis e eclesiásticas debateram formas de amenizarem o consumo em excesso e quais medidas devem ser tomadas por cada município.

Durante o evento, representantes da Agespisa, DNOCs e Funasa foram questionados sobre as medidas de contingenciamento que podem estar sendo tomadas no tocante ao combate ao gasto abusivo de água na região.

O debate discutiu ainda soluções alternativas que os municípios podem tomar como o aumento do efetivo de carros-pipa, construção de barragens de pequeno porte ou escavação de poços.

Ficou acertado entre os órgãos envolvidos uma maior fiscalização da distribuição de água de Piaus entre os municípios e o combate ao furto de água deve ser intensificado. “Além da seca, o furto de água é um dos maiores responsáveis pelo gasto abusivo da Adutora de Piaus”, declarou o representante da Agespisa, Gesiel.

Os prefeitos das cidades abastecidas pelo Sistema Adutor de Piaus ficou de se reunirem juntamente com os demais órgãos envolvidos com o governo do estado Wellington Dias, para pedir socorro.

“A situação é de calamidade, estamos pedindo socorro, o momento é de nos unirmos e buscar soluções em conjunto”, bradou a prefeita de Pio IX, bastante preocupada com a situação.

Outra questão debatida e que deverá ser enviada a cada município é um termo conjunto que estipulará a cobrança de uma sobretaxa aos consumidores que extrapolarem a meta individual por litros de água em cada residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Papa pede clero unido no Brasil diante de “escandalosa corrupção” “Tenho certeza de que o Brasil superará sua crise e confio que vocês a...