terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Cariri amanhece sob forte chuva e com intensa trovoada; Várzea Alegre registra 100mm


008:16 · 17.01.2017 / atualizado às 09:35 · 17.01.2017 por André CostaChove forte em Juazeiro do Norte desde o início da manhã (Foto André Costa)

Juazeiro do Norte. Um dia antes de a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgar oficialmente o prognóstico da quadra chuvosa de 2017 no Ceará, parte da região do Cariri amanheceu nesta terça-feira, dia 17, sob forte chuva e com intensa trovoada. Em Juazeiro do Norte, maior cidade do interior cearense, a chuva iniciou por volta das 7 horas, acompanhada de ventos e trovões.Rotatória do Crajubar

Em Crato e Caririaçu também chove, porém com menor intensidade. Na cidade de Barbalha, a precipitação iniciou por volta das 7h30. Nas últimas 24 horas, o órgão registrou índices pluviométricos em 16 municípios cearenses, dos quais 12 estão localizados no Cariri. O maior volume foi apontado em Várzea Algre, com 100 milímetros. Foi o maior índice já registrado este ano em uma cidade do Cariri.



Completam o ranking Ipaumirim (70.8 mm); Jucás (42 mm); Baixio (40 mm); Cedro (32 mm); Aurora (38.5 mm); Mauriti (34 mm); Cariús (32 mm) e Barro (26.2 mm). Todos os municípios pertencem a região do Cariri. A previsão para as próximas 48 horas, segundo a Funceme, é de chuva em todas as regiões do Estado.Ruas e avenidas estão alagadas e vários semáforos inoperantes em Juazeiro

Prognóstico

A divulgação será amanhã, dia 18, em coletiva de imprensa marcada para as 9h, no Palácio da Abolição. A previsão para o acumulado de chuvas no trimestre fevereiro-março-abril será elaborada durante o XIX Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino.

Participam do Workshop pesquisadores da Funceme, de agências meteorológicas de outros estados do Nordeste, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e de agências internacionais, além da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os meteorologistas da Funceme adiantam que há uma forte tendência de neutralidade nas temperaturas do Oceano Pacífico Equatorial (nem El Niño, nem La Niña) durante a quadra chuvosa de 2017.

Confira mais imagens:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Petrobras anuncia revisão de reajustes no preço do gás

Após a disparada nas cotações do gás de cozinha – que subiram 84% para os distribuidores só este ano, dos quais 70% desde o início de junho ...