CARLOS ALBERTO ALBUQUERQUERESPONSÁVEL PELO BLOG CONEXÃO REGIONAL

CARLOS ALBERTO ALBUQUERQUERESPONSÁVEL PELO BLOG CONEXÃO REGIONAL

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Ceará pode atingir neste fim de semana média mensal de chuva para o mês




Fortaleza registrou chuva de 12,2 milímetros na
manhã desta sexta-feira (17). Pouca chuva foi o
suficiente para deixar ruas e avenidas
alagadas. FOTO: Leandro Silva
O fim de semana deverá ser com chuva em todas as regiões do Ceará, de acordo com previsão divulgada nesta sexta-feira (17) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Caso se confirme a previsão, há possibilidade de que o Ceará atinja a média mensal de chuvas para fevereiro, que é de 118,6mm. De forma parcial, até a quinta-feira (16), foram observados 84,6mm, significando precipitações 28,7% abaixo da média.

Nesta sexta-feira (17), choveu em 21 municípios, com maiores registros em Novo Oriente (70mm), Aquiraz (60mm) e Ararendá (50mm). Em Fortaleza, choveu 12,2mm. De acordo com a Funceme, a previsão para o sábado (18) e o domingo (19) é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses. O dia com precipitações com intensidades mais significativas deverá ser o sábado.

As chuvas registradas em janeiro deste ano no Ceará ficaram 28% abaixo da média histórica para o período, de acordo com a Funceme. Segundo o órgão, o esperado para o este início de ano era de 98,7 milímetros de chuva acumulados em todo o estado, enquanto que o observado ficou em 2017 é de 70 milímetros, 28,4% a menos que a média histórica.

As chuvas mais fortes no estado ocorreram no Cariri, única região do estado onde o volume de chuva está acima da média para o período. Em Abaiara, o volume acumulado é de 215 milímetros, 41% acima da média. Também há um acúmulo de chuva acima da média no Crato (11% a mais) e Barbalha (5%).

De acordo com os meteorologistas, o principal indutor de chuva no Ceará durante a quadra-chuvosa (fevereiro, março, abril e maio) é o sistema meteorológico chamado zona de convergência intertropical (ZCIT), que deve trazer precipitações mais generalizadas neste fim de semana.

Pré-estação

A pré-estação de chuvas no Ceará - período compreendido entre os meses de dezembro e janeiro – ficou 21,6% abaixo da média. Nesse período se dão os primeiros registros de chuvas no Estado depois da estação seca, que ocorre de agosto a novembro. A chuva acumulada nos meses de dezembro de 2016 e janeiro de 2017 no Ceará foi de 102,1mm, enquanto a média histórica do período é de 130,3mm. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 60 milhões

Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo Agência Brasil Brasília © Marcello Casal jr/Agência Brasil Versão em áudio ...