SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

terça-feira, 14 de março de 2017

Dez estudantes estrangeiros chegam à Universidade Federal do Cariri


 por André Costa



Juazeiro do Norte. A Universidade Federal do Cariri (UFCA) passa a contar com dez novos estudantes estrangeiros que chegam à região em busca de uma formação acadêmica e novos desafios. Os acadêmicos vão cursar Medicina e Jornalismo. São sete de Cabo Verde, um da Colômbia, um do Paraguai e um de Gana. A “Recepção de Boas-vindas dos Estudantes Internacionais 2017” do Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) ocorreu na última quinta-feira, 9, nos campi de Barbalha (manhã) e Juazeiro do Norte (tarde).

Durante o momento de boas-vindas, o secretário de Cooperação Internacional (SCI), David Vernon, apresentou o processo de seleção pelo qual os estudantes passaram, por meio do Ministério da Educação e das embaixadas dos países, e as atividades desenvolvidas pelo setor. É na SCI que estão concentradas as demandas de intercâmbio internacional, convênios interinstitucionais, acompanhamento de estudantes internacionais, além de editais de bolsa PEC-G, Mérito e Promisaes.

Os coordenadores do curso de Jornalismo e Medicina, professores Ricardo Rigaud Salmito e João Ananias, respectivamente, apresentaram informações básicas sobre as duas graduações e deram as boas-vindas aos estudantes. “O Cariri é um lugar de cruzamento cultural intenso. É acolhedor porque tem gente de vários lugares”, ressaltou o professor Salmito. João Ananias destacou o bom relacionamento que os estudantes de outros países mantêm ao chegarem aqui. “A interação é sempre muito satisfatória”, disse.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas, professor Roberto Ramos, no Exercício da Reitoria, explicou a recente mudança do setor de Cooperação Internacional, que passou de Diretoria para Secretaria e, dessa forma, o tema tornou-se uma demanda transversal na instituição. “Foi um reconhecimento da importância deste tema para toda a universidade”, pontuou. Ressaltou a importância de toda a UFCA trabalhar a internacionalização. “Todos os setores estão abertos a receber vocês para o que precisarem”.

A estudante Keila Sousa Fonseca, 18, de Cabo Verde, está entre os novos discentes de Medicina. Ela, que sempre estudou para ser médica e já sabe inclusive qual especialidade quer seguir após os seis anos de graduação – oftalmologia -, espera que a experiência seja proveitosa. “Quero conseguir atingir meus objetivos de adquirir conhecimentos para ser uma boa profissional. Quero voltar para o meu país e trabalhar lá”, disse.

Na ocasião, estiveram presentes cinco estudantes novatas e uma veterana. Todas de Cabo Verde. Os demais chegarão à universidade nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wegovy, remédio injetável para obesidade, chega às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

Em comunicado, farmacêutica Novo Nordisk anunciou chegada do medicamento ao mercado brasileiro; droga tem mesmo princípio ativo do Ozempic: ...