CARLOS ALBERTO ALBUQUERQUERESPONSÁVEL PELO BLOG CONEXÃO REGIONAL
sábado, 18 de fevereiro de 2017
SUSTENTABILIDADE RURAL Políticas públicas multiplicam quintais produtivos no Ceará
Dez famílias serão contempladas com três poços artesianos, três kits de bombeamento solar e três galinheiros
Este modelo de produção alia a segurança alimentar à geração de renda ( Foto: Alex Pimentel )
00:00 · 18.02.2017 por Alex Pimentel - Colaborador
Quixeramobim. O convívio do sertanejo em áreas onde as chuvas são escassas não é mais tão assustador ou difícil como antigamente. Hoje, com algumas técnicas e o desenvolvimento de políticas públicas, a vida se torna sustentável onde não costuma brotar nada no chão durante o maior período do ano. Até energia para ligar as máquinas é possível captar dos raios solares e utilizar em regiões outrora consideradas inabitáveis. Acreditando nessas possibilidades, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) idealizou um projeto de sustentabilidade, de "Quintais Produtivos Agroecológicos na Perspectiva da Agricultura Familiar, visando à Segurança Alimentar".
Leia mais
.Pequeno produtor tem freguesia diária garantida
.Tecnologia revitaliza produção de quintal
Conforme as informações repassadas pela Secretaria, a proposta foi aprovada pelo Conselho Estadual Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (CEG/FDID), e, nos próximos meses, dez famílias do Sertão Central já estarão colhendo os frutos desse empreendimento nos seus quintais.
As famílias escolhidas serão contempladas com a perfuração de três poços artesianos, três kits de bombeamento solar e três galinheiros com aves para formar o plantel. Também serão instaladas três Unidades Demonstrativas (UDs), uma na bacia do Pirabibu, a segunda na bacia de Banabuiú e a última na bacia do Quixeramobim. Cada UD terá uma composteira, um minhocário e um biodigestor.
O projeto ainda contempla 30 canteiros econômicos, além de três viveiros de mudas. Serão instalados nas UDs. Está prevista, ainda, a distribuição de materiais didáticos e de divulgação para a realização de oficinas e cursos.
Variedade
Na avaliação dos idealizadores do projeto, na maioria dos quintais existem fruteiras plantadas, como ata, graviola, banana e acerola. Nos canteiros, além da cebolinha verde, pimentão e tomate, a hortelã, a corama e o mastruz também têm espaço. "Além da função ecológica e de conservação de alta diversidade de plantas na sua composição, garantem a variabilidade genética de muitas espécies. Esses quintais, enquanto sistemas agrícolas tradicionais, produzirão alimentos básicos de qualidade para subsistência e venda do excedente, gerando fonte de recursos para as famílias atendidas", explica a secretária-executiva da Sema, Maria Dias Cavalcante.
Esses quintais são exemplos do manejo da terra mais antigo, consistindo na combinação de espécies florestais, medicinais e agrícolas muitas vezes associadas à pequena criação de animais domésticos.
Outro aspecto considerado positivo está em os quintais produtivos proporcionarem a construção do conhecimento relacionado ao meio ambiente. Os agricultores, jovens e técnicos participantes, a partir das técnicas agroecológicas que lhes são repassadas, resultam num somatório dos saberes popular e científico, podendo ajudar a minimizar o processo de desertificação que caracteriza o Semiárido, especificamente, em Quixeramobim.
Mandalas e cisternas
Um modelo de quintal produtivo eficiente, aprovado por quem se dedica à produção familiar, é a mandala. Com mais de uma década dedicada a essa área, o técnico agropecuário Ednaldo Calixto, de Ibaretama, outro município do Centro do Estado, considera esse sistema o mais adequado para quem tem de enfrentar a escassez de água.
O plantio, em forma circular, auxilia no uso racional da água. No reservatório, cônico, construído no centro, ainda é possível até criar peixes.
Entretanto, apesar da multiplicação dos quintais no sertão, desde 2011, quando a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) passou a executar o programa no Ceará, assim como as cisternas de placa, construídas para o abastecimento unifamiliar, também precisam de recarga hídrica, efetuada pelos carros-pipa quando a estiagem se prolonga. A água também pode ficar armazenada nas cisternas de enxurrada, para ser utilizada nos sistemas simplificado de irrigação; no caso dos vegetais, o gotejamento.
Para o ex-titular da SDA, deputado estadual Dedé Teixeira, o programa de Cisternas de Enxurrada e os Quintais Produtivos estão intrinsecamente relacionados. Até 2015 o Ceará recebeu 278.384 tecnologias de captação de água. Nesses números estão 14.873 quintais.
Eles garantem a produção de pequenos animais, a comercialização de hortaliças e frutas, movimentando a economia de pequenos municípios e comunidades e garantindo a subsistência de centenas de famílias. Na avaliação de Teixeira é uma das experiências mais bem-sucedidas para o pequeno e médio agricultor no Semiárido.
Investimento
247.890
Reais é o valor total do projeto de Quintais Produtivos pela Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Sema)
Mais informações:
Secretaria do Meio Ambiente (Sema) - Av. Pontes Vieira, 2666 - Fortaleza
Telefone: (85) 3101-1233
Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) - Av. Bezerra de Menezes, 1820 - Fortaleza
Telefone: (85) 3101-8002
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023
No ano anterior, esperança de vida era de 75,5 anos Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro © 01 12:54:45 Versão em áudio A...
-
D2: Aiuaba realiza mais uma etapa de vacinação contra a Covid POSTADO EM 17 OUT 2021 0 Compartilhar Facebook Facebook Messenger WhatsAp...
-
Portal do Cariri - Noticias A Prefeitura Municipal de Campos através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho juntamente com o CRAS e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário