SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Eunício vai reunir senadores do Nordeste com equipe econômica para pedir redução da taxa de juros do FNE

Senador Eunício Oliveira é presidente do Congresso Nacional.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), informou durante sessão desta terça-feira (18) que irá agendar reunião dos senadores representantes da região Nordeste com equipe econômica do governo federal para tratar da redução da taxa de juros praticados com os fundos institucionais. Eunício esteve reunido com o presidente da República, Michel Temer, nesta terça, de quem recebeu total apoio para resolver o impasse.
De acordo com o senador cearense, no caso do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNE). são cerca de R$ 28 bilhões que não estão sendo demandados em razão da alta taxa de juros."Para dar um exemplo, só o BNB tem hoje cerca de R$ 28 bilhões estocado no FNE sem nenhuma demanda. Não por falta de investidores, ou por falta de pessoas que queiram demandar. Mas não existe demanda porque nenhum projeto de desenvolvimento de médio e longo prazo vai resistir a uma taxa de juros absurda que hoje é cobrada pelos fundos constitucionais", argumentou.
Eunício lamentou, que atualmente, as taxas de juros praticadas pelos fundos constitucionais estejam até mesmo mais altas do que os índices praticados pelo mercado. "Nós não podemos conviver com taxa de juros de fundos constitucionais, que tem papel de fomentar o desenvolvimento, muitas vezes, superior ao nível de empréstimo de mercado. Assim não haverá investimentos para reduzir as desigualdades regionais", reclamou.
FUNDOS
Os Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste (FNE), do Centro-Oeste (FCO) e do Norte (FNO), foram criados com objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social das Regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, por meio das instituições financeiras federais de caráter regional, mediante a execução de programas de financiamento aos setores produtivos.
Atualmente, os recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento são os principais instrumentos de financiamento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
(Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Joana Neves, medalhista paralímpica de natação, aos 37 anos

Escrito por Redação No último Mundial, realizado em 2022, Joana conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes Legenda: Ela chegou a ser...