segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

SBPC: secretários e reitores fecham parceria com prefeitos


A Universidade Regional do Cariri (Urca) realiza reuniões de parceria em Crato e Juazeiro do Norte para a reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que irá acontecer este ano, no Cariri. O evento será de 2 a 6 de maio. O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), Inácio Arruda, esteve na região, com a finalidade de participar dos encontros com os prefeitos das cidades de Crato e Juazeiro do Norte, juntamente com os reitores da Urca e Universidade Federal do Cariri (UFCA) e diretores de institutos, para tratar de apoio para a realização do evento, que deverá reunir mais de seis mil pessoas.
Em Juazeiro do Norte, foram apresentadas as primeiras resoluções já relacionadas à regional da SBPC, que começa a formar as primeiras comissões para a organização do evento e em breve estará lançando a programação oficial. O reitor da Urca, professor Patrício Melo, destacou os apoios iniciais das instituições de fomento de pesquisa, porém ressaltou a necessidade imprescindível de parceria com os municípios da região.
O secretário da Secitece ressaltou importantes benefícios que poderão ser gerados, a partir da realização de um evento do porte da regional da SBPC, no Cariri, atualmente com nove instituições de ensino superior e os institutos, que estarão envolvidos no evento. Estarão reunidos no Cariri grandes nomes da pesquisa nacional, além de professores e estudantes de vários estados brasileiros. “É um evento que vai mobilizar muita gente e que terá uma importância para o fomento do desenvolvimento tecnológico e para a economia local, porque grandes empresas da área de tecnologia do País estarão na região”, disse Inácio Arruda.
A reunião ocorrida na Reitoria da UFCA, em Juazeiro do Norte, contou com a presença do prefeito da cidade, Arnon Bezerra, e em Crato, na prefeitura, esteve o prefeito José Ailton Brasil. Os prefeitos se prontificaram em dar apoio para a realização da reunião regional da SBPC e ressaltaram a conquista desse evento para o Cariri.
Simpósio
Na ocasião, a diretora do Instituto de Pesquisa do Cariri (Ipesc), professora Fátima Pinho, realizou apresentação sobre o V Simpósio Internacional do Padre Cícero, que este ano terá como tema: Reconciliação… E agora?., e será realizado em Juazeiro do Norte, pela Universidade Regional do Cariri.
Para o prefeito Arnon Bezerra, é de grande relevância o fortalecimento desses eventos, além de ressaltar o seu irrestrito apoio à reunião da SBPC. O prefeito Zé Ailton afirmou seu compromisso em não medir esforços no apoio a realização da reunião. “Temos aqui um admirável potencial turístico e cultural e uma das premissas da gestão será fortalecer essas riquezas naturais, disponibilizando subsídios para o seu desenvolvimento”, disse.
O vice-reitor da Urca, professor Francisco do ‘O Lima Júnior, ressaltou a importância desse evento para vários setores da economia regional, além da cultura, inovação e tecnologias, dentre outros segmentos. O secretário Inácio Arruda ainda enfatizou a mobilização para o desenvolvimento de vários setores na região, com pesquisas e a implementação do Parque Tecnológico do Cariri, em breve, no intuito de fomentar negócios e novas oportunidades de emprego.
Temáticas como Desenvolvimento Regional, Sustentabilidade, Geopark Araripe, combate ao tráfico de fósseis, biodiversidade, semiárido, política públicas, inovação e tecnologia estarão sendo tratadas durante a regional, contando com a ampliação de um debate pautado no contexto científico sobre o Padre Cícero e a religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Petrobras anuncia revisão de reajustes no preço do gás

Após a disparada nas cotações do gás de cozinha – que subiram 84% para os distribuidores só este ano, dos quais 70% desde o início de junho ...