SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Primeiro transplante de 2017 no Ceará

Ceará realiza primeiro transplante cardíaco de 2017

Um novo coração, uma nova vida. O piauiense José Cardoso de Morais, 60, recebeu um novo órgão na última sexta-feira, 20, no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública do Governo do Estado. A cirurgia do Seu Cardoso foi o primeiro transplante cardíaco realizado no Ceará este ano. Até esta segunda-feira, 23, foram realizados 59 transplantes de órgãos e tecidos no Estado. Além do coração, houve quatro de rim, 42 de córneas e 12 de fígado que, em menos de 30 dias, já igualou o total de transplantes de fígado registrado em janeiro de 2016.
Seu Cardoso foi chamado para a cirurgia a poucos dias de completar três meses de espera pelo órgão. O motorista e a esposa, chegaram a Fortaleza, vindos de Teresina, Piauí, no dia 21 de agosto de 2016. Dois meses depois, no dia 28 de outubro, Seu Cardoso entrou na fila de espera dos transplantes. “Estávamos sempre na expectativa. Foi por desistência ou porque o órgão não dava certo que a espera continuou. Após 10 tentativas foi que deu certo um coração para o transplante”, diz Francisca Santos Morais, 61, esposa do transplantado.
De acordo com Francisca, foi em 2010 que os primeiros sintomas da miocardiopatia idiopática surgiram. Seu Cardoso descobriu que tinha coração crescido quando teve a primeira crise e foi internado em outubro daquele ano. “Três anos depois ficou mais grave. Em julho de 2016, o médico disse que ele precisaria de um transplante”, fala Francisca. No último dia 20, uma nova história começou para Seu Cardoso e a família dele. Com o quadro clínico estável, ele tem se recuperado bem da cirurgia e comemorado à distância com amigos e familiares essa conquista. “São três filhos, uma enteada, cinco netos e dois bisnetos. Está todo mundo muito ansioso, família e amigos esperando por ele. Estou feliz. O que tenho é agradecer à família que fez a doação”, reconhece.
(Governo do Ceará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Joana Neves, medalhista paralímpica de natação, aos 37 anos

Escrito por Redação No último Mundial, realizado em 2022, Joana conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes Legenda: Ela chegou a ser...