SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sexta-feira, 7 de abril de 2017

DIA DE ORAÇÃO PELO DESCANSO ETERNO DE DOM NEWTON HOLANDA GURGEL.





“Uma palavra cai bem para expressar este sentimento: dia de oração”. A frase, dita por dom Newton quando da celebração de seu natalício em novembro último, momento em que a Deus rendia graças por mais um ano inteirado, descreve, em pormenores, este dia seis de abril em que toda Igreja diocesana de Crato, comovida, despede-se de seu quinto bispo.
O choque com a notícia da morte a todos pegou de surpresa. Da chegada do corpo, uma multiplicação de fiéis foi iniciada na Catedral de Nossa Senhora da Penha, onde, desde as sete da manhã, ocorre o funeral, com celebração de Santa Missa a cada hora. Nas paróquias e comunidades o dia foi de igual vigília e oração.








Ao entardecer, o também bispo emérito, dom Fernando Panico, presidiu cerimônia de exéquias, coadjuvado por monsenhor Edimilson Neves (bispo eleito da Diocese de Tianguá), padre Acurcio Barros (Reitor do Seminário São José) e padre Emanuel Dias Alexandre (de Barbalha). Centenas de fiéis acompanharam em profunda oração, rogando a Deus pelo descanso eterno daquele que esteve à frente do pastoreio de Crato durante oito anos e meio.
Quando o relógio marcava hora das últimas Vésperas, subiram ao presbitério, acompanhando o bispo diocesano, dom Gilberto Pastana, monsenhor Edimilson, padre Acurcio, padre José Vicente (cura da Catedral), Raimundo Ribeiro Filho (da área pastoral Dom Quintino, distrito de Crato), padre Wesley Barros (prefeito de disciplina do Seminário e cerimonialista da celebração) e todos os seminaristas. Em coro, entoaram os divinos salmos em favor dos fiéis defuntos.




(Oração das Vésperas. Foto: Patrícia Mirelly)


Os momentos diante do bispo emérito são de uma despedida, um adeus ao bom pastor que se dedicou, com fiel zelo, ao rebanho que lhe fora confiado. O corpo de dom Newton será velado até às dez horas desta sexta-feira, dia 07. Após, haverá santa missa presidida por dom Gilberto, concelebrada por diversos padres da Diocese. O enterro se dará na própria Catedral, como é costume da Igreja.


Patrícia Mirelly-diocesedecrato.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redução de vereadores em 10 municípios do CE pode evitar gasto de ao menos R$ 4,8 mi em salários

A perda de assentos nas Câmaras Municipais pode ocorrer devido à diminuição da população das cidades Escrito por Alessandra Castro , alessan...