SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 29 de março de 2023

Prefeitura promove apresentações de teatro de bonecos para crianças e adolescentes de Fronteiras


Por Sheron Weide




A Prefeitura de Fronteiras, através das secretarias municipais de Educação e de Assistência Social e Cidadania, realizou nesta segunda-feira (27), data em que se comemora o Dia do Circo, apresentações com teatro de bonecos.

As apresentações aconteceram pela manhã e tarde na sede do Centro de Referência em Assistência Social, e teve como público-alvo, as crianças atendidas pelo CRAS, pelo programa Criança Feliz, os jovens do NUCA e as crianças do Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho.

“As posses de João Redondo”, uma peça escrita e apresentada pelo professor Grasiane Sá, marcou o início da execução do projeto “Bonecos do Bem” em Fronteiras. O mesmo utiliza bonecos, como mamulengos e ventríloquos para contar histórias às crianças.

Durante o ano de 2023 um cronograma de oficinas e apresentações será executado com os alunos da rede municipal de ensino de Fronteiras, onde alunos e professores aprenderão a construir e manusear os bonecos e assim, contar histórias em sala de aula a partir dos conteúdos ministrados em todas as disciplinas da grade curricular.

“É um projeto que certamente vai proporcionar às crianças da rede pública municipal um momento de descontração. É uma cultura inovadora aqui para a gente e nós queremos que seja implantada aqui no município”, destacou o prefeito Eudes Ribeiro.

Além da peça contata pelos mamulengos, o boneco Tito encantou a criançada. O ventríloquo foi criado pelo professor Grasiane e é utilizado nas apresentações para falar sobre amor, respeito, obediência e outros ensinamentos

.

A ventriloquia é a arte de falar através do ventre e é uma cultura mais comum na América do Norte, diferente dos mamulengos que fazem parte da cultura popular do Nordeste do Brasil. Mamulengo é um tipo de boneco simples construído a partir de madeira leve como o mulungu e os acabamentos em tecido, cola, tinta acrílica e verniz. Para ser apresentado, usa-se um palco em também chamado de empanada.

Para o idealizador do projeto Bonecos do Bem, Grasiane Sá, esse contato do teatro de bonecos para as crianças e adolescentes, além de permitir uma maior estímulo à imaginação, contribui com o aprendizado, uma vez que, as peças apresentadas sempre estarão falando de valores necessários ao desenvolvimento pessoal.

“A plateia tem a oportunidade de aprender brincando, se divertindo enquanto tem esse contato com uma cultura bem típica do Nordeste”, afirmou

.

Altina Maria da Silva assistiu a apresentação junto com os filhos, a fronteirense aprovou o que viu. “Foi ótimo, eu gostei, foi muito bonito. Eu achei interessante, nunca tinha participado, foi a primeira vez, achei muito bonito e vou participar outras vezes”, disse

.

Marjore Ribeiro da Silva também aprovou. “Foi uma apresentação muito importante, divertida e criativa porque desperta o interesse nas crianças e também nos adultos. Eu achei muito interessante, ri bastante e agradeço ao prefeito Eudes por trazer esses projetos para Fronteiras”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fogões a gás são um perigo para a saúde?

Gourmets e gastrônomos da Europa louvam as vantagens de cozinhar com gás. Mas estudo recente mostra que, além de contribuir para o efeito es...