SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Primeira Estação do Eixo Norte da Transposição é entregue em Cabrobó

Primeira Estação do Eixo Norte da Transposição é entregue em Cabrobó

Primeira estação do eixo norte da transposição do Rio São Francisco (Foto: Taisa Alencar / G1)
Membros do Ministério da Integração Nacional realizaram nesta quinta-feira (20), uma visita técnica na Estação de Bombeamento (EBI-1), do Eixo Norte do projeto de Integração do Rio São Francisco, em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. Na ocasião, foi feita uma explicação de como funcionará a primeira estação concluída neste trecho, que será acionada nesta sexta-feira (21), pela presidente Dilma Rousseff.

A apresentação foi feita pelo diretor do Departamento de Projetos Estratégicos do Ministério da Integração, Robson Botelho. De acordo com o diretor, nessa primeira etapa, a água seguirá em um canal por sete quilômetros até o reservatório de ‘Tucutú’ e 45,9 quilômetros até o segundo reservatório ‘Terra Nova’, localizados em Cabrobó. O investimento neste trecho foi de R$ 625,09 milhões.
Canal da transposição localizado em Cabrobó, PE (Foto: Taisa Alencar / G1)
A previsão é de que o reservatório de Tucutú esteja cheio em 39 dias. Após esta etapa, serão necessários mais 18 dias para encher o reservatório Terra Nova. Para que tudo ocorra dentro do previsto, a bomba deve operar diariamente por 16 horas, durante cinco dias por semana.

“A partir desta sexta-feira (21), a água será liberada e assim que for chegando nos reservatórios, o que deve acontecer entre os meses de novembro e dezembro, as comunidades já podem ser abastecidas”, destacou Robson Botelho.

Somente este eixo possui três estações distribuídas ao longo de 260 quilômetros de extensão, segundo a programação do Ministério da Integração, até o final de 2015, todas estarão concluídas. Ao todo serão beneficiados 77.733 habitantes, em 12 comunidades quilombolas e 23 indígenas.

Ainda de acordo com informações do diretor do Departamentos de Projetos Estratégicos, um termo deve ser assinado também nesta sexta (21), para garantir o abastecimento em outras comunidades. “Será assinado um Termo de Compromisso com os governos dos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba para abastecer 325 comunidades”, disse Robson Botelho.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Joana Neves, medalhista paralímpica de natação, aos 37 anos

Escrito por Redação No último Mundial, realizado em 2022, Joana conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes Legenda: Ela chegou a ser...