SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

domingo, 16 de abril de 2017

Delação revela que Odebrecht usava Itaipava em doações irregulares e complica Cid




Ex-governador é réu na Justiça Federal por empréstimo irregular no BNB. Dinheiro foi usado na construção de galpão, hoje alugado à cervejaria



Galpão de Cid em Sobral alugado à Itaipava
13/04/2017 query_builder 10:30




Enquanto torce para que seu nome não esteja entre os pedidos de abertura de inquérito enviados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ex-governador Cid Gomes (PDT) vê o cerco se fechando cada vez mais em torno do seu escuso vínculo com a Cervejaria Petrópolis. Em depoimento, dois ex-executivos da Odebrecht revelaram um acerto que complica o cearense: a construtora fazia depósitos em dólares para a cervejaria no exterior, que retribuía, por sua vez, com o equivalente em reais no Brasil.

O acerto visava a dificultar o rastreio das doações irregulares da Odebrecht a políticos. Segundo as delações, a Cervejaria Petrópolis, que produz a Itaipava, disponibilizou cerca de R$ 120 milhões para que a Odebrecht distribuísse entre políticos nas eleições de 2008, 2010, 2012 e 2014.

Itaipava e Cid Gomes

Em janeiro deste ano, A Justiça Federal no Ceará aceitou a denúncia contra Cid por improbidade administrativa. Então governador, em 2014, Cid usou o cargo para se beneficiar em empréstimo no Banco do Nordeste e usou o dinheiro para construir um galpão em Sobral, hoje alugado à Cervejaria Petrópolis. O pedetista ainda usou verba pública para construção de uma estrada que dá acesso ao imóvel.

Cid aparece na lista da propina da Odebrecht ao lado da soma de R$ 200 mil, sob o codinome “O Falso”, e pode ter seu nome entre os ex-governadores delatados pela empreiteira. Na terça-feira (11), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), removeu o sigilo de 108 pedidos de abertura de inquérito de enviados pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot, à Corte. No entanto, como Cid não tem direito a foro privilegiado, seu nome pode constar entre os dos ex-governadores enviados a outras instâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Joana Neves, medalhista paralímpica de natação, aos 37 anos

Escrito por Redação No último Mundial, realizado em 2022, Joana conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes Legenda: Ela chegou a ser...