SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Em homenagem, multidão lembra 83 anos de morte do Padre Cícero


011:33 · 20.07.2017 / atualizado às 15:12 · 20.07.2017 por André CostaFoto: Elizangela Santos

Juazeiro do Norte. Cerca de 30 mil fiéis participaram, na manhã desta quinta-feira, da missa em em louvor aos 83 anos da morte do Padre Cícero, patriarca deste Município. Após a celebração eucarística, aconteceu apresentação da Banda de Música Municipal e distribuição de caldo para os romeiros, pelo programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A romaria do Padre Cícero iniciou na última segunda-feira, integrando a Semana do Município pelos 106 anos de Emancipação Política, que acontece até o próximo sábado, 22, com hasteamento das bandeiras e encerramento das comemorações.30 mil fiéis participaram da missa em memória a Padre Cícero.

Todo dia 20 de cada mês fieis lotam a Praça do Socorro, em frente á capela onde o religioso foi sepultado, para relembrar a morte do Padim. Em julho, porém, a data é celebrada de forma ainda mais especial, pois relembra o aniversário de morte do patriarca juazeirense, Padre Cícero Romão Batista, falecido em 20 de julho de 1934, há 83 anos. A missa foi presidida pelo bispo Dom Gilberto Pastana de Oliveira e teve participação de mais de 100 padres.A missa foi presidida pelo bispo Dom Gilberto Pastana de Oliveira e teve participação de mais de 100 padres.

Para Cícero José da Silva, pároco da Basílica Nossa Senhora das Dores, a morte do patriarca juazeirense é vista de uma forma diferenciada pelos próprios romeiros. “Os fiéis não consideram a morte do Padre Cícero como um acontecimento ruim. A data é comemorada a passagem do Padim desse mundo para o céu, por isso todo dia 20 essa multidão se reúne para reafirmar o compromisso de fidelidade a Jesus”. Conforme explica, a fé católica acredita “na vida eterna, ao lado de Deus, portanto, Padre Cícero está no alto, olhando e intercedendo por todos os devotos e, é dessa forma que o Romeiro enxerga esse acontecimento”, pontua.

“A Romaria que marca os 83 anos de morte do Padre Cícero é de grande importância, até porque a cidade vive, respira romaria. Juazeiro do Norte é a referência que é hoje por causa das romarias. Junto com o aniversário do Município, essa data carrega uma grande responsabilidade e queremos acolher cada vez melhor os nossos romeiros, para que eles sintam-se confortáveis para retornar sempre à nossa Juazeiro”, pontuou o secretário de Turismo e Romarias, Júnior Feitosa.

Família na Praça

Às 17 horas, haverá abertura do projeto “Família na Praça”, na praça do Giradouro, com brinquedos e brincadeiras típicas; pintura em papel e em rosto; apresentação artística de palhaços; contação de histórias; Piquenique literário; oficina de brinquedo com material reciclado; aula de zumba; aula de capoeira e apresentações de grupos tradicionais. A intenção é promover de forma saudável a ocupação dos espaços públicos, e tornar os vínculos mais forte na sociedade. Esse trabalho será realizado em praças da cidade.

Entre outras atividades, haverá Aferição de Pressão; massagem; Terapeuta Ocupacional; Acupuntura; desfile de roupas confeccionada com materiais reciclado; apresentação cultural de grupo infantil do CRAS Horto; apresentação do coral de idosos do Centro de Referência do Idoso (CRI). No Clube dos Comerciários, das 18 às 21 horas, será realizada programação com Ação Social Infantil com cortes de cabelo e brinquedos e Aula de Ginástica, além de Torneio de Futsal e Futebol Society

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Joana Neves, medalhista paralímpica de natação, aos 37 anos

Escrito por Redação No último Mundial, realizado em 2022, Joana conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes Legenda: Ela chegou a ser...