SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Mestre artesão caririense é classificado como Patrimônio do Brasil

Mestre artesão caririense é classificado como Patrimônio do Brasil

Matéria           No comments
Os irmãos Campana possuem peças expostas do artesão
caririense, inclusive uma que se encontra no Museu de
Arte de Nova Iorque. Eles se encantaram com o uso de
 materiais sustentáveis. (Fotos: Elizângela Santos)
Depois de percorrer locais representativos da arte caririense, um dos maiores designers do Brasil classificou o mestre Espedito Seleiro como um patrimônio do Brasil. Humberto Campana, que faz parceria de trabalho com o irmão arquiteto Fernando Campana, garantiu que continua a parceria de trabalho com o mestre artesão do couro da cidade de Nova Olinda.

Ele esteve recentemente participando da Casa Cariri Mostra, que acontece em Juazeiro do Norte, até o dia 16 de outubro. Durante palestra, acompanhado de Espedito Seleiro, falou da sua trajetória de trabalho e de vida, como adentrou no mundo da arte para desenvolver as suas peças e o contato com o artesão cearense, por meio de um trabalho de divulgação, realizado pela ex-primeira-dama do País, Ruth Cardoso.

Viagem

Humberto admitiu que, até o fim do ano, poderá estar realizando, junto com o mestre Espedito, uma viagem para os Estados Unidos, voltada para a apresentação do trabalho parceiro com o mestre cearense no mercado internacional. Os irmãos Campana possuem uma das suas peças expostas no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

A coleção Cangaço surpreendeu a dupla de designers famosos, que buscam materiais sustentáveis e alternativos, para criarem em cima dos seus trabalhos. Foi a parceria desenvolvida entre o mestre Espedito e os Campana que, em abril, teve os mobiliários expostos em São Paulo. "Para nós, de todos os trabalhos que desenvolvemos, foi um dos que mais chamou a atenção do público", disse Humberto.

Tipologias

A arte carirense tem chamado a atenção do designer. Ele esteve percorrendo o Centro de Cultura Mestra Noza, onde dezenas de artesãos realizam trabalhos, com diversas tipologias de produtos. Além dos lampiões, as esculturas das irmãs Cândido também despertaram bastante interesse do designer.

A herança do trabalho com o couro vem de três gerações anteriores ao seu Espedito. Ele começou a atividade aos oito anos. "É o que sei fazer", admite o artesão que, com o tempo, buscou novas alternativas de utilização do material de trabalho, para sobreviver no mercado.

Mulheres

Então, inseriu cores nas sandálias e bolsas e conquistou um público que ele nem imaginava, além das selas e gibões para os vaqueiros do sertão: as mulheres. O artesão, além do reconhecimento como mestre da Cultura do Estado, também já obteve a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura.

O couro ricamente trabalhado de seu Espedito segue uma trajetória vitoriosa nas passarelas brasileiras, inspirando coleções como a da Cavalera, e confecções de tecidos que inspiram o seu artesanato alegre e feito de forma minuciosa.

Para Humberto Campana, é algo perfeito que o diferencia dos demais que tentam muitas vezes imitar o seu trabalho. "O trabalho dele me chamou atenção pela qualidade, o acabamento e a sofisticação", afirma ele, ao acrescentar que o que tem feito pelo Brasil com o irmão é justamente procurar valorizar o que é realizado no País e focalizar o que é bom", completa.

Mais informações: Espedito Seleiro

Rua Monsenhor Tavares, 140, Centro

Nova Olinda - CE

Telefone (88) 3546. 1432

Fonte: Diário do Nordeste   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crédito Rural: prazo para produtores renegociarem dívidas acaba no dia 31 de maio

Produtores rurais têm pouco mais de um mês para renegociarem dívidas Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil Medida aprovada pelo CMN mira ...