SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

domingo, 3 de julho de 2011



Expocrato: Ideia simples que se tornou um sucesso.

A Expocrato nasceu de uma conversa descontraída entre o professor e criador Pedro Felício Cavalcante e o seu cunhado, prefeito em exercício, Wilson Gonçalves, no dia 1º de maio de 1944, no Café de Isabel Virgínia, ponto de encontro dos políticos. Wilson Gonçalves, dirigindo-se diretamente a Pedro Felício, disse que precisavam criar um evento para movimentar a cidade. E assim, entre um pires de doce de leite e um cafezinho, nasceu a ideia de uma Exposição Agropecuária, que foi posta em prática quase que imediatamente.

A conversa foi presenciada pelo radialista e memorialista Humberto Cabral, que acompanhou também os primeiros passos do evento. Cabral recorda que, no fim de maio do mesmo ano, o prefeito Wilson Gonçalves foi a Fortaleza participar de uma audiência com o secretário estadual da Agricultura e Pecuária, o agrônomo Rui Monte, em busca de apoio do governo para concretização do sonho, alegando que apesar da cidade não ser de tradição pecuária, o evento traria desenvolvimento e aprimoramento maior desse setor na cidade e também região. Enfrentou todos os obstáculos contrários a realização da feira, derrubando argumentos fortes e conseguindo o apoio do governo para a realização da primeira feira agropecuária.

Concretização

Ao retornar ao Crato, foi recebido com alegria pelos políticos, representantes da classe agropecuária e outras autoridades da região na Praça da Estação. "Tinha até banda de música!", lembra Cabral, destacando que a repercussão da notícia foi feita pela imprensa local, que divulgou a novidade na amplificadora local e na edição dominical do jornal "A ação".

O próximo passo do prefeito, de acordo com Cabral, foi fazer uma reunião com o bispo diocesano da época, dom Francisco de Assis Pires, quando então solicitou a doação de um terreno para a realização do evento. Conseguiu o terreno de um antigo sítio da Casa de Caridade de Crato, fundada pelo Padre Ibiapina, onde hoje se localiza a Reitoria da Universidade Regional do Cariri (Urca). Instalaram no local um parque para a primeira exposição e criaram uma comissão central que cuidaria de todo o trâmite necessário para a realização da primeira exposição. De lá pra cá, o evento só cresceu. (A.V.)

INÍCIO

Primeira feira foi em 1944

Crato No dia 21 de junho de 1944 foi inaugurada a primeira Exposição Agropecuária do Crato pela portaria 100/1944, nomeando como patrono e presidente o professor Pedro Felício Cavalcante, e criando a primeira Comissão Central Organizadora do evento. Os então organizadores foram à exposição de Uberaba (MG) para trazer um comboio de animais. A comissão comprou um vagão de animais de raça que saiu de trem para o Rio de Janeiro, de lá veio de navio até Fortaleza e chegou ao Crato de trem. Em meados de setembro do mesmo ano é distribuído, entre os criadores da região do Cariri, o regulamento da I Exposição Agropecuária do Nordeste, apenas dois meses antes da realização do primeiro evento no Crato que, naquela época, recebeu a denominação regional.

A abertura contou com a presença do então governador do Estado, Francisco Menezes Pimentel, dentre outros convidados ilustres, dos quais se destacaram o bispo dom Francisco de Assis Pires, que abençoou as instalações do parque.

A festa aconteceu de 4 a 7 de dezembro daquele ano com grande sucesso. Porém, entre a primeira e a segunda edição houve um intervalo de nove anos, devido à crise provocada pela Segunda Guerra Mundial, que também repercutiu na região do Cariri.

O ex-prefeito do Crato, Ariovaldo Carvalho, um dos remanescentes das primeiras exposições, lembra que só no ano de 1950, três anos antes do centenário da cidade, o prefeito em exercício, Décio Teles Cartaxo, decidiu reativar a Exposição Agropecuária no antigo bosque, onde hoje está localizada a Praça Alexandre Arraes. (A.V.)

MAIS INFORMAÇÕES

Parque de Exposições do Crato
Praça Filemon Teles, S/N
Região do Cariri
Telefone: (88) 3102.1293

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiba como as empresas que já encomendaram carros voadores da Embraer pretendem usá-los no Brasil

Segundo a Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana responsável pelos eVTOLs da Embraer, o objetivo é iniciar a operação até o fim de 2...