SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Frente Parlamentar propõe mapeamento de mamógrafos no Ceará



A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Fernanda Pessoa (PR), vai propor ao Poder Legislativo a realização do mapeamento das condições de todos os mamógrafos do Estado.


DIVULGAÇÃO

A proposta foi apresentada na audiência pública, na tarde da última terça-feira (24), realizada como parte da programação da Campanha Outubro Rosa. A iniciativa decorre das dificuldades que muitas mulheres estão enfrentando para conseguir marcar exames de mamografia.
A deputada Fernanda Pessoa, que solicitou o debate, esclarece que o objetivo da audiência foi apurar possíveis problemas em exames, diagnóstico e tratamento de mulheres com câncer de mama no Estado.

Ela ressaltou também que busca sensibilizar mais parlamentares para que coloquem recursos para o combate à doença na lei orçamentária estadual e afirmou que as mulheres que tenham dificuldade devem procurar a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres. “Podem procurar a Frente e relatar o que está acontecendo, para que a gente possa acompanhar”, enfatizou.

A representante do Conselho Estadual de Saúde Valéria Mendonça, ressaltou que o Ceará tem 18% de cobertura mamográfica, uma das piores do País. A presidente da Associação Nossa Casa de Apoio à Paciente com Câncer e da Rede Mama, Cláudia Belém, completou informando que existem mais de quatro mil mulheres esperando para fazer uma mamografia no Ceará e que o diagnóstico precoce salva mais mulheres e é mais barato do que tratar o câncer em estágio avançado.

Dificuldade
Fernanda Pessoa ainda avalia que “existem dificuldades no agendamento de consultas e exames, além de mamógrafos quebrados há anos, como no caso do Hospital da Mulher”. “Tem que ter manutenção frequente. Enquanto fazemos campanhas para prevenção, as mulheres procuram e não têm acesso” disse a parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de quinta (28)

Escrito por Redação , jogada@svm.com.br  Confira os jogos desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024 Legenda: Palmeiras enfrenta o Novorizo...