SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Falta de recursos compromete renovação de bolsas estudantis na URCA


Matéria 09:30:00

Estudantes da Universidade Regional do Cariri (Urca) realizaram ato, no campus Pimenta, reivindicando o lançamento de edital para renovação de bolsas de estudo. O ato culminou com a ocupação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Segundo informaram, mais de 170 estudantes tiveram corte em suas bolsas, graças ao não lançamento do edital, que deveria ter ocorrido no mês de setembro. Com isso, eles apontam o comprometimento no andamento das pesquisas e na condição de inúmeros estudantes que necessitam do suporte financeiro para se manter dentro da Universidade. Por sua vez, a Urca aguarda liberação de recursos para publicação de um novo edital.


De acordo com Leonardo Alencar, estudante de História e militante da União da Juventude Rebelião, movimento que atua dentro da Universidade e integra o Movimento Estudantil, as tentativas de diálogo com a pró-reitoria responsável pelas bolsas não surtiram efeito. Com isso, os alunos não têm conhecimento sobre o porquê da suspensão das bolsas. “Se não lançam edital de renovação ou para novas bolsas, quer dizer que elas foram cortadas. No momento, aqui na Universidade, mais de 170 estudantes estão sem bolsas, já que elas foram suspensas”, explica Leonardo.


Como lembra o estudante, grande parte dos alunos da Urca é de outras cidades e depende de bolsa para custear aluguel, alimentação, material etc. É o caso de Edna Marques, que cursa História na instituição. Conforme explicou, os estudantes foram informados sobre a suspensão das bolsas no ato de entrega da frequência. “O corpo estudantil da Urca é de mais de 10 mil estudantes. A quantidade de bolsas que a Universidade oferta é quase insignificante: 700 bolsas. E aí a Universidade retira parte delas? Mais de 170 não foram renovadas. Estes estudantes estão em situação de risco. Muitos correm risco de abandonar o curso e voltar para sua cidade”.


De acordo com o Pró-Reitor de Pós-Gradução e Pesquisa da Urca, professor Allysson Pontes, o edital ao qual os alunos estavam vinculados teve fim no mês de agosto, quando ocorreu o último pagamento. O que acontece é que, para que o edital seja lançado, a instituição depende de disponibilidade orçamentária para liberação de recursos. “A gente se solidariza com os alunos no ponto de vista de novos recursos para a Universidade, manutenção de programas como o de iniciação científica, que são fundamentais para o desenvolvimento do aluno e da Universidade”, afirma o professor, ao garantir que a Urca estuda o lançamento de um novo edital, que provavelmente será lançado no próximo ano, período que ocorre nova liberação de verba. (Jornal do Cariri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wegovy, remédio injetável para obesidade, chega às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

Em comunicado, farmacêutica Novo Nordisk anunciou chegada do medicamento ao mercado brasileiro; droga tem mesmo princípio ativo do Ozempic: ...