SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

pós quase seis anos de seca, Barragem de Piaus está com apenas 5% de sua capacidade, o reservatório abastece seis cidades na região de São Julião

O Portal Piauí Em Foco visitou mais um grande reservatório que está sendo atingido pelos efeitos da seca no semiárido. Desta vez fomos até a Barragem de Piauí, que fica no município de São Julião distante 17km da sede.
 / terça-feira, 24 janeiro , 2017
6
O Portal Piauí Em Foco visitou mais um grande reservatório que está sendo atingido pelos efeitos da seca no semiárido. Desta vez fomos até a Barragem de Piauí, que  fica no município de São Julião distante 17km da sede.  A  Barragem também pega o município de PIO IX, após quase seis anos de seca, um dos maiores reservatórios de água do Piauí. Está quase secando, e ameaça o abastecimento de água de seis cidades da região. Através de fotos aéreas, podemos ver o quanto o reservatório está secando, e a ameaça do abastecimento de água ser suspensos nas cidades é real.
A Barragem tem capacidade para acumular 106,7 milhões de metros cúbicos de água, o reservatório era para garantir o abastecimento de água, através de uma adutora, que até o momento, está sendo levada água  para mais de 40 mil pessoas em cidades como São Julião, Fronteiras, Vila Nova, Alagoinha, PIO IX, e Campo Grande do Piauí. É também utilizada em projetos de piscicultura, fruticultura e no desenvolvimento de turismo na área.
Antônio Djalma Policarpo: diretor do Departamento de Obras contra a Seca (DNOCS).
 Construída no encontro dos rios Grande e dos Porcos, a barragem está hoje em seu nível mínimo, com 5 milhões de metros cúbicos de água. A informação foi repassada pelo diretor do Departamento de Obras contra a Seca (DNOCS) no Piauí, Antônio Djalma Policarpo, ele falou que a situação da barragem é crítica e preocupante: “É um dos maiores reservatórios de água do nosso estado, e está com apenas 5% de sua capacidade. Temos uma situação muito preocupante também em PIO IX e Fronteiras onde os açudes de Barreiras e Cajazeiras já estão quase secando, mas nós já estamos com um projeto de um milhão de reais para fazer melhorias no reservatório de Barreiras, e também um projeto de R$400 mil, em melhorias no reservatório de Cajazeiras. Esperamos acumular mais água em nossos reservatórios”, finalizou.
Veja as imagens aéreas da Barragem de Piaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Joana Neves, medalhista paralímpica de natação, aos 37 anos

Escrito por Redação No último Mundial, realizado em 2022, Joana conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes Legenda: Ela chegou a ser...