SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

domingo, 5 de março de 2017

Estudantes de Juazeiro do Norte criam aplicativo que auxilia agricultores nas vendas




Juazeiro do Norte. Acadêmicos deste município desenvolveram um aplicativo cujo objetivo é maximar a venda de produtos dos agricultores da região do Cariri. Segundo os alunos, o “Du Sítio” é o primeiro aplicativo social para venda de produtos agrícolas. “Ele liga produtores diretamente aos consumidores diminuindo os custos agregados aos produtos e garantindo sua procedência”. Os produtos são entregues na casa do consumidor ou no estabelecimento comercial e o pagamento é realizado apenas quando o consumidor recebe o produto. “Desta forma é ainda mais segura a comercialização”, acrescentam.
Os jovens integram o time Enactus Leão Sampaio, um projeto internacional sem fins lucrativos presente em 36 países, que é formado por estudantes, acadêmicos e líderes de negócios que estão comprometidos a usar o poder da ação empreendedora para promover o desenvolvimento comunitário através de projetos sociais que visam o desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades.
A aplicativo foi criado a partir de dois projetos desenvolvidos pelos jovens. Segundo conta, o “Viver de Terra” e o “Sonhos de Maria” foram os propulsores do app “Du Sítio”. O “Viver de Terra”, projeto que é realizado na comunidade do sítio Salobra, em Missão Velha, tem o objetivo de capacitar agricultores para a produção de frutas, hortaliças e peixes de forma sustentável, através do uso de materiais recicláveis e de alternativas naturais para o plantio, auxiliando assim, na redução dos impactos ambientais causados por essas atividades.
Já o “Sonhos de Maria”, que tem seu foco voltado para a capacitação e o empoderamento de mulheres também residentes da comunidade do sítio Salobra, surgiu para minimizar o desperdício de alimentos no transporte e pós-venda dos produtos do Projeto Viver da Terra, que chegavam à cerca de 30%, foi implantada a cozinha Sonhas de Maria, que produz 20 produtos diferentes, tais como: bolos, doces e salgados.
Atualmente o aplicativo está em funcionamento apenas na cidade de Juazeiro do Norte, mas os alunos já estudam a expansão para as demais cidades do Cariri. (Blog Diário Cariri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Joana Neves, medalhista paralímpica de natação, aos 37 anos

Escrito por Redação No último Mundial, realizado em 2022, Joana conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes Legenda: Ela chegou a ser...