Ceará confirma quatro casos de chikungunya
O Ceará tem quatro casos confirmados de febre chikungunya neste ano, sendo dois em Fortaleza e dois no município de Aracati, situado a 150 Km da Capital. Ao todo, 515 casos suspeitos foram notificados, em 2015, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Dos casos confirmados, três foram trazidos do Oiapoque, no Amapá, e um da República Dominicana, esclarece o órgão estadual.
O que a febre chikungunya, a dengue e a zika vírus têm em comum? São todas doenças infecciosas transmitidas pelo Aedes aegypti – o mesmo transmissor da dengue. Na nota técnica do último dia 14, a Sesa alerta que, diante da infestação do mosquito em quase todos os municípios cearenses e do intenso fluxo de turistas vindos de áreas com transmissão, o Ceará já apresenta risco de introdução e circulação viral.
Em 2014, ano de introdução da doença no Estado, dos 53 casos notificados, seis foram confirmados, sendo quatro em Fortaleza, um em Brejo Santo e um em Aracoiaba. Todas as ocorrências foram em pessoas que viajaram para países com transmissão da doença: República Dominicana, Suriname e Taiti.
(DN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário