SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Juazeiro do Norte se organiza para a maior romaria do ano



São esperadas cerca de 400 mil pessoas nos cinco dias. O túmulo do Padre Cícero é o mais visitado



Sucesso entre os fiéis que visitaram Juazeiro do Norte na Romaria de Nossa Senhora das Dores, em setembro, o passeio guiado pela cidade continuará na Romaria de Finados
00:00 · 27.10.2017 por Antônio Rodrigues - Colaborador

Juazeiro do Norte. A menos de uma semana da Romaria de Finados, a maior em número de visitantes deste Município do Cariri cearense, a cidade se prepara para acolher os romeiros. A celebração começa, oficialmente, neste domingo (29) e vai até o feriado, dia 2 de novembro. São esperadas cerca de 400 mil pessoas nos cinco dias de festa e devoção. A peregrinação é marcada pela visita ao túmulo do Padre Cícero, localizado na Capela do Socorro.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur), preparou diversas ações para receber melhor os fiéis que vêm a Juazeiro do Norte. Em parceria com outras Pastas, a Setur tem realizado reuniões de avaliação desde a Romaria de Nossa Senhora das Dores, ocorrida no mês passado. A ideia é integrar todos os profissionais que atuarão na Romaria de Finados e encaminhar as tarefas que cada setor desempenhará. Ao todo, foram três encontros, o último realizado nessa quinta-feira (26), no Círculo do Operário.

Segundo a coordenadora de romarias da Setur, Leda Barros, a metodologia de integração tem tido bons resultados. "Alinha melhor as ações. É importante para que todos saibam o papel de cada um e tem sido muito positivo", explica. Além das secretarias, a Prefeitura convidou as universidades, as polícias Militar e Civil, os órgãos de distribuição de água e energia e a Basílica de Nossa Senhora das Dores.

A partir das sugestões, criaram os agentes de romaria, que atuarão no atendimento aos romeiros perdidos e passando informações em geral. No total, 60 pessoas trabalharão neste serviço. Também foi elogiada a atuação dos agentes de trânsito, que desobstruiriam as ruas e agora contam com o Estacionamento do Romeiro como importante equipamento. Por outro lado, foi sugerida uma melhor atuação no recolhimento de lixo, incluindo a adoção de sacolas em vários pontos da cidade.

City Tour

Sucesso entre os fiéis que visitaram Juazeiro do Norte na Romaria de Nossa Senhora das Dores, em setembro, o passeio guiado pela cidade continuará na Romaria de Finados. A partir do dia 30 de outubro, até dia 1º de novembro, o roteiro estará disponível para os romeiros. O ônibus sairá às 9h e às 14h.

O passeio começa na Praça Beata Maria de Araújo e passa pela Lira Nordestina, para conhecerem as xilogravuras e cordéis produzidos em Juazeiro do Norte. Em seguida, visita o Santuário dos Franciscanos, Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória, a Igreja Salesianos e, por último, o Mercado Central. Lá, o romeiro pode descer, entrar, fazer suas compras e levar alguma lembrança de Juazeiro do Norte.

"Fizemos uma mudança de itinerário pensando em fomentar o comércio local e que o romeiro, além de conhecer os atrativos, possa conhecer as lojas, fazer a compra de algum presente para os parentes e amigos que ficaram em sua terra. Como no Mercado a maioria dos comerciantes é daqui, o Município arrecada", conta Samir de Oliveira, coordenador intersetorial da Secretaria de Turismo e Romaria.

Saúde

O calor forte nesta época do ano é uma preocupação para a saúde dos romeiros que visitam Juazeiro do Norte a partir da próxima semana. Problemas de pressão alta, acidente vascular cerebral (AVC) e diarreia se acentuam com o aumento da temperatura. Com isso, quatro pontos de atendimento trabalharão para atender essas ocorrências. No Horto, funcionará das 4h às 13h, enquanto na Igreja dos Salesianos, Santuário dos Franciscanos e Capela do Socorro, as pessoas poderão ser atendidas das 7h às 19h.

Em cada ponto, uma equipe de enfermeiros, técnicos em enfermagem e alunos fará verificação arterial, teste de glicemia ou qualquer outro atendimento. Segundo Késia de Andrade, enfermeira que coordena o setor de Saúde durante as romarias, caso precise de encaminhamento médico, estes profissionais solicitarão uma ambulância para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Já o Posto da Matriz, funcionará com consulta médica e enfermeiros. Como a demanda é maior, lá funcionará das 7h à meia-noite, nos cinco dias de romaria. Ao todo, 30 profissionais trabalharão, além dos alunos estagiários do curso técnico em Enfermagem. "A maior parte dos atendimentos é de pacientes desidratados. Outra coisa é a questão da medicação, pois muitas vezes viajam e não trazem o medicamento e precisam de atendimento. Aí são encaminhados para a UPA para receber essa medicação", explica Késia.

Religiosidade

A Romaria de Finados conta com a maior visitação, pois, além dos romeiros, muitos moradores vão ao encontro do túmulo do Padre Cícero, na Capela do Socorro, prestar suas homenagens ao Patriarca de Juazeiro do Norte. A programação religiosa começa neste domingo (29), com a abertura oficial, mas, durante a semana, serão realizadas missas todos os dias, na Basílica de Nossa Senhora das Dores e na Capela do Socorro, além do atendimento de confissões.

A noite, a concentração é na Praça dos Romeiros que, após celebração, tem o momento de convivência na cidade cenográfica da Vila Tabuleiro. Haverá também quermesse e o show dos chapéus. No dia 2 de novembro, feriado de Finados, serão realizadas missas a cada duas horas. De acordo com o Padre Cícero José, pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, a Igreja participará com padres, irmãs, funcionários e voluntários para atender os fiéis.

"A gratidão é uma virtude que vem do céu. E esse gesto de visitar o túmulo do Padre Cícero, que nasceu com os romeiros, é essa gratidão dos protagonistas. A romaria se torna celebrativa, mas tem um caráter de espacialidade. Vários pontos são visitados, os romeiros se distribuem por toda a cidade", completa o pároco.

Racionamento

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) operará em regime especial, durante a Romaria de Finados, para garantir a distribuição de água na cidade. Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, 17 bairros terão redução no tempo de abastecimento. Serão afetados os bairros Triângulo, João Cabral, Romeirão, Pirajá, Jardim Gonzaga, Lagoa Seca, Timbaúbas, Pio XII, Limoeiro, Vila Fátima, Antônio Vieira, Santa Teresa, Leandro Bezerra, Parque São Geraldo, Almino Loiola, parte do Novo Juazeiro e parte do Salesianos. A Cagece orienta a população que a água seja consumida com moderação, sempre priorizando as atividades essenciais e o consumo humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aiuaba: Açude Benguê sangra após 13 anos

O Açude Benguê, localizado no município da Aiuaba sangrou no início da noite deste domingo (14/04), após um período de 13 anos. O reservatór...