SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 6 de março de 2017

NO ESTADO Chuvas diminuem, mas aportes continuam


Clique para ampliar

Iguatu. As chuvas observadas da 7h de sábado às 7h de domingo predominaram nas regiões Sul (Cariri) e Centro-Sul. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 64 municípios. As cinco maiores foram em Milagres (95.2mm), Missão Velha (64.4mm), Cedro (60.0mm), Barro (59mm) e Iguatu (45mm).

Leia mais

.Maranguapinho é o primeiro reservatório da RMF a sangrar

.Assoreamento reduz volume dos reservatórios no Ceará

A Funceme prevê para hoje e amanhã tempo com nebulosidade variável e possibilidade de chuvas isoladas em todo o Estado. Imagens de satélite mostram presença de um sistema meteorológico denominado de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), no Leste da Bahia, que influencia na ocorrência de chuvas. Nas últimas 24 horas houve o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

No último sábado, a Funceme registrou chuva em 63 municípios sendo que as três maiores foram em Altaneira (79.5mm), Farias Brito (45mm) e Granjeiro (41mm), considerando as cidades do Interior. Em Altaneira, no sábado, a chuva derrubou uma casa de taipa.

Segundo o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, as chuvas são localizadas e apresentam variação em um mesmo município. Em Iguatu, por exemplo, foram registrados 45 mm no centro urbano e no sítio Baú apenas 7mm. "Essa tem sido uma característica da atual quadra chuvosa", observou.

As precipitações em muitas áreas favorecem o plantio e a formação de pastagem para o rebanho, mas ainda são insuficientes para a recarga dos médios e grandes reservatórios, estratégicos para o abastecimento de várias cidades. "Apesar das variações, tem sido até o momento bom para a agricultura, principalmente, no Sul do Ceará", disse o gerente regional da Ematerce, em Iguatu, Joaquim Virgolino Ferreira Neto.

O nível das reservas hídricas aumentou nos últimos dias, mas em pequena quantidade. Segundo o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) os 153 reservatórios monitorados acumulam em média 6,7% da capacidade. A novidade é que o Maranguapinho começou a sangrar neste fim de semana. Agora são dois reservatórios transbordando com o Caldeirões, em Saboeiro. Mas ainda são 132 açudes com volumes inferior a 30%. Há 49 no volume morto e 30 secos.

A Cogerh registrou aportes em 44 açudes, Os maiores das 24h foram Araras, em Varjota (hoje com 4,63%); o Edson Queiroz, em Santa Quitéria (15%); Acaraú Mirim, em Massapê (59,86%); o S. Pedro Timbaúba, em Miraíma (36,29%); e o Castanhão, em Alto Santo (5,25%). Os aportes permitiram que os açudes Fogareiro, Gerardo Atimbone, São Domingos II e Tejuçuoca deixassem o volume morto e que os açudes Penedo e Santa Maria de Aracatiaçu deixassem de estarem secos. (H.B.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wegovy, remédio injetável para obesidade, chega às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

Em comunicado, farmacêutica Novo Nordisk anunciou chegada do medicamento ao mercado brasileiro; droga tem mesmo princípio ativo do Ozempic: ...