SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

domingo, 1 de janeiro de 2017

Neste domingo, 5.570 prefeitos e vice-prefeitos e 57.941 vereadores tomam posse no País




No primeiro dia do ano, 5.570 prefeitos e vice-prefeitos, além de 57.941 vereadores tomam posse em seus respectivos municípios. No pleito de outubro, apenas 28% dos prefeitos conquistaram a reeleição, demonstrando o desejo do eleitorado por renovação da classe política.  A marca é histórica, já que desde a instituição da reeleição em 2000, a renovação não havia ultrapassado a marca dos 42%.
Fortaleza está entre as cidades que reelegeram seus prefeitos. Apoiado pelo Governador Camilo Santana e pelos irmãos Ciro e Cid Ferreira Gomes, Roberto Cláudio (PDT) toma posse logo mais às 18 horas na Câmara Municipal, ao lado do seu vice, Moroni Torgan (DEM). Ele vem de uma disputa acirrada com o deputado estadual Capitão Wagner (PR) que era apoiado pelos senadores Eunício Oliveira e Tasso Jereissati. O pleito serviu como laboratório para a disputa pelo Governo do Estado em 2018.
Em Recife, a posse do prefeito Geraldo Júlio (PSB) e seu vice Luciano Siqueira (PCdoB) acontece as 16 horas na Câmara Municipal de Recife, que antes empossa os 39 vereadores e elege a nova Mesa Diretora da Casa. Já na segunda-feira, ele anunciará a sua nova equipe. Os nomes deverão ser divulgados horas antes da posse dos mesmos, que ocorrerá no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, também às 16h.
Em Salvador, o prefeito ACM Neto toma posse neste domingo (01), a partir das 15h, para seu segundo mandato consecutivo como gestor da capital baiana. A solenidade acontecerá no plenário da Câmara de Vereadores, na Praça Municipal. Em seguida, Neto segue para o Palácio Thomé de Souza, onde dará posse ao novo secretariado. ACM Neto irá citar investimentos feitos na área da educação, saúde, mobilidade, ordenamento, requalificação da orla e dos equipamentos públicos de Salvador.
Em Belo Horizonte, o prefeito eleito Alexandre Kalil toma posse ao lado do seu vice Paulo Lamac (Rede) e os 41 vereadores da capital mineira, com o discurso de austeridade. Ele confirmou que a meta de sua administração, que começar enxugando a máquina pública e “buscar dinheiro para quem precisa. Vou trocar a mão de obra inútil e pôr dinheiro na saúde, na educação e no transporte”, na solenidade de diplomação no dia 19 de dezembro. Ele também vai reduzir o número de secretarias de 22 para 13, com a extinção de algumas pastas e a fusão de outras.
No Rio de Janeiro, o deputado federal e bispo da Igreja Universal, Marcelo Crivella (PRB) e seu vice Fernando Mac Dowell (PR) e 51 vereadores tomam posse na Câmara Municipal para inaugurar a 10ª Legislatura (2017-2020). O evento está marcado para as 10h no Palácio Pedro Ernesto. Após a eleição da Mesa Diretora da Câmara, o presidente da Mesa convocará Sessão Extraordinária para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito e receber seu compromisso.
Com 1.700.030 votos (59, 36% dos votos válidos), Marcelo Crivella venceu as eleições para prefeito. Carioca de 59 anos, é bispo licenciado da Igreja Universal, cantor gospel e engenheiro civil. Foi eleito em 2002 para o Senado Federal pela primeira vez, pelo antigo PL, atual PR. Foi reeleito em 2010, já pelo PRB, partido que ajudou a fundar. Em 2012, a convite da então presidente da República, Dilma Rousseff, assumiu o Ministério da Pesca e Aquicultura, cargo que ocupou por dois anos. Com mandato como senador até 2019, ele pediu licença do cargo para concorrer à prefeitura pela terceira vez.
Já em São Paulo, o empresário João Doria Júnior e seu vice Bruno Covas tomam posse no Teatro Municipal, pela primeira vez — e não na Câmara de Vereadores. A cerimônia acontecerá às 17 da tarde, duas horas depois que o habitual, dando um pouco mais de tempo para que os convidados se recuperem do réveillon. Após a cerimônia, haverá uma apresentação do maestro João Carlos Martins, que segundo Doria, será sem custos. Até mesmo o coquetel para os convidados foi dispensado como medida de economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário