SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

PELO MENOS 50 MILHÕES SÃO CORTADOS DA SAÚDE


by amaury alencar

Pelo menos R$ 50 milhões são cortados da Saúde
O corte nos orçamentos atinge os hospitais regionais, o Waldemar Alcântara e as UPAs. Redução ocorre em meio a problemas na rede

O Ceará perderá mais de R$ 50 milhões destinados à Saúde. A dotação orçamentária de dois hospitais regionais, do Hospital Geral Waldemar Alcântara e de Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) para 2017 teve redução de aproximadamente 10% em relação ao ano passado.

Sobre o assunto
Os recursos são direcionados ao Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) para operacionalização da gestão e dos serviços de saúde e devem ser pagos em parcelas mensais. Os orçamentos para os hospitais em 2017 foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 7 e tinham sido aprovados pelo secretário da Saúde, Henrique Javi, no dia 31 de janeiro.

Ao ser questionada sobre os cortes no orçamento, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) garantiu “não haver redução nos serviços da rede pública de saúde estadual”. Entretanto, conforme a defensora pública Silvana Matos Feitosa, uma visita ao Hospital Regional do Cariri, na última sexta-feira, 10, constatou que a unidade não estava realizando cirurgias eletivas. “Nos foi relatado que já existia essa dificuldade e que haveria redução do orçamento. Vamos investigar os gargalos e ver se é necessária alguma medida judicial”, disse. A Sesa atribuiu à classificação de risco a prioridade aos casos de urgência. “Isso pode alterar o cronograma de cirurgias eletivas”, destacou a pasta através de nota.

Médicos
Foram os profissionais da Saúde que procuraram o Sindicato dos Médicos do Ceará para denunciar o corte nos orçamentos das unidades. “Eles pediram socorro porque entendem que já funcionam com orçamento muito enxuto. Então, qualquer redução vai representar o fechamento do serviço”, alerta a presidente da entidade, Mayra Pinheiro.

Conforme a médica, no Hospital Regional Norte, em Sobral, o serviço de neurocirurgia deverá parar de funcionar. “O que foi noticiado para nós é que fechariam ainda as UTIs Neonatal e Adulto. Nas UPAs, a intenção é diminuir os atendimentos porque cortaria o número de profissionais”, relata.

Hospitais regionais
Os hospitais regionais foram construídos com o objetivo de desafogar o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), principalmente em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Do Cariri até a Capital são cerca de seis horas de viagem. De acordo com informações da Sesa, o tempo para evitar sequelas em pacientes nesses casos é de aproximadamente quatro horas.
SARA OLIVEIRA FONTE JORNAL O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de quinta (28)

Escrito por Redação , jogada@svm.com.br  Confira os jogos desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024 Legenda: Palmeiras enfrenta o Novorizo...