CARLOS ALBERTO ALBUQUERQUERESPONSÁVEL PELO BLOG CONEXÃO REGIONAL

CARLOS ALBERTO ALBUQUERQUERESPONSÁVEL PELO BLOG CONEXÃO REGIONAL

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Reforma da Expocrato prevista para este ano






Reforma do parque de exposições está prevista

para este ano. FOTO: André Costa

Arquitetos do Departamento de Engenharia e Arquitetura do Governo do Estado estão desenhando um projeto arquitetônico de reforma para a Expocrato. O conjunto de modificações contemplará a parte interna e a externa do Parque Pedro Felício Cavalcante, priorizando a acessibilidade. A ideia é redimensionar espaços com transformações radicais dentro de um plano de embelezamento, dando nova visibilidade fisionômica, aproveitando a geografia de toda a área de 33 hectares, valorizando os espaços centrais de forma bidirecional.

A reforma vai recuperar pavilhões, refazer as partes elétricas e sanitárias e o abastecimento d’água. O objetivo é dar satisfatórias condições aos expositores e visitantes em um ambiente de negócios. Serão construídos um Centro de Artesanato, Escritório Cultural do Cariri, nova estrutura na parte baixa para a realização de shows artísticos, local para a realização de feiras agrícolas, laboratórios, dormitórios, alojamentos, pavimentação e arborização de ruas dedicadas a pratica de caminhadas, áreas para estacionamentos e outros melhoramentos. Na parte externa, vão ser construídas avenidas iluminadas, que ligarão o parque a outras vias de acesso a entrada e saída da cidade, com toda a segurança para o trânsito de pedestres e veículos.

O prefeito José Ailton Brasil foi quem passou as informações, depois do encontro que teve com o governador Camilo Santana, que prometeu começar as obras no próximo mês de agosto. A intenção é fazer a 67ª edição da Expocrato, em 2018, já com toda a área reformada. O projeto custará aos cofres estaduais quase R$ 100 milhões, valor considerado muito alto pelo governador do Estado, que pediu nova avaliação. O prefeito José Ailton Brasil disse que, com a reforma, o Parque de Exposições do Crato terá condições de sediar grandes, médios e pequenos eventos o ano inteiro, com atividades diversas.

No próximo mês de fevereiro, o projeto estará pronto e será apresentado à sociedade cratense, instituições, órgãos públicos e privados, e demais segmentos interessados no tema. Para o vice-presidente do grupo gestor, Francisco Leitão Moura, nos últimos anos, o fator acessibilidade tem sido um dos principais entraves para quem chega ou sai da cidade no período do evento, devido o imenso tumulto por causa das escassas vias acessivas ao parque. As novas ruas e avenidas contidas no projeto de reconstrução deverão ser estrategicamente estudadas. “Acredito que antes de ser definitivamente concluído, o projeto de reforma da Expocrato deverá ser submetido a uma consulta publica”, disse Leitão.

Para o engenheiro civil Ananias Bezerra Rodrigues, a reforma da Expocrato prometida pelo governador Camilo Santana está atrasada e já deveria ter sido feita desde a época em que se pensou retirar o parque para fora da cidade, desejo do então governador Cid Gomes. À época, a ideia causou polêmica e dividiu a opinião dos cratenses. O governador Camilo Santana disse que a reforma da Expocrato está na pauta das prioridades de seu governo em relação ao Crato. Mesmo se tratando de um alto investimento, sua gestão fará os esforços necessários para que a obra seja feita dentro dos planos previstos. Trata-se de um projeto audacioso que vai exigir parcerias e a compreensão de todos. (Jornal do Cariri)

Um comentário:

  1. A expocrato é uma das maiores festas do nordeste e atrai milhões de reais todos os anos, por isso é necessário cada vez mais investir no bem estar dos seus visitantes!

    ResponderExcluir

Nove em cada dez brasileiros querem mais mulheres na política

Pesquisa mostra que população quer mais candidatas na próxima eleição Joana Côrtes – Repórter da Rádio Nacional 20/03/2025 - 20:59 São Paul...