sexta-feira, 3 de março de 2017

Previsão de tempestades para o Ceará, nessa sexta, 3





CE-362, Granja-CE; município de Granja na lista de alerta do Inpe sobre possível tempestade (Foto: Marcelino Júnior).
Sobral– Uma sexta-feira com previsão de chuva intensa e incidência de vendavais e raios, em 125 municípios cearenses. A informação é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com base nesse prognóstico, a Defesa Civil emitiu alerta preventivo para as regiões citadas no levantamento do Instituto, repassando orientações em caso de deslizamentos e inundações. A Defesa Civil informa que a intensidade e localização da chuva podem ser medidas com algumas horas de antecedência, com a utilização de radares meteorológicos.
Regiões em Alerta
Segundo o Inpe, as regiões mais atingidas ficam no Litoral, Região Norte, na Grande Fortaleza, e os sertões Central, dos Crateús e Inhamuns. A Defesa Civil orienta que, em risco ou ocorrência de inundação, enxurrada ou alagamento a chave geral de energia e o registro de água sejam fechados. Além disso, em caso de alagamentos em residências, a recomendação é para que a lama e o lixo acumulados sejam raspados e retirados e que o ambiente seja lavado e desinfetado.
Municípios
Já em caso de risco de deslizamentos, a construção de calhas e canaletas para escoamento da água é a medida mais adequada. A colocação de lonas plásticas nas barreiras para dificultar a infiltração da água no solo também é recomendável. Os municípios da região Norte que constam na lista, além de Sobral, são Acaraú, Alcântaras, Amontada, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Carnaubal, Catunda, Chaval, Coreaú, Croatá, Cruz, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Granja, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibiapina, Ipu e Ipueiras.
O alerta também foi repassado aos municípios de Irauçuba, Itapagé, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Miraíma, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Pacujá, Paraipaba, Pecém, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Senador Sá, Tamboril, Tejuçuoca, Tianguá, Tururu, Ubajara, Umirim, Uruburetama, Uruoca, Varjota e Viçosa do Ceará.
Previsão
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 127 municípios registraram chuva, nesta sexta-feira, 2. Os dados foram consolidados às 14h55. Os municípios de Moraújo (71. 0 mm), Cruz (58. 0 mm) e Bela Cruz (55. 0 mm), todos da região Norte, estão entre os dez de maior incidência de chuvas do dia. A previsão para amanhã, 3, é de nebulosidade variável ao longo do dia, em todas as regiões do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ministério da Fazenda autoriza aumento das tarifas de serviços dos Correios Matéria   14:12:00     Brasil O Ministério da Fazend...