SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Festival fora de época agita o Cariri

Cores e ritmos típicos dos festejos juninos ainda serão vistos no Cariri ( FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR )
Com 38 anos de estrada, o grupo Paralamas do Sucesso apresenta show com os maiores sucessos no dia 29 de agosto na Praia da Taíba

Cores, ritmos e muita música junina. Esta tríade estará presente no Festival de Quadrilhas Juninas fora de época, realizado pela Secretaria de Cultura e Romaria, que acontece nos próximos dias 27, 28 e 29, neste município. O evento acontece no Ginásio Poliesportivo com entrada franca.
Ao todo, 14 grupos concorrem nas categorias: adulto e infantil. O festival tem como objetivo fortalecer, valorizar e difundir uma das mais populares manifestações culturais do município e do Estado, envolvendo aproximadamente três mil pessoas, entre adultos e jovens estudantes, que durante todo o ano se preparam para os festejos.
A titular da pasta, Marli Bezerra, enaltece o movimento junino e ressalta "a importância de identificar valores e proporcionar desenvolvimento humano e inclusão social desses jovens".
Grupos juninosA programação terá inicio com a apresentação dos grupos: Quadrilha do Gil (infantil), Gonzagão, Arraiá do Girassol e Xamego Nordestino. Já no segundo dia, será a vez das quadrilhas: Tabuleiro Grande, Matutino Junior, Estrela Nordestina, Agremiação Junina e Junina Paixão Cariri.
No último dia, apresentam-se Pinga Fogo, São Domingo Junior, Quadrilha do Gil, Nação Nordestina e Rochedo Matutino. As apresentações começam a partir das 18 horas.
Festival do ScargotDe sexta a domingo acontece a décima sexta edição do mais tradicional evento gastronômico do Ceará: o Festival do Escargot e Frutos do Mar. A cada ano, o festival atrai um público maior e, nesta edição, espera receber 20 mil pessoas entre os dias 28, 29 e 30 de agosto. Uma programação, que envolve música, gastronomia, esporte e lazer para estimular o comércio e do trade turístico com oportunidades de realizar negócios e fomentar o desenvolvimento da economia local. O evento é realizado pela Prefeitura de São Gonçalo.
Entre as atrações musicais, a banda Paralamas do Sucesso, formada por Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro é o destaque do evento. Nesta passagem pela Taíba, no dia 29 de agosto, o grupo vai apresentar os maiores sucessos de seus 38 anos de estrada. Edinho Vilas Boas, Banda Reite, Lídia Maria e Manassés também são algumas das participações que vão deleitar o público do festival gastronômico. Na culinária, os destaques são o escargot, molusco popularizado como iguaria gastronômica pelos franceses, e frutos do mar típicos da zona litorânea cearense. Pratos à base destas iguarias poderão ser apreciados em seis ilhas mobilizadas pelos restaurantes Chez André, Chez Elle Cozinha Artesanal, Floresta da Pipa, Moinho de Ventos, Sant'Anna Buffet e Cuscuzeira Restaurante e Bistrô.
Patrimônio culturalO festival abre portas ao mundo para difundir os bens culturais e naturais, materiais e imateriais, estes últimos caracterizados por experiências espirituais (crenças, costumes, produções artísticas e intelectuais), haveres ou heranças deixadas pelos antepassados. Durante o evento, os visitantes têm acesso a esse patrimônio cultural e ao modo de viver da comunidade que ainda oferece a calmaria de uma vila de pescadores capaz de receber todos os públicos em harmonia com seu modo de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Joana Neves, medalhista paralímpica de natação, aos 37 anos

Escrito por Redação No último Mundial, realizado em 2022, Joana conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes Legenda: Ela chegou a ser...