SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

FAVELA, COMO HOJE CONHECEMOS, E SUA ORIGEM





Favela com o Cristo Redentor ao fundo

Você já parou para pensar no motivo de chamarmos os bairros pobres e sem infraestrutura de "FAVELAS"? Eu achavai que fosse um nome indígena ou coisa assim, mas a história é bem mais interessante.
A nossa "FAVELA" tem origem num fato marcante ocorrido no Brasil na passagem do século XIX para o século XX: a Guerra de Canudos.

Na Caatinga nordestina é muito comum uma planta espinhenta e resistente chamada "FAVELA"


Produz óleo comestível e combustível

Entre 1896 e 1897, liderados por Antônio Conselheiro, milhares de sertanejos cansados de humilhação e dificuldades num Nordeste tomado de latifúndios improdutivos e secas, criaram a cidadela de Canudos, no interior da Bahia, revoltando-se contra a situação calamitosa em que viviam.

Mapa da Região de Canudos - Bahia

Nos arredores de Canudos ficava o "MORRO DA FAVELA", assim dito por causa da planta.
Estátua de Antonio Conselheiro olha pela Nova Canudos.
A cidade original foi alagada para a construção de um Açude
Morro da Favela em dois momentos: Guerra de Canudos (esquerda) e atualmente (Direita)

Com medo de que a revolta minasse as bases da República recém instaurada, e sendo Antônio Conselheiro um homem sofrido por drama pessoal, mas monarquista, o Governo mandou diversas expedições contra Canudos, o que culminou em grande mortandade nas forças republicanas e massacre em Canudos, tudo contado por Euclydes da Cunha em 'Os Sertões'.Quando os soldados voltaram ao Rio de Janeiro, deixaram de receber seus soldos, e, por falta de condições mais dignas, instalaram-se em barracos nos morros da cidade sem nenhuma infraestrutura.O primeiro foi o atual "Morro da Providência", a que, relembrando os dias em Canudos, passaram a chamar de "FAVELA".O termo pegou e todos os pobres agrupamentos passaram a chamar-se FAVELAS.Esse tipo de sub-moradia já era utilizado havia alguns anos por escravos libertos, que, sem condições financeiras para viver nas cidades, passaram a habitar as encostas.Mas existem vários mitos sobre as Favelas que precisam ser avaliados...Costumamos achar que as maiores Favelas do mundo encontram-se no Brasil, mas é um engano. Nenhuma Favela brasileira está entre as 30 maiores do Mundo. México, Colômbia, Peru e Venezuela lideram o ranking, em mais um triste recorde para a América Latina.Outro engano comum é achar que as Favelas são um fenômeno "terceiro-mundista", restrito a países subdesenvolvidos ou emergentes. Apesar de em quantidade bem menor, países desenvolvidos como Espanha também tem suas Favelas, chamadas por lá de "Chabolas".Outro mito é que as Favelas apenas aumentam, não importa o que o governo faça...Planos governamentais já acabaram com algumas favelas, mesmo no Rio de Janeiro, como aconteceu às Favelas da Catacumba, ao lado da Lagoa Rodrigo de Freitas, a do Pasmado, sobre o túnel desse nome, e à da Praia do Pinto, no Leblon, por exemplo.

Morro da Providência em foto antiga. A primeira FAVELA...


Vista aérea da Favela de NEZA, nas proximidades da Cidade do México.
A Maior do Mundo, com mais de 2,5 milhões de Habitantes.


Chabolas madrileñas, as favelas espanholas.


Favela da Catacumba na Década de 60. Hoje, parque e prédios de luxo
Dizia-se que no local existiu um Cemitério Indígena.




ORIGEM DOS NOMES DE ALGUMAS FAVELAS DO RJ

Babilônia
A vegetação exuberante e a vista privilegiada de Copacabana levou os moradores a compararem o local com os "Jardins Suspensos da Babilônia".
Vista do Morro da Babilônia com Corcovado ao fundo

Rocinha
Rocinha
Nos anos 30, após a crise da Bolsa de 1929 que levou vários produtores de café à bancarrota, o terreno da Fazenda Quebra-Cangalha foi invadido e dividido em pequenas chácaras, que vendiam sua produção na Praça Santos Dumont, responsável pelo abastecimento de toda a Zona Sul da cidade. Quando os clientes perguntavam de onde vinham os legumes, diziam: "-É de uma rocinha lá no Alto da Gávea".

Mangueira
Morro da Mangueira

Nos anos 40, na entrada da trilha de subida do Morro, que na época ainda era coberto pela mata, foi colocada uma placa que dizia: "Em breve, neste local, Fábrica de Chápeus Mangueira". A fábrica nunca foi construída, mas a placa permaneceu, batizando uma das mais emblemáticas comunidades cariocas.



Vidigal

Morro do Vidigal
Em homenagem ao dono original do terreno onde hoje se localiza a Favela, o Major Miguel Nunes Vidigal, figura muito influente durante o Império.

FONTE: E-mail de WALCY  JOANNOU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO CARLOS....: MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA PARA 2025, COM 32 CLUBES.

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFI 2025 COM 32 CLUBES, CAMPEÕES DE TODOS OS CONTINENTES.  DO BRASIL, JÁ CONFIRMADOS: PALMEIRAS, FLAMENGO E FLUMINENSE...