Escola de Reriutaba inova
no ensino de matemática
Município avança sobre índices de
anos anteriores e fica entre as maiores notas a partir de novos projetos
por Marcelino
Júnior - Colaborador
Hipermercado criado pelo viés
pedagógico tem refletido na educação ( Fotos: Marcelino Júnior )O projeto consiste em uma atividade
interdisciplinar que trabalha português e matemática do 3º ao 5º Ano do Ensino
Fundamental da Escola Deputado Manoel Rodrigues
Reriutaba. Este
município obteve, no último levantamento do Sistema Permanente de Avaliação da
Educação Básica do Ceará (Spaece), o 3° lugar geral e o 1° lugar na disciplina
de matemática. O resultado, bem acima da média apresentada até 2013, foi
possível, com a ajuda de projetos pedagógicos e jogos lúdicos, que chamaram a
atenção dos alunos, principalmente para o universo da matemática, antes
considerada por eles como o "bicho papão" da escola, responsável pelo
baixo rendimento de muitos deles.
As brincadeiras com
números, dentro da sala de aula, passaram a fazer parte do cotidiano das
crianças do 3° ao 5° Ano, somadas ao conhecimento que cada aluno trouxe de casa
e da própria comunidade, compartilhados durante o aprendizado. E uma das
atividades que vêm contribuindo para a melhor compreensão em relação ao
conteúdo ensinado é o "Hipermercado em Sala de Aula".
O projeto consiste
em uma atividade interdisciplinar que trabalha português e matemática do 3° ao
5º Ano do Ensino Fundamental, e foi desenvolvido quando as turmas iniciaram uma
pesquisa de preços no comércio local, seguida da seleção de produtos, montagem
do supermercado, colocação de preços nas mercadorias e início das atividades,
que colocaram a Escola Deputado Manoel Rodrigues em destaque estadual, além de
elevar a autoestima, não apenas de alunos e professores, mas de todos que fazem
parte direta ou indiretamente da educação das crianças.
Primeiro lugar no
pódio
É no distrito de
Amanaiara, a cerca de 10 quilômetros da sede do município, que se localiza a
Escola Deputado Manoel Rodrigues, com 104 alunos, e campeã do Spaece, à frente
dos outros 183 municípios cearenses. A coordenadora de matemática do Ensino
Fundamental I, no município, Carla Simone Albuquerque, explica que a nova
atividade tem ajudado, inicialmente, no uso prático da matemática nas relações
diárias.
" Essa ideia
surgiu para explorar o uso prático da matemática no dia a dia das crianças.
Quando participavam das aulas de cálculo, muitos alunos perguntavam quando
iriam usar aquele aprendizado na vida. A partir dessa observação, desenvolvemos
o projeto, mostrando a importância e a praticidade da matemática para o
cotidiano deles " afirmou a educadora.
Um dos objetivos do
Hipermercado em Sala de Aula, é trabalhar as relações de compra e venda,
contribuindo para a formação de valores e ajudando a criar hábitos de compra
mais conscientes, entre as crianças.
"Quando eles
fazem as atividades dentro do hipermercado, os professores entregam uma lista
de compra da semana e o dinheiro para que eles realizem essa transação. Alguns,
no começo, iam direto comprar biscoitos, chocolates, mas depois perceberam que
ficavam sem dinheiro para os itens da cesta básica, como arroz e feijão. Com
isso, eles passam a ter noções de valor do dinheiro", detalha a educadora
Carla Simone.
Aprendizado
A inclusão de jogos
e brincadeiras lúdicas fez toda a diferença na aprendizagem, principalmente do
3º ao 5º ano, trabalho desenvolvido desde 2011. Hoje, a taxa de acertos no uso
das quatro operações com alunos do 5° Ano subiu 36%, se comparado ao primeiro
ano de implantação do projeto.
O aluno Elias Costa
Pinto, de 10 anos, diz que o aprendizado trouxe mudanças importantes, não
somente por passar a gostar de matemática, mas na hora de ajudar com as
compras. "Eu aprendi a observar o prazo de validade dos produtos, ajudo
minha mãe a comprar o que realmente é importante para casa, e gosto de
acompanhar na hora de calcular o que foi comprado, com isso eu aprendo
mais".
Bruno Gabriel
Ribeiro de Araújo, também de 10 anos, viu o medo de matemática ir desaparecendo
aos poucos, à medida que o 'hipermercado" ia sendo montado por ele e os
outros colegas de sala. A aula prática ajudou a criar uma certa intimidade com
as operações matemáticas, que antes não existia, além de ajudar a ir além de
uma simples conta. "Antes eu só pedia para meus pais comprarem o que eu
queria. Agora, eu ajudo a escolher o que é necessário, sempre observando o
preço dos produtos, comparando todos, e participando mais na hora de
comprar", afirmou.
Os índices de
crescimento iniciaram com o trabalho realizado no ano de 2005, que, aos poucos,
evoluiu ao patamar que se encontra hoje. A evasão escolar considerada alta, foi
baixando para números mais aceitáveis com média de 10%, e continua caindo,
segundo levantamento da Secretaria de Educação de Reriutaba, que possui 26
escolas e duas creches. São cerca de 4 mil alunos atendidos, num lugar em que,
em média, 50% de seus moradores vivem da agricultura familiar. O analfabetismo
funcional, quando a pessoa não compreende textos simples e nem consegue fazer
operações matemáticas, segundo dados da Secretaria, também caiu de 30% para
10%, ao longo dos anos.
Bons resultados
Além dos bons
números no Spaece, que avalia o desempenho de estudantes do 2° ao 5° Ano, em
todo o Estado, o nível de proficiência, conjunto de melhorias na educação em
cada um dos municípios participantes, também é observado.
Na escala de
proficiência que vai de 0 a 400, o município subiu de 268 para 299. Segundo a
coordenadora de matemática do Ensino Fundamental I, Carla Simone Albuquerque,
"os professores também tinham uma certa dificuldade em tornar a aula de
matemática mais atrativa, mas com o lúdico e os jogos, pudemos reverter essa
situação e evoluir".
Reriutaba também é
destaque no Escola Nota Dez, que incentiva a competitividade entre estados e
municípios, com premiação para àqueles que apresentem os melhores projetos
sociais, culturais e esportivos, no combate à evasão escolar, promovendo a
melhoria na qualidade do ensino. Das 150 escolas avaliadas no ano passado,
cinco delas, são de Reriutaba, que pretende ampliar esse número, com o
resultado da última avaliação, esperado para este mês de setembro.
Para o secretário
de Educação, Francisco Braga, "esses resultados são a somatória de um
esforço conjunto, que tem ganhado força e melhorado nosso desempenho, não
apenas quando se fala em índices ou números, mas em autoestima. O município tem
chamado atenção por conta desse compromisso que abraçamos para superar nossos
problemas, e elevar o nível de aprendizado entre nossas crianças", disse.
A contribuição dos
alunos da Escola Deputado Manoel Rodrigues, também soma pontos na hora de medir
o Índice de Desenvolvimento da educação básica (Ideb), criado para avaliar, a
cada dois anos, a qualidade do aprendizado nacional, no que diz respeito ao
ensino básico, e estabelecer metas para a melhoria desse ensino.
A escala varia de 0
a 10 pontos, e o diagnóstico ajuda na priorização de políticas públicas de
distribuição de recursos financeiros, pedagógicos e tecnológicos.
De acordo com o
Ideb, a escola de Amanaiara apresentava 3,8 pontos em 2009; passando para 5,1
(2011) e avançando para 6,8 (2013), ficando bem acima da média do município
(5,7), do Ceará (5,0) e do Brasil (5,2) naquele ano. Para o diretor Francisco
Fabiano da Silva, o êxito é coletivo. "Essa é a concretização de um
intenso trabalho", afirma.
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