SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Secretaria dará suporte aos projetos culturais


Secult (CE) inaugura amanhã (26), o Birô Ceará Criativo, para prestar serviço aos proponentes
   

O secretário Guilherme Sampaio: pasta aposta em interação ( FOTO: KLEBER A. GONÇALVES )
Amanhã (26), às 8h, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) abrirá as atividades do Birô Ceará Criativo. A iniciativa se volta para prestar serviço aos proponentes e produtores de projetos culturais do Estado. O Biró funcionará no prédio do Pavilhão dos Conselhos (ao lado da Praça da Estação, Centro de Fortaleza), próximo a Biblioteca Pública Espaço Estação, inaugurada no último mês de abril.
No momento, a prioridade do atendimento, público e gratuito, será para os proponentes selecionados pelo Edital Ceará Natal de Luz, que teve seu resultado divulgado pela Secult na semana passada. Os projetos aprovados receberão orientação sobre a documentação exigida e sobre o convênio firmado com a Secretaria, a fim de garantir a liberação dos recursos destinados para cada selecionado.
O órgão prepara o atendimento para que o proponente possa tirar dúvidas junto aos servidores de setores como o Sistema Estadual de Cultura (SIEC)/ Coordenação de editais, o Sistema de Informações Culturais (Sinf); e os departamentos jurídico e financeiro.
Segundo a assessoria da Secult, o secretário de cultura do Estado, Guilherme Sampaio, justifica a iniciativa como uma forma de atender os profissionais interessados no "empreendedorismo criativo, estimulando o fortalecimento da economia da cultura e, de modo mais amplo, da economia criativa", delimita.
Ainda de acordo com as informações da assessoria, o Birô nasce fundamentado em quatro eixos: geração e difusão de informação; fomento a empreendimentos criativos; formação para profissionais criativos e promoção de negócios criativos. A Secult alega que, com a iniciativa, responde à demanda, colocada nas reuniões do programa "Diálogos Culturais", de artistas, produtores culturais, gestores e outros profissionais do setor. Todos reivindicando uma "estrutura de apoio aos produtores e proponentes de projetos culturais", destaca o material de divulgação do Birô.
Diálogos CulturaisNa próxima segunda (30), às 15h, a Secult dará continuidade ao "Diálogos Culturais", programa de debate entre a gestão pública de cultura do Estado e a comunidade cearense. Nesta edição, a pauta é a discussão sobre o Edital Ceará de Incentivo às Artes 2015, dando prosseguimento ao processo de lançamento de mais um edital público.
O evento deve acontecer no Auditório da Secult (Rua Major Facundo, 500, 6º andar, Centro), com transmissão online pelo site www.Secult.Ce.Gov.Br. A reunião é aberta ao público. O Edital Ceará de Incentivo às Artes é voltado para o apoio de projetos das seguintes linguagens: artes cênicas, artes visuais, música, fotografia, literatura, livro e leitura.
ParticipaçãoSegundo a assessoria da Secult, o Diálogos Culturais é a ferramenta que o órgão disponibiliza para os produtores culturais do Estado opinarem, sugerirem e participarem "da construção do edital". Todos os editais de 2015 passaram por esse processo, promovendo "uma reunião para avaliação e debate", observa a assessoria.
O Governo do Estado pretende manter os valores orçamentários praticados no ano passado, e lançar ainda, em 2015, o Edital Ceará de Cinema e Vídeo. O órgão alerta que todos os proponentes devem "regularizar sua situação na Controladoria Geral do Estado (CGE), de modo a estarem aptos a apresentar projetos ao edital". Neste ano, a Secult lançou os editais Carnaval do Ceará, Ceará da Paixão, Ceará Junino, Mecenas do Ceará e Ceará Natal de Luz.
Mais informações:Abertura do Birô Ceará Criativo. Amanhã (26), às 8h, no prédio do Pavilhão dos Conselhos (ao lado da Praça da Estação, Centro, Fortaleza). Acesso gratuito. Contato: (85) 3101.6767

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Joana Neves, medalhista paralímpica de natação, aos 37 anos

Escrito por Redação No último Mundial, realizado em 2022, Joana conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes Legenda: Ela chegou a ser...