quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Após renúncia de vereador, Câmara convoca suplente para assumir mandato em Vila Nova do PI


Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 18/01/17


A Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí acatou o pedido de renúncia do vereador Mauro Leal Bento (PP) e convocou o 1º suplente do partido, Luiz Acelino da Luz (PP), a tomar posse no cargo. A informação é do vereador presidente da Casa, Roberto Moura (PSB).

A carta de renúncia do vereador Mauro Leal foi encaminhada à Câmara no dia 11 de janeiro. Na mesma, o vereador afirma que a decisão tem caráter irrevogável e irretratável, e foi tomada por motivos pessoais e de força maior.

+ Vereador renuncia ao mandato em Vila Nova do Piauí

Mesmo antes da oficialização, já haviam comentários, no município, de que Mauro estaria sendo pressionado pelos correligionários do seu grupo político a renunciar ao mandato. A confirmação da renúncia movimentou os bastidores da política local.

Mauro tem 42 anos e é considerado um político experiente. Ele havia sido reeleito para seu quarto mandato como vereador. Nas últimas eleições, integrou ao grupo político liderado pelo ex-prefeito Arinaldo Leal. Em fevereiro de 2016, dois vereadores – Mauro e Luís Acelino – romperam com o grupo que governava o município e manifestaram apoio ao grupo de oposição, liderado pelo candidato a prefeito Adjano Bento. Nas eleições de 02 de outubro, a oposição elegeu apenas dois vereadores. Luiz Acelino, com 143 votos, ficou na suplência, e Mauro foi reeleito com 160 votos, mas, dez dias depois de ser reconduzido ao cargo de vereador, renunciou ao mandato em meio a muitas especulações.

Por telefone, ao ser perguntado se estaria sofrendo pressão ou algum tipo de ameaça de seu grupo, Mauro desconversou e reafirmou que a decisão teve motivação pessoal e que apenas não se identificou com o perfil político dos seus novos correligionários.


Ex-vereador Mauro Leal e o suplente Luiz Acelino

O presidente da Câmara, Roberto Moura (PSB), lamentou a renúncia. “Eu conversei com ele e tentei convencer de não renunciar, mas ele disse que já tinha tomado a decisão. […] Lamento muito. Mauro sempre foi um vereador amigo, servidor dos seus eleitores e de todo o povo, que sempre votou em favor dos interesses do município. Vila Nova perde um grande representante”, disse.

O presidente informou que o suplente Luiz Acelino da Luz foi convocado a tomar posse no cargo de vereador no dia 17 de fevereiro, quando acontecerá a primeira sessão ordinária do legislativo Municipal no ano, com início às 10h, no plenário da Casa. Na ocasião, o suplente deverá apresentar toda a documentação exigida por lei para a posse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Petrobras anuncia revisão de reajustes no preço do gás

Após a disparada nas cotações do gás de cozinha – que subiram 84% para os distribuidores só este ano, dos quais 70% desde o início de junho ...