SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Construção do campus da URCA em Campos Sales é debatida em audiência com Prefeitura Municipal


campusO Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), José Patrício Pereira Melo, e o Vice-Reitor, Francisco do O’ Lima Júnior, participaram de audiência com o prefeito de Campos Sales, Moésio Loiola de Melo, e os representantes do legislativo Elza Maria da Silva, Solano Feitosa, Antonio Visselmo Alencar Arrais, José Antonio Leite, Wandeson Guedes e José Jenilton Aquino Costa, para tratar da doação de um terreno para construção do campus avançado da URCA, no município.
Participaram do debate os secretários de Governo e Assuntos Políticos, Ezequiel da Silva Nogueira, de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Antônia Ivete Fortaleza Cavalcante, de Políticas para Educação, Regislane Maria Pereira Rocha, de Assistência Social e Trabalho Lourdejan Pereira, além do assessor do Gabinete do Prefeito, Valmir Lucio de Alencar Junior, e da Secretária de Gabinete, Adélia Carvalho.
A audiência, ocorrida no último dia (19/11), na sede da Secretaria da Ação Social de Campos Sales, contou ainda com a presença dos Pró-reitores de Planejamento da URCA, Firmiana Fonseca, de Graduação e Ensino, Egberto Melo, de Pós-Graduação e Pesquisa, Allysson Pinheiro, de Assuntos Estudantis, Roberto Siebra, do Chefe de Gabinete, Marcos Brito, e do Prefeito da URCA, Luciano Cavalcante. Também estiveram presentes a Diretora do Departamento de Humanidade da URCA, Lireida Albuquerque, as assessoras das Unidades Descentralizadas, Teresinha Caldas e Teresinha Batista, a Diretora Geral e docentes da Unidade de Campos Sales, respectivamente, Elisangela Lucas, e as professoras Francisca Carolina, Jany Mery Alencar e Marta Carvalho.
Por uma política ampla de desenvolvimento institucional
A construção do campus avançado da URCA em Campos Sales representa a concretização de uma política ampla de desenvolvimento regional, que conta com o apoio direto do Governo do Estado. Ressalta o Reitor da URCA que o foco da construção do campus tem como base os princípios que norteiam a sustentabilidade ambiental, econômica, cultural e social. “Nossa perspectiva e a do Governo do Estado é a de construirmos um campus que se insira na comunidade camposalense, sem grandes impactos ambientais e, ao mesmo tempo, com grandes impactos no desenvolvimento regional”.
Para o Prefeito de Campos Sales, Moésio Loiola de Melo, o campus avançado da URCA no município será um divisor de águas. “Podemos dizer que teremos uma Campos Sales antes e outra depois da implantação do Campus Universitário da URCA. Estamos somando forças e convocando todos que realmente amam e têm o compromisso com Campos Sales a renovarmos as nossas esperanças para a efetivação deste projeto”, destaca Moésio Loiola.
Segundo o Vice-Reitor, Francisco do O’ Lima Júnuior, a doação do terreno pela Prefeitura Municipal de Campos Sales será o primeiro passo para a concretização de um sonho coletivo. “Não temos dúvida que a construção do campus da URCA irá alavancar ainda mais o desenvolvimento do município, pois, trará o incremento necessário para avançarmos em tecnologia e no nível intelectual e cultural”, destaca Lima Júnior.
Ao final da audiência foi formalizada a criação de uma Comissão Técnica, composta por representantes da gestão municipal e da URCA, que na próxima terça-feira (24/11) estarão em Campos Sales para avaliação e perícia da área que será doada.
Histórico
A Unidade Descentralizada da URCA em Campos Sales comemorou nove anos de sua primeira aula inaugural ocorrida em 20 de novembro de 2006. No dia 22 de maio, o Conselho Estadual de Educação do Estado do Ceará aprovou a criação da Unidade Descentralizada. Atualmente, as atividades do campus da URCA em Campos Sales funcionam em escolas municipais e no prédio da Escola Padre Ibiapina. Os cursos de graduação ofertados são: Ciências Biológicas, Letras e Matemática. O Campus possui aproximadamente 700 alunos e 38 docentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Joana Neves, medalhista paralímpica de natação, aos 37 anos

Escrito por Redação No último Mundial, realizado em 2022, Joana conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes Legenda: Ela chegou a ser...