SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 13 de julho de 2011



Companhia aérea divulga lista com as 16 vítimas do acidente no Recife.

A Noar Linhas Aéreas divulgou o nome das 16 vítimas da queda de um avião na manhã desta quarta-feira (13), no Recife (PE). A aeronave, um bimotor L-410 que fazia um voo comercial, caiu por volta de 6h55 em um terreno, perto da praia de Boa Viagem, na divisa com Jaboatão dos Guararapes, e explodiu no solo, segundo testemunhas. O voo partiu do Aeroporto Internacional dos Guararapes e tinha como destino a cidade de Mossoró (RN), com escala em Natal.

As mortes confirmadas são:

- Rivaldo Paurílio Cardoso, piloto do avião
- Roberto Gonçalves, co-piloto do avião
- André Louis Pimenta Freitas, filho do presidente da Companhia de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza (CE)
- Antônia Jalles, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Camila Marino
- Carla Moreira Sueli, delegada da Receita Federal do Rio Grande do Norte
- Débora Santos
- Bruno Albuquerque
- Natã Braga da Silva
- Marcelo Campelo
- Maria da Conceição de Oliveira
- Jonhson do Nascimento Pontes
- Marcos Ely Soares de Araújo, gerente de engenharia da empresa Moura Dubeux
- Breno Faria
- Raul Farias
- Ivanildo Santos Filho, gerente financeiro da faculdade Maurício de Nassau

O voo durou pouco mais de três minutos, segundo informações do comando da Aeronáutica. No total, dois tripulantes e 14 passageiros que estavam a bordo morreram na queda. O piloto detectou um problema na aeronave 55 segundos após a decolagem (6h5) e avisou a torre de controle que tentaria voltar ao aeroporto do Recife.

Dois minutos depois, ao perceber que não conseguiria chegar ao aeroporto, o piloto informou que tentaria pousar na praia de Boa Viagem. Às 6h54min18s, a aeronave perdeu a comunicação com a torre.

"Faremos uma grande coleta de dados, que vai abordar informações dos destroços, dos gravadores de voo, da manutenção da aeronave e dos pilotos. As investigações não tem um prazo para acabar", afirmou o tenente-coronel Frederico Marcondes, chefa da divisão de aviação civil do Cenipa. Um laudo sobre as causas do acidente deve ser divulgado em cerca de 30 dias.

Este foi o quinto acidente aéreo nos últimos quatro anos envolvendo pequenas aeronaves em Pernambuco.

Familiares e problemas na turbina

Os familiares das 16 vítimas estão recebendo atendimento médico no hotel Atlante Plaza, no bairro Boa Viagem. A Noar Linhas Aéreas organizou um espaço para dar atendimento médico e psicológico aos parentes.

Uma equipe do Samu está no local. Muito abalados, os familiares não conversaram com a imprensa. De acordo com a assessoria de comunicação da companhia aérea, os parentes terão hospedagem, atendimento médico e psicológico.

O irmão de Roberto Gonçalves, 55, co-piloto do avião, afirmou que ele estava substituindo um colega que não pôde trabalhar hoje e que, com frequência, reclamava de problemas mecânicos nas turbinas das aeronaves da empresa Noar.

“Hoje ele substituiu um colega que, por problemas pessoais, não pôde fazer esse voo. Ele ligou ontem para meu irmão pedindo para ele substituí-lo”, afirmou Jairo Gonçalves, 50. “Ele sempre se queixava de falhas mecânicas nas turbinas e problemas na parte elétrica dos aviões. A última queixa que ele fez foi há três meses”, disse.

A reportagem entrou em contato com a Noar para que a empresa pudesse se posicionar diante das declarações do irmão do piloto, mas a companhia aérea disse que desconhece a informação de que as aeronaves apresentassem problemas frequentes. A Noar não soube informar quando foi feita a última manutenção do bimotor.

A empresa informa que as habilitações técnicas e os certificados de capacitação física dos pilotos estavam regulares.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário