segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Prefeita Maria José assina convênio com a FUNASA para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

FONTE


FRONTEIRAS ONLINE
A prefeita de Fronteiras, Maria José de Sousa Ayres, participou nessa sexta-feira (06) da Assembléia Geral Ordinária da Associação Piauiense de Municípios (APPM) que elegeu Gil Carlos para presidir a entidade por dois anos. A Associação também elegeu os membros dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e Diretor da Entidade. Participaram da escolha os prefeitos eleitos no pleito de outubro de 2016, para o mandato de 2017 a 2020. O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, foi aclamado por maioria qualificada de 136 votos, para presidir a APPM.
Concomitantemente a Assembléia, Maria José também assinou um convênio para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para o referido município. Fronteiras é um dos cem municípios selecionados para a realização do convênio. Estes municípios serão apoiados pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
O PMSB é um dos instrumentos da Política de Saneamento Básico do município e deve contemplar os quatros componentes do setor de saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais. Essa Política deve ordenar os serviços públicos de saneamento considerando as funções de gestão para a prestação dos serviços, a regulação e fiscalização, o controle social, o sistema de informações conforme o Decreto 7.217/2010.
De acordo com a prefeita, Maria José, a realização do convênio é de extrema importância pela qualidade de que o Plano de Saneamento Básico seja pensado por uma entidade como a FUNASA.” O grande objetivo do Plano de Saneamento Básico é levar à população um abastecimento de água com qualidade, a coleta e tratamento de esgoto e do lixo de forma adequada e o manejo correto das nossas águas. É preciso que todos entendam que saneamento básico é um conjunto de serviços que engloba questões como limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e infra-estrutura. E pensando assim, como prefeita da nossa querida Fronteiras assinei esse convênio onde será elaborado o plano e posteriormente discutido com a população”. Pontuou a prefeita.
Maria José esteve acompanhada da Secretária Municipal de Finanças, Marina Ayres de Sousa.


Fonte e Fotos: Portal Cidades na Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PREFEITO RAMILSON MORAES PARTICIPA E ACOMPANHA PERFURAÇÃO DE MAIS UM POÇO ARTESIANO, DESTA FEITA NA COMUNIDADE DE BARRA VERDE

Amaury Alencar O prefeito Ramilson Moraes, fez questão de visitar e acompanhar a perfuração de mais um Poço Artesiano. A comunidade...