SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Ceará registra cerca de 220 novos casos de lábio leporino por ano

Ceará registra cerca de 220 novos casos de lábio leporino por ano

Ceará registra cerca de 220 novos casos de lábio leporino por anoO Ceará registra, a cada ano, cerca de 220 novos casos de lábio leporino. A estimativa é do cirurgião buco-maxilo-facial José Ferreira. Ele estima que 13 mil pessoas em todo o Estado tenham a deformação. De acordo com a Associação Beija-Flor, que atende crianças, adolescentes e adultos com fissura labial em Fortaleza, uma em cada 550 crianças nasce com fissura labiopalatina no Ceará. No Brasil, esse número é de uma em cada 650 crianças.
O lábio leporino ou fissura palatina é uma abertura na região do lábio ou palato que ocorre quando tais estruturas não se fecham completamente durante a formação do bebê. Há tratamento para o problema, que pode ser descoberto ainda na gestação. De acordo com Ferreira, as intervenções para corrigir a deformação são feitas em idades diferentes. “Quando as cirurgias não são feitas no tempo certo, pessoas com lábio leporino ou fissura palatina acabam tendo sequelas. Isso que pode dificultar ou impossibilitar a correção”, afirma.
A publicitária Gleidiane Brito só descobriu a má formação da filha Maria Clara, de três anos, no dia em que a criança nasceu. Atendida pela associação, Maria Clara já fez a cirurgia para corrigir o palato e passa por tratamento com fonoaudiólogo e ortodontista na entidade.
Até sábado, a associação promove a 3ª edição da Semana do Paciente Fissurado, com o objetivo de esclarecer dúvidas relacionadas à deformação.
O doutor em Clínica Cirúrgica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Diógenes Rocha, está na Capital para avaliar e fazer cirurgias em crianças com lábio leporino. Os procedimentos serão feitos no Hospital Batista Memorial e no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), que realiza, em média, 30 cirurgias do tipo por mês. (Lérida Freire/Especial para O POVO)
Serviço
Semana do Paciente Fissurado
Exposição “Sorrisos que iluminam”, com fotos de pacientes fissurados
Onde: Shopping RioMar
Quando: sexta, 14. A partir das 14 horas.
Coral Beija-Flor
Onde: Shopping RioMar
Quando: sábado, 15. Às 14 horas.
O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de quinta (28)

Escrito por Redação , jogada@svm.com.br  Confira os jogos desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024 Legenda: Palmeiras enfrenta o Novorizo...