SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Cidade de Tauá sedia Festival Cultural da região dos Inhamuns


+
Tendo como palco o Parque de Exposição Pedro Alexandrino Feitosa, o município de Tauá, localizado em pleno sertão dos Inhamuns, fará realizar, de hoje até o próximo domingo, 22, o Festival Cultural dos Inhamuns, evento de cunho sócio-agropecuário que movimentará toda a cadeia produtiva da bovinocultura e da ovinocaprinocultura da região e de outros estados vizinhos.
Os expositores trarão animais de diversos tipos de linhagem e genética para serem apreciados e comercializados durante a exposição. O Fest Berro é um dos maiores eventos dessa natureza no Ceará, e é responsável pela maior movimentação financeira do município, contribuindo para a geração do emprego e renda informal, durante esse período, fortalecendo o comercio local e regional. Além de Tauá, participarão criadores dos estados do Piauí, Pernambuco, Paraíba e municípios da região dos Inhamuns.
A maior exposição agropecuária do seguimento, com foco especial na ovinocaprinocultura, da região dos Inhamuns, é realizada anualmente pela Prefeitura Municipal de Tauá, tendo como parceiros, o Sebrae, o Instituto Agropolos, Banco do Brasil; Banco do Nordeste, Ematerce, Rota do Cordeiro, Ascoci, Coomanta; Cota Leite; Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Patronal. O Fest Berro é um evento de abrangência nacional, e está na sua XIII edição. O município tem o maior rebanho do Estado, posicionando a manta de carneiro produzida na região como uma referência na gastronomia local e integrante da cultura-culinária tauaense. Os conhecimentos a cerca do manejo com ovinos e caprinos da culinária típica com a carne de carneiro e bode é repassado de geração para geração.
Intercâmbio
O secretário de Agricultura do município de Tauá, Luis Tomaz, disse que O Fest Berro tem a finalidade de buscar proporcionar aos produtores de ovinos e caprinos, da região dos Inhamuns, um maior intercambio entre o município de Tauá, e os demais produtores dos municípios e estados circunvizinhos, além de aprimorar as novas tecnologias, fortalecer o processo de discussão da cadeia produtiva da bovinocultura e da ovinocaprinocultura regional. Tomas ressaltou ainda que dois mil animais deverão estar aptos ao processo de comercialização durante a realização do Fest Berro. São animais de alta linhagem, que vem dos Estados de Pernambuco, Piauí e Paraíba. Os animais passaram por uma inspeção sanitária, mediante um laudo veterinário, para poderem dar entrada no parque de exposição, atestando que eles estão em boas condições para serem comercializados.
De acordo com secretário, há animais que deverão ser comercializados entre hum mil e quinhentos reais a dois mil reais, com uma perspectiva de negócios a serem feitos em torno de três milhões de reais, onde o forte é a comercialização da ovinocaprinocultura. O Fest Berro incorporou em sua programação desde a sua oitava edição, novidades como a realização de vaquejadas, feira da agricultura familiar leilões mistos, mesas-redondas, palestras, Encontros ecológicos também serão realizados durante o evento, feiras simultâneas, que prometem movimentar ainda mais o evento.
Já a prefeita Patrícia Aguiar, afirmou que o Festberro é uma oportunidade de negócios para os criadores, além de possibilitar o incremento na geração de emprego e renda na cidade. “Num evento desse todos saem ganhando, ambulantes, veículos de aluguel, lanchonetes, churrascarias, hotéis e outros setores da economia”, analisou a prefeita. José Gustavo do Patrocínio, é criador no município de Aiuaba, disse que todos os anos participam da festa. (com colaboração de Amaury Alencar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Joana Neves, medalhista paralímpica de natação, aos 37 anos

Escrito por Redação No último Mundial, realizado em 2022, Joana conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes Legenda: Ela chegou a ser...