
Chuvas derrubam reformas recentes de canal em Crato.
As chuvas que caíram em Crato, na madrugada da última segunda-feira, derrubaram as reformas feitas no Canal do Rio Granjeiro pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER), órgão vinculado ao Governo do Estado. Além disso, as chuvas atingiram o canal nas imediações da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Pimenta e no centro da cidade.
A reforma emergencial do canal, orçada a primeira etapa em R$ 2,5 milhões foi literalmente por água abaixo. Só restam escombros.
A ponte que liga os dois lados da Avenida José Alves de Figueiredo, que margeia o canal está comprometida. O trânsito na cidade do Crato está com problemas.
Veja os números das chuvas desta terça, 06/03
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Iguatu Iguatu 37.0
Sao Miguel Quixeramobim 30.0
Bau Iguatu 27.0
Aeroporto(Crateus) Crateus 26.0
Campos Sales CAMPOS SALES 23.0
Pedra Branca Pedra Branca 20.0
Quixeramobim Quixeramobim 14.4
Mineirolandia Pedra Branca 13.0
Ac. Pedras Brancas Quixada 11.2
Caixa Acopiara 11.0
Barao De Aquiraz CAMPOS SALES 5.0
Monte Nebo Crateus 3.0
Caridade Caridade 2.0
Nota oficial
Ontem, no início da tarde, o prefeito de Crato, Samuel Araripe (PSDB), soltou nota à imprensa em que aponta que sua administração já vinha apontando as falhas na obra feita pelo Governo do Estado.
No comunicado, Araripe diz que continua lutando“lutando para reverter esse quadro e somando esforços junto à população do Crato”. Ele diz, ainda, que havia “enviado ao Governo do Estado um documento apontando equívocos na obra e pediu uma audiência com o Governador Cid Gomes (PSB)”, sem que nunca tenha obtido uma resposta.
A professora e geógrafa Lireda Albuquerque, da Universidade Regional do Cariri (URCA) aponta uma série de problemas por parte do Município no tocante à questão do canal. Para ela, o correto “seria devolver o rio e acabar o canal, pois ao fazerem esse canal aterraram as margens do rio e destruíram toda possibilidade de preservação”, afirma.
O POVO procurou Luis Salviano de Matos, gerente do Distrito Operacional do DER em Crato, que, por telefone, disse que estava em Fortaleza. Segundo ele, o DER e a Secretaria de Infraestrutura do Estado se pronunciariam ainda ontem sobre o assunto. Até o fechamento da matéria, porém, isso não tinha acontecido.
Do O Povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário