sexta-feira, 3 de março de 2017

Chuva atinge 123 municípios cearenses nesta madrugada




O Município de Granja tem se destacado nos últimos
dias, no ranking das dez maiores chuvas do
Estado do Ceará. FOTO: Marcelino Júnior

Choveu em 123* municípios cearenses entre as 7 horas dessa quarta-feira, 1º, e as 7 horas desta quinta-feira, 2, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). A maior precipitação foi anotada em Itaiçaba, com 121.4 mm, seguida do registro de Iracema, com 70 mm, e Quixeramobim, com 60 mm.
Em Fortaleza, choveu 42.4 mm nesta madrugada, no posto da Água Fria. Outras cidades com volumes significativos foram: Madalena (58 mm), Cruz (58 mm), Bela Cruz (55 mm), Alto Santo (54 mm) e Beberibe (53 mm).
As chuvas no último mês de fevereiro superaram a média histórica em 33.3%, conforme atualização da Funceme nesta quinta-feira. O Ceará teve 158.1 mm de chuva, enquanto no mesmo período do ano passado foi anotado apenas 53.2 mm. Com isso, aumentam as chances para o fim da seca no Ceará, embora a possibilidade de escassez de chuvas nas regiões dos açudes estratégicos ainda preocupe.
Agora, a expectativa é que as chuvas de março melhorem a recarga dos açudes. Nos dois primeiros meses deste ano, os reservatórios tiveram recarga de 142,2 milhões de metros cúbicos (m³). Por enquanto, apenas um açude possui volume acima de 90%: Caldeirões (Saboeiro).
Outros 51 açudes estão com volume morto, quando o nível fica abaixo da tubulação feita para liberar a água acumulada. Além disso, 32 reservatórios estão com volume seco, o que significa que a água está em quantidade mínima e não tem possibilidade de uso.
A imagem do satélite GOES-13, utilizado pela Funceme, aponta nuvens mais significativas sobre o noroeste do Ceará devido à presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN).Já a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico vinculado à quadra chuvosa no Estado, está afastada do setor norte do Nordeste brasileiro.
A previsão para esta quinta-feira, 2, é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões. Essa também é a previsão para esta sexta-feira, 3. No sábado, 4, há possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões.

10 maiores volumes nesta quinta-feira (02):
Itaiçaba (Posto: Itaicaba) : 121.4 mm
Itaiçaba (Posto: Elevatorio ) : 94.6 mm
Iracema (Posto: Iracema) : 70.0 mm
Maracanaú (Posto: Maracanau) : 70.0 mm
Iracema (Posto: Ema) : 64.0 mm
Quixeramobim (Posto: Sao Miguel) : 60.0 mm
Cruz (Posto: Cruz) : 58.0 mm
Madalena (Posto: Fazenda Cajazeira) : 58.0 mm
Bela Cruz (Posto: Prata) : 55.0 mm
Alto Santo (Posto: Logradouro) : 54.0 mm (O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ministério da Fazenda autoriza aumento das tarifas de serviços dos Correios Matéria   14:12:00     Brasil O Ministério da Fazend...