SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sábado, 11 de março de 2017

DEMANDA HÍDRICA Governo federal adianta verba para carros-pipa



Um total de R$ 192 milhões já está disponível para que o Exército faça o pagamento dos serviços prestados por pipeiros, nos meses de fevereiro e março, para o funcionamento da operação.

 por Marcus Peixoto
O Exército brasileiro é responsável pela coordenação e supervisão na distribuição de água gratuita e de qualidade para as populações da zona rural ( Divulgação )

Apesar das chuvas que se intensificaram de fevereiro para cá, a Operação Carro-Pipa (OCP) continuará ainda na quadra chuvosa. Na quinta-feira (9), o Ministério da Integração Nacional informou que foi disponibilizado um total de R$ 192 milhões para as ações emergenciais de abastecimento na zona rural.

Parte dos recursos é referente ao pagamento e custeio do serviço em fevereiro e outra parte para antecipação durante a execução das atividades neste mês. Os últimos dados apresentados pelo Exército, davam conta de que no Ceará são 105 municípios cearenses inscritos na Operação, com uma população atendida de 776.850 pessoas e cerca de 760 carros-pipa.

Atualmente, mais de 4 milhões de pessoas são beneficiadas com o fornecimento de água tratada em nove estados. São eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Desse total, quase um milhão de pessoas são beneficiadas diretamente no Estado, representando o maior percentual da demanda.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Ministério da Integração Nacional, informou que o detalhamento dos valores por estado é definido pelo Exército, que atua, exclusivamente na atenção das comunidades residentes na zona rural do Estado, onde quatro quartéis realizam esse trabalho.

A solicitação de atendimento pela OCP é feita diretamente à Secretaria de Defesa Civil (Sedec) e encaminhada ao Exército, que faz uma avaliação técnica em conjunto com a prefeitura municipal. Constatada a necessidade, o município é incluído na operação e passa a receber água diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wegovy, remédio injetável para obesidade, chega às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

Em comunicado, farmacêutica Novo Nordisk anunciou chegada do medicamento ao mercado brasileiro; droga tem mesmo princípio ativo do Ozempic: ...