SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Polícia Civil prende quadrilha que usava drone para assaltar bancos no Ceará

Polícia Civil prende quadrilha que usava drone para assaltar bancos no Ceará

Polícia Civil prende quadrilha que usava drone para assaltar bancosUma quadrilha especializada em assaltos a bancos foi desarticulada em operação da Polícia Civil do Ceará que começou na última quinta-feira (6). Em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (10), investigadores da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) detalharam as ações do grupo, que usava um drone – espécie de veículo aéreo não tripulado – para monitorar através de fotos e vídeos as agências bancárias e familiares de funcionários do bancos, principais alvos da organização criminosa.
Segundo a Polícia Civil, entre os presos, está um homem de 34 anos, que era funcionário e ex-gerente de uma agência bancária de São Gonçalo de Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ele simulava negociações com os comparsas e foi capturado na última sexta-feira (6) após suspeita de integrar um grupo criminoso que levava uma vida luxuosa na cidade. No flagrante, a polícia encontrou com ele um aparelho utilizado para capturar dados de cartões dos clientes, conhecido como “chupa cabra”.
Os outros presos têm 28, 29 e 32 anos e já respondiam por crimes como homicídio, roubo, associação criminosa, receptação, porte e posse ilegal de arma de fogo. Com a quadrilha, foram apreendidos um drone, um fuzil AK 47 e uma pistola calibre 40. Os quatro homens foram capturados em Caucaia e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Como a quadrilha agia
Ainda de acordo com a Polícia Civil,  um dos alvos da quadrilha eram os funcionários que podiam abrir os cofres das agências. A vítima tinha a vida investigada pelo bando através de fotos capturadas pelo drone, que registrava imagens da família e do cotidiano dela.
Depois, a quadrilha dizia ao bancário que havia sequestrado os familiares dele e o levava até a agência para abrir o cofre. Após levar o dinheiro, libertavam alguns parentes que eram mantidos em cárcere privado. Em alguns casos, como nos assaltos a uma agência de São Gonçalo do Amarante, o sequestro era “simulado” com a negociação feita com o próprio gerente da agência, que era cúmplice da ação.
Na coletiva, o titular da DRF, o delegado Raphael Vilarinho, explicou também que o grupo deixava mensagens para intimidar a polícia após os crimes, o que ajudou na investigação. Com a prisão, o delegado afirma que a polícia conseguiu evitar o ataque a mais uma agência que estava na mira dos assaltantes.
Oito ataques desde 2013
A lista de crimes cometidos pelo grupo inclui oito ataques a agências bancárias no Ceará desde 2013. São eles: a tentativa de assalto contra o Banco do Brasil de Chorozinho no dia 23 de junho; os assaltos ocorridos nos dias 4 de julho, 18 de setembro e 16 de dezembro de 2014 contra o Banco do Brasil de São Gonçalo do Amarante; um roubo a agência do Banco do Brasil de Caucaia no dia 27 de maio de 2014; um assalto contra agência da Caixa Econômica Federal emMaracanaú no dia 10 de Abril de 2014; um assalto a agência bancária em Pajuçara, em Maracanaú; e um ataque a banco em Solonópole no dia 4 de outubro de 2013. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agropecuária: zerar desmatamento e recuperar pastagens são desafios para reduzir emissões

Paragominas (PA) é exemplo de que é possível ter uma pecuária ‘verde’, que ainda aumenta produtividade das fazendas Por Luciana Dyniewicz EN...