SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

terça-feira, 11 de abril de 2017

Governador nomeia terceira turma da Polícia Civil e anuncia média salarial do Nordeste para a categoria




Divulgação

Reforço com novos profissionais e melhores condições de trabalho na Segurança Pública do Estado. Com estes compromissos, o governador Camilo Santana nomeou e empossou, nesta segunda-feira (10), no Centro de Eventos do Ceará, o terceiro grupo de aprovados no último concurso para a Polícia Civil, composto por 140 profissionais. Durante o evento, o chefe do Executivo anunciou que enviará para a Assembleia Legislativa mensagem para o aumento salarial de policiais civis no Ceará, equiparando-o à média da categoria no Nordeste.

A assinatura do ato de posse oficializou o ingresso de 19 delegados, 59 escrivães e 62 inspetores no Estado. Os concursados assumirão suas funções em delegacias da Capital, Região Metropolitana de Fortaleza e Interior. Somados aos 510 profissionais convocados nos dois grupos anteriores do concurso, em agosto e dezembro de 2016, o contingente total chegou a 650 novos policiais.

Camilo Santana celebrou os avanços conquistados pelo Estado na área de Segurança Pública. O governador pontuou que a cerimônia de nomeação dos 140 novos profissionais consolida o aumento de 25,6% no efetivo da Polícia Civil nas três chamadas do Concurso Público. Segundo ele, o novo efetivo permitirá a ampliação do trabalho da polícia investigativa. A meta é destinar profissionais a novas Delegacias 24 Horas que serão abertas nas duas próximas Unidades Integradas de Segurança (Unisegs), no Conjunto Ceará e Bom Jardim.

“É mais um reforço que nós estamos dando para a área da Segurança Pública, especificamente à Polícia Civil. São novos profissionais que não só vão garantir que tenha efetivo em todos os municípios, como também integrarão as delegacias 24 horas, que conseguimos mais do que dobrar durante nosso governo. Antes tínhamos 11 unidades, hoje temos 23 já funcionando. O nosso objetivo é reforçar as polícias na área da inteligência, com equipamentos, para que a gente possa garantir mais segurança aos nossos irmãos cearenses”, enfatizou.

Ao falar do apoio e investimentos para os profissionais da segurança, Camilo Santana anunciou na cerimônia que, assim como fez com policiais militares e bombeiros, enviará mensagem à Assembleia Legislativa para que o salário de toda a Polícia Civil se iguale à média hoje aplicada no Nordeste. O chefe do Executivo garantiu que o Governo do Ceará “continuará não medindo esforços” para dar estímulos e estrutura aos policiais.

“Apesar do cenário de crise que o país vivencia, estamos conseguindo manter os investimentos em diversas áreas no Ceará. E investimento público é isso o que estamos fazendo aqui: é chamando servidores, construindo mais escolas, comprando mais viaturas, abrindo mais UPAs, inaugurando mais estradas. Esse é o investimento. E o Estado só pode fazer esse investimento se for bem equilibrado”, disse.

O governador esteve acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, deputados estaduais e federais, representante das forças de segurança do Ceará, dentre outras lideranças políticas do Estado.

Em pronunciamento diante dos novos empossados, o secretário André Costa recordou que há 17 anos esteve do outro lado, ao ser empossado como escrivão da Polícia Civil. O titular da SSPDS pediu compromisso e dedicação dos profissionais para que o Governo do Ceará continue as ações pela diminuição da violência, dentro do Pacto por um Ceará Pacífico.

“Dentro do trabalho que estamos realizando, a gente precisa muito da polícia judiciária no Estado do Ceará. Estamos buscando mais investigações com ações cirúrgicas, através de buscas e mandatos de prisão. Hoje precisamos muito da eficiência da Polícia Civil”, afirmou Costa.

A espera acabou

O caminho trilhado pela advogada Vanessa Felício, 27, foi de dois anos inteiramente dedicados aos estudos para se tornar delegada da Polícia Civil. E a recompensa pela determinação e foco no objetivo foi recebida nesta segunda-feira, quando a aprovada no Concurso Público ingressou de vez na tão sonhada carreira. “Esperei muito por esse momento, então a felicidade é muito grande. Foram muitos momentos difíceis, de dedicação exclusiva para estudar, até a realização do Curso de Formação, após ser aprovada. Me sinto preparada e agora estou ansiosa para começar logo a trabalhar e colaborar com meu trabalho na atuação da Polícia Civil no Estado do Ceará”, contou Vanessa.

Desde cedo no Centro de Eventos, o gestor ambiental João Filho Gomes, 30, tirava fotos e não cansava de trocar sorrisos com a esposa Sabrina. Uma alegria que se explica pela trajetória. O novo inspetor da Polícia Civil recebeu o seu “troféu” com a nomeação e posse, após quatro anos entre preparação e espera para iniciar a atuação como policial civil. “Em alguns concursos eu não tive êxito. Mas justo naquele que era o meu grande desejo, entrar para a Polícia Civil, eu conquistei a vaga. Agora é realmente trabalhar e ver o que tanto quis se tornar realidade”, sorriu o inspetor.

O curso

Os novos policiais participaram do Curso de Formação ministrado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp-CE) entre janeiro e maio de 2016. A capacitação, de 720 h/aula para delegados e 670 h/aula para inspetores e escrivães, seguiu a matriz da Senasp/MJ e incluiu temáticas como: Sistema de Segurança Pública no Brasil, direitos humanos, atendimento pré-hospitalar, conhecimentos jurídicos, tiro defensivo, defesa pessoal e polícia comunitária. O concurso foi lançado em setembro de 2014 e a prova objetiva foi realizada em 18 de janeiro de 2015.

Investimentos

Com a nomeação dos novos policiais civis, o Governo do Ceará já convocou 2.469 para as forças de segurança desde o início de 2015. Na semana passada, o governador Camilo Santana deu início à chamada de 1.400 candidatos à carreira de praça da Polícia Militar, com o início das aulas na Aesp. E também sancionou a lei que estipula a média salarial do Nordeste para os policiais e bombeiros militares.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) receberá 305 novas viaturas para o reforço de atuação de suas forças vinculadas. O governador Camilo Santana já antecipou a liberação de recursos para a compra de novos armamentos e equipamentos de proteção e novas motos para o Batalhão de Policiamento de Rondas Ostensivas e Intensivas (BPRaio).

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Joana Neves, medalhista paralímpica de natação, aos 37 anos

Escrito por Redação No último Mundial, realizado em 2022, Joana conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes Legenda: Ela chegou a ser...