CONEXAOREGIONAL.BLOGSPOT.COM

CONEXAOREGIONAL.BLOGSPOT.COM
Blog direcionado aos Fatos que Norteiam o Cotidiano da região do Cariri Oeste

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012


Salitre realiza evento de Capoeira.

Foi realizado em Salitre o II Batizado e Troca de Cordas de alunos que praticam capoeira no município. Através da Secretaria de Assistência Social, que faz um tabalho junto a Fundação Arte Brasil de Capoeira, entregou a graduação e certificação de 40 alunos do instrutor Iranildo.

O evento contou com a participação do Presidente da Fundação Arte Brasil, o Mestre Pedro, que parabenizou o evento, principalmente o trabalho que a secretaria vem desenvolvendo com as crianças e adolescentes. Foi uma roda de capoeira muito animada, onde contou também com a participação de outros mestres, como o chicão e Paulo, que trabalham também com crianças a arte do Karatê.

A primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Eliane Batista, agradeceu a parceria com a Fundação Arte Brasil e o trabalho dos monitores e instrutores que tem a missão de estar diariamente com centenas de crianças e adolescentes e que a Secretaria não medirá esforços para manter esse programa de socialização e integração esportiva.

Chagas Sous@

Grupos de Jovens realizam Assembléia Paroquial da Pastoral da Juventude.

Os grupos de jovens Juventude Catolica Fronteirense (JUCAF) de Fronteiras e Juventude Protagonista Cristã (JUPROC) de São Julião, realizaram no último final de semana a Assembléia Paroquial da Juventude.
O evento que é realizado anualmente objetiva planejar as ações dos grupos para o ano corrente. Durante o encontro os jovens foram capacitados sobre a Campanha da Fraternidade 2012 e sobre a Jornada Mundial da Juventude (Rio 2013).
O encontro serviu para que os jovens escolhessem as novas coordenações e planejassem a Passagem dos Ícones da Jornada Mundial da Juventude pela Paróquia de Fronteiras, fato que acontecerá no dia 21 de março.
Neste ano o encontro contou com a presença do jovem Robério Portela (Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude), Júnior Sá (Coordenador Paroquial) e do Pe. Antonio Mendes.

Fronteiras Online.

Vândalos tentaram arrombar Fórum da Comarca de Fronteiras.

Na noite da segunda-feira (27) vândalos tentaram arrombar o Fórum Des. Thomás Gomes Campelo na Comarca de Fronteiras.

A grade de uma janela que dá acesso a sala de audiências e ao gabinete do juíz foi quebrada. Os meliantes tentaram arrombar a janela, mas não lograram êxito.

Segundo informações do Juiz Titular da Comarca, Dr. Marcos Antonio Moura Mendes, o objetivo dos meliantes era ter acesso ao gabinete do magistrado.

A Polícia Civil investiga se o objetivo dos criminosos era o furto de processos ou se estavam buscando armas, que segundo Dr. Marcos Antonio, não existia nenhuma guardada no Fórum, pois as armas resultantes de apreenções são constantemente remetidas ao TJ.

Esta é a segunda vez que o Fórum Des. Thomás Gomes Campelo sofre uma tentativa de roubo.

Fonte: Fronteiras On line

Salitre mais uma Unidade Básica de Saúde.

Acontecerá nesta sexta feira, dia 2 de março, às 11:00 horas, a inauguração da Unidade Básica de Saúde Maria de Lourdes Dias de Alencar, na Comunidade de Espírito Santo.

O equipamento irá beneficiar as localidades de Boa Sorte, Chapada da Água Branca, Papagaio, Cajazeiras, Serra Velha e Espírito Santo, com a prestação de serviço nas áreas de odontologia, enfermagem e médica.

No evento, confirmada a presença do Secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, dando credibilidade a entrega de mais uma ação em favor do povo.

O Prefeito Agenor Ribeiro, o Vice João Costa, o Presidente da Câmara Municipal Rondilson Alencar e a Dra. Taysa Gomes, Secretária Municipal de Saúde, felizes pela concretização de mais uma obra de real interesse do povo, convidam à todos para se fazerem presentes à solenidade.

É a gestão descentralizada do Prefeito Agenor Ribeiro, beneficiando as comunidades rurais do município de Salitre, entregando equipamentos de muita importância para o bem estar de sua gente.

Site Rádio Três Fronteiras AM.

CAMPOS SALES REALIZA III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CULTURA.

A Secretária da Juventude, Cultura, Lazer, Turismo e Desporto, realizou nesta terça-feira, no Auditório do Hotel Municipal a III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CULTURA. A Secretária de Cultura, Magnólia Lima, abriu a Conferência. Fez uso da palavra o Prefeito Municipal Dr. Paulo Ney Martins, onde falou das dificuldades financeiras da Pasta da Cultura, mas, que muito está sendo feito no que diz respeito à qualificação profissional dos artistas.

Destacou ainda a realização da Semana de Bárbara de Alencar, um evento que segundo ele contribui para o resgate da Memória da Heroína e para preservação do bem imaterial sobre a mesma. O Senhor Romildo Sousa, gerente da agência do Banco do Nordeste proferiu palestra sobre Cultura e Gestão Cultural. Participaram da Conferência artistas, educadores, estudantes, Secretária de Saúde: Jovana Crozara, Secretária do Trabalho e Inclusão Social: Tereza Aguiar Martins, Representantes da Secretária de Educação: Mara Lima, Associação dos Artesãos, Associação do Guaranii, Conselho de Pais de Campos Sales, Associação Pestalozzi, AABB de Campos Sales, Grupo Época de Teatro, diretores das Escolas Municipais, Escola Profissionalizante Presidente Médice, músicos e representantes do movimento junino.

Os temas debatidos durante todo o dia nortearam as diretrizes e ações do Plano Municipal de Cultura.

Com informações da Sec. de Cultura


Festa de São José Padroeiro de Potengi começa no dia 09 de março.

Potengienses já se preparam para mais uma grande festa que é comemorada no mês de março. É a tradicional festa de São José que é comemorada também em todo o Ceará.

Este ano já esta definido a programação religiosa pelo administrador paroquial, o Pe.Cicero Cabloco. O tema da festa desta edição de 2012 é : São José Fiel Protetor da Igreja.

A programação começa no dia 09 de março na abertura com o tradicional carregamento do pau da bandeira às 16hs e segue até o dia 19 de março data em que marca o encerramento da festa. Todas as noites a partir das 18hs novena e missa na Igreja Matriz com participação de diversos pregadores da região seguida de quermesses e barraca no pátio da Igreja. Dia 16 tradicional bingão de São José com 5 valiosos prêmios. No dia 18 Tradicional Leilão de São José. Dia 19 no encerramento Missa Solene às 09hs, à tarde às 16hs missa, em seguida procissão encerrando com a benção do Santíssimo.

As atrações de shows também já foram divulgadas pela a administração "Potengi de Todos" o prefeito Samuel Carlos aproveitou o momento da festa do ano novo para divulgar pessoalmente as atrações que este ano traz, no dia 17 de março sábado, Forró Dakele Jeito, Moleca 100 Vergonha e Cicero do Assaré. No domingo dia 18 atrações de relevância nacional como Toca do Vale e Garota Safada que promete movimentar Potengi e toda a região circo-vizinhas, a festa este ano é considerada por todos um dos maiores eventos do interior.

Por Ivanildo Souza
"Potengi Na Internet"

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


Fujita Engenharia é obrigada a reformar Policlínica de Campos Sales.
A obra com problemas físicos denunciados pelo JC deve ficar pronta até o final de março.

Por: Luciano Augusto

A irritação do governador Cid Gomes com as obras da Policlínica de Campos Sales, no Cariri, surtiu efeito. O Jornal do Cariri denunciou, na última edição, as falhas que comprometiam a realização de qualquer atividade no interior do prédio, como pisos cedendo e azulejos das paredes caindo com facilidade.

A equipe de reportagem também confirmou problemas na instalação elétrica da obra. Após visita do JC, técnicos do Governo do Estado e da construtora Fujita fizeram uma reunião no local e constataram os problemas.

A empresa se comprometeu em realizar os reparos necessários e entregar a obra tão logo estivesse apta a funcionar normalmente. O secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, confirmou que a Policlínica de Campos Sales será entregue à população em 30 dias, entre o final de março e início de abril.

“A empresa foi notificada para corrigir os problemas. O pessoal que vai trabalhar já foi selecionado há alguns meses”, disse. Apesar da demora, Arruda Bastos afirma que a situação é comum e que o setor de Engenharia sempre faz vistoria e solicita reparos.

O secretário de Saúde lembra que outras quatro policlínicas já foram inauguradas, de Baturité, Tauá, Camocim e Pacajus, mas somente a última ainda não está funcionando. Ao todo, serão 12 policlínicas tipo um, com dez especialidades, e quatro do tipo 2.

Empresa

Para a Fujita Engenharia, empresa responsável pela obra, a situação não foge à normalidade. A engenheira Liana Fujita de Carvalho Rocha concedeu entrevista ao Jornal do Cariri e explicou que a entrega do prédio, no primeiro momento, é provisória, para avaliação e solicitação de possíveis correções.

Ceará Agora.

ESSA SERÁ A PRAÇA DO Ó, DO FUTURO.

Policlínica de Campos Sales deve ficar pronta em 30 dias.

O Jornal do Cariri denunciou falhas que comprometiam a realização de qualquer atividade no prédio.

Por: Kyara Aires

A irritação do governador Cid Gomes com as obras da Policlínica de Campos Sales, no Cariri, surtiu efeito. O Jornal do Cariri denunciou, na última edição, as falhas que comprometiam a realização de qualquer atividade no interior do prédio, como pisos cedendo e azulejos das paredes caindo com facilidade. A equipe de reportagem também confirmou problemas na instalação elétrica da obra.

Após as denúncias, técnicos do Governo do Estado e da construtora Fujita fizeram uma reunião no local e constataram os problemas. A empresa se comprometeu a realizar os reparos necessários e entregar a obra tão logo estivesse apta a funcionar normalmente.

O secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, confirmou que a Policlínica de Campos Sales será entregue à população em 30 dias, entre o final de março e início de abril. “A empresa foi notificada para corrigir os problemas. O pessoal que vai trabalhar já foi selecionado há alguns meses”, disse.

Apesar da demora, Arruda Bastos afirma que a situação é comum e que o setor de Engenharia sempre faz vistoria e solicita reparos, como informa o Jornal do Cariri desta terça-feira (28).

Ceará Agora

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012



Iremos receber em Campos Sales, a CIA Carroça de Mamulengos, originou-se em Brasilia e a 35 anos visita o Brasil com apresentações de palhaços, bonecos e exibição de cinema. Campos Sales receberá a exibição do Filme O Palhaço de Selton Mello, além de Oficinas de perna de pau, malabares e uma palhaceata pelas principais ruas da cidade. Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a Cia Carroça de Mamulengos.

Secult Campos Sales.

Cidades são homenageadas na primeira Jornada Municipalista de 2012.
Dentre os homenageados, estão: Ararendá, Banabuiú, Cruz, Farias Brito, Redenção e Tejuçuoca.

Por: Roberta Farias

A primeira Jornada Municipalista de 2012 está sendo realizada neste momento na Assembleia Legislativa do Ceará. Durante a solenidade, os municípios de Alcântara, Ararendá, Altaneira, Apuiarés, Banabuiú, Catunda, Cruz, Farias Brito, Hidrolândia, Iguatu, Independência, Ipaumirim, Jardim, Madalena, Mocambo, Ocara, Redenção e Tejuçuoca.

A mesa foi presidida pelo deputado estadual José Sarto (PSB), ao lado do também deputado estadual e atual secretário de Cultura do Estado, Francisco Pinheiro (PT), o prefeito de Araripe e vice-presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Germano Correia, e Márcia Oliveira, da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) e o secretário adjunto do Planejamento e Gestão (Seplag), Philipe Nottingham.

Durante a entrada das bandeiras dos municípios homenageados, foi retratado um pequeno resumo histórico das cidades. Um estudante de Mocambo, participante da Olimpíada Brasileira Matemática, foi o representante do município na solenidade. Já o estudante da Escola Municipal Paulo Sarasate, do município de Paramoti, Jonas Queiroz, foi quem levou a bandeira para o plenário.

O município de Redenção, no Vale do Acarape, também foi um dos homenageados. A estudante Mariana de Lima, da Escola Maria Augusta Russo, levou a bandeira do município para o centro do plenário da Casa. Neste instante, foi destaque no histórico do município a introdução da cultura da cana-de-açucar na região, que deu origem aos engenhos locais de Redenção.

Atuando como 1º vice-presidente da Assembleia, Sarto parabenizou os municípios homenageados. Philipe reforçou o crescimento dos investimentos da Seplag em prol do desenvolvimento do Estado, que no período de 2007 a 2010 foram de R$ 6,9 bilhões. Além disso, foram demonstrados números sobre o aumento do número de empregos no Estado, assim como de exportações e redução do analfabetismo.

Cearáagora.

sábado, 25 de fevereiro de 2012


CAMPOS SALES VENCE A COPA DINIZ 2012.

Campos Sales, representado pela Escolinha do Raul, sai vitorioso na COPA DINIZ 2012, vence Assaré, representado pela ADA – Associação dos Desportistas de Assaré, numa linda festa do Esporte campossalense.
Parabenizamos a equipe vencedora e os organizadores do Evento. Neto Diniz, valeu!
As partidas foram transmitidas através da Rádio Cidade por M. Filho e Junior.
A Escolinha do Raul, parabéns!

Embora tenhamos alguns equipamentos esportivos com a estrutura fragilizada, que até o momento não conseguimos resolver, independente de tudo isso, e soberano a tudo, o nosso Esporte continua FORTE! Temos muitos talentos! Temos grandes desportistas! Várias modalidades esportivas vêm sendo trabalhada no município: Skate, Kung Fu, Karate, motociclismo, ciclismo, corrida de pedestres, FUTSAL, Voley, Futebol, entre outras modalidades. Temos pessoas que acreditam no nosso Esporte e fazem um grande trabalho, fazem a diferença. O Neto Diniz, o Jurandir , Dr. Christian, Orlando Duarte, Data, Doda, Nossos árbitros e Juizes de futebol e o M. Filho, são constantes apoiadores do nosso esporte! Aos nossos desportistas, o nosso respeito e reconhecimento! Quem sabe faz a hora não espera acontecer!

Secult Campos Sales.

ENTIDADES E GRUPOS ORGANIZADOS FORTALECEM A CULTURA CARNAVALESCA EM CAMPOS SALES.

Este ano, por motivos superiores e alheios a nossa vontade, não foi possível a Prefeitura realizar o Campos Folia, na sua 4ª edição,mas, nem por isso a comunidade deixou de brincar e de manifestar o seu desejo para que a cultura carnavalesca em Campos Sales perdure, tivemos várias manifestações culturais entre elas destacamos: a Escola Sagrado Coração - realizou um lindo desfile, com seus blocos, Secretaria de Trabalho inclusão Social, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, realizaram o carnaval infanto juvenil e caminhada em prol do selo Unicef, o distrito do Itaguá, garantiu a animação nos 04 dias de Carnaval, e terça-feira, tivemos a banda Forrozão Beijo Ardente animando os brincantes na Praça Padre Cícero. Tivemos dias de bastante chuva na região,mas, não impediu que os foliões brincassem num clima de paz e descontração. Todos esses acontecimentos nos proporcionam uma reflexão sobre o elo social que se instala a partir da iniciativa das instituições, envolvendo o poder público, a iniciativa privada, as manifestações artístico-culturais e a comunidade, os quais se tornam partes imprescindíveis do processo, e ao mesmo tempo dependentes desta união, que fazem acontecer o Carnaval, independente da participação ou não do poder público. Precisamos apoiar e incentivar a iniciativa privada e instituições, a cultura de Campos Sales, não pode ficar esperando apenas por ações do poder público, este pode ser um parceiro. Quanto mais entidades trabalhando em prol da nossa cultura, do nosso esporte, da melhoria social, ambiental e educacional, melhor para a nossa comunidade, melhor para o artista. Aos organizadores e idealizadores dos eventos citados, a nossa Polícia Militar, a nossa admiração, gratidão e reconhecimento. Valeu!

Secult Campos Sales.

Equipe de Arbitragem de Campos Sales, reuni-se com a Secretária de Cultura e Esporte de Campos Sales.

A Equipe de árbitros de Campos Sales, é considerada a melhor da região, desenvolvendo no município e na região um trabalho sério e comprometido, eles se preparam para o Campeonato Municipal de Futebol. Nessa sexta-feira, dia 17, estiveram reunidos coma Secretária para tratar de vários assuntos sobre o Esporte na nossa cidade. Espera-se para esse ano envolver o maior número de jovens na copa interbairros. O coordenador de esporte Jurandir também esteve presente.

Secult Campos Sales.

aceji promove encontro de comunicadores em Catarina‏.

A ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior) confirma para o próximo dia 17 de março, a realização do IX Encontro de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Ceará, tendo como sede o município de Catarina, localizado na região dos Inhamuns.
De acordo com o presidente em exercício da ACEJI, jornalista João Ferreira, esta será a primeira edição dos chamados encontros regionais este ano. O Encontro recebe o apoio da Prefeitura de Catarina, por meio do prefeito Jefferson Paes de Andrade Rodrigues, e da Câmara Municipal de Catarina, através do vereador Antônio das Chagas Oliveira (Valmir).
De Fortaleza seguirá uma caravana, comandada pela ACEJI e Sincorce (Sindicato dos Correspondentes do Ceará), entidades promotoras do Encontro. O presidente da ACEJI está convidando autoridades, como o vice-governador Domingos Filho, secretários estaduais e outros, para proferirem palestras durante o Encontro, abordando a problemática regional e as demandas da categoria.
A viagem da comitiva de Fortaleza vai acontecer de Fortaleza no dia anterior para pernoitar em Catarina. As inscrições podem ser feitas na sede da ACEJI (av. Dom Manuel, 423), em Fortaleza. As cidades do Cariri, Inhamuns e Centro-Sul também vão mandar representantes, conforme os organizadores da promoção.

Amaury Alencar



Governador Cid Gomes, Dra. Angela, Dr. Germano e Coronel Bezerra na inauguração da Delegacia de Araripe

Dr. Geovane Delegado de Araripe, Dr. Germano, Cel. Bezerra e Sagto Juca . O Governador Cid Gomes esteve nesta Quinta Feira (23/02) em Araripe para entregar juntamente com o Prefeito Dr. Germano a Delegacia Municipal . A nova delegacia de Policia Civil e destacamento da Policia Militar em nosso município é sinônimo de mais segurança ao povo Araripense. A nova unidade irá garantir mais agilidade na conclusão de inquéritos e dar melhores condições no atendimento ao público. Além disso, policiais civis e militares estarão integrados com o objetivo de intensificar ações preventivas e repressivas. A nova delegacia em Araripe conta com sala para os delegados, sala para o inspetor chefe, análise criminal, cartório, sala de audiência, sala de comando da PM, cela especial e sala de reconhecimento. Orçada em R$ 1.185,178,13 este equipamento é mais uma parceria do Governo do Estado do Ceará com a Prefeitura de Araripe. O evento contou com a participação dos prefeitos das cidades vizinhas, entre eles Dr. Samuel Carlos da cidade de Potengi, Afonso Sampaio de Nova Olinda, Dr. Paulo Ney Martins do município de Campos Sales e Agenor Ribeiro de Salitre. O Secretário de Segurança Pública Coronel Francisco Bezerra e o Delegado Geral da Policiai Civil Dr. Luiz Carlos Dantas também participaram do evento. Em sua fala o Prefeito Dr. Germano agradeceu mais uma vez ao Governador Cid Gomes pelos investimentos que o Estado tem realizado em Araripe, e disse que estas realizações vão melhorar sem duvidas a qualidade de vida do nosso povo, pois todos os setores da comunidade têm sido beneficiados. Mais uma vez o povo de Araripe atendeu ao convite do Prefeito, e uma verdadeira multidão compareceu ao evento para prestigiar o governador.Colaborou: Duda Brasil- texto e fotos.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012


CID GOMES SE IRRITA COM FALHAS NA ESTRUTURA DA POLICLÍNICA DE CAMPOS SALES.

O prefeito do município de Campos Sales, na região do Cariri, Paulo Ney Martins (PSDB), apresentou um relatório completo ao governador Cid Gomes (PSB) sobre a situação da futura policlínica do município, informa a edição desta semana do Jornal do Cariri.

A obra, construída pela empresa Fujita Engenharia, foi entregue ao Governo do Estado, mas, em seguida, várias correções foram necessárias. O governador não conseguiu esconder a irritação ao ouvir, durante reunião com prefeitos das cidades do Cariri, os relatos sobre a qualidade das obras do local.
O Jornal do Cariri foi conferir os problemas relatados pelo prefeito de Campos Sales. A cerâmica do chão e das paredes já cedeu em diversos pontos; é possível ouvi-los quebrando ao caminhar pelos corredores.
As instalações hidráulicas e elétricas precisaram ser revisadas após detecção de problemas. O longo tempo de inatividade deixou cadeiras, mesas, computadores e outros equipamentos com uma grossa camada de poeira.

A visão externa imponente da Policlínica contrasta com os problemas físicos que inviabilizam qualquer atividade no interior do prédio. Alguns vidros da entrada, com mais de dois metros, chegaram a quebrar e foram substituidos.
No momento da visita do JC, um auxiliar de obras aguardava a chegada de um engenheiro da empresa Fujita. José Cícero de Lima, com 28 anos de experiência em pequenas edificações, participou da construção do prédio e confirmou que alguns cuidados não foram observados durante as atividades, como a aplicação dos azulejos sem molhar antes, causando o desprendimento das peças.
Segundo ele, a parede da sala de Raio X precisou ser refeita, porque o piso se soltou. A equipe de reportagem deixou o local e, horas depois, ao meio dia, ocorreu uma reunião entre técnicos do Governo do Estado e da empresa Fujita.

O relato sobre os graves defeitos na construção da Policlínica tirou, por alguns minutos, o bom humor de Cid Gomes, que manifestava entusiasmo com as ações conjuntas realizadas na área de saúde entre o Governo do Estado e os municípios.
Ao ouvir as palavras de Paulo Ney, Cid perguntou aos técnicos da área se o Governo do Estado havia recebido oficialmente a Policlínica, mesmo com tantos problemas deixados pela Construtora Fujita.

Ouviu uma resposta afirmativa e disparou: “Se existem problemas, o Estado não deveria ter recebido a obra”, cobrou o governador, conforme relatou ao Jornal do Cariri um dos participantes da reunião ocorrida, na terça-feira, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
Os técnicos alegaram ainda que a obra da Policlínica foi entregue como concluída, mas que a Construtora Fujita ficou de fazer os reparos. O semblante do governador, observado pelos presentes, era de irritação.

IVO ZARANTE.

Mais de 40 municípios formalizam adesão a convênio sobre Plano de Saneamento.

A iniciativa engloba ações que beneficiam abastecimento de água, esgotamento sanitário, dentre outros.

Por: Roberta Farias

Quarenta e seis municípios cearenses devem aderir ao convênio para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento, firmado em janeiro, de responsabilidade do Governo do estado, através da Secretaria das Cidades.

O plano engloba ações que beneficiam abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e ainda, prevê a elaboração de diagnóstico, diretrizes e ações específicas para cada cidade contemplada.

Ao todo, municípios de até 20 mil habitantes devem investir no convênio que envolve recursos da ordem de R$ 25 mil, divididos igualitariamente entre o Governo do Estado do Ceará e as prefeituras participantes.

As cidades que aderiram a iniciativa são: Alcântaras, Apuiarés, Ararendá, Baixio, Capistrano, Cariré, Carnaubal, Choró, Chorozinho, Fortim, Groaíras, Guaramiranga, Iracema, Itaiçaba, Itapiúna, Jati, Miraíma, Moraújo, Pacoti, Pacujá, Palmácia, Penaforte, POTENGI, Reriutaba, SALITRE, Tejuçuoca, Tururu, Umirim, Uruburetama, Uruoca e Varjota.

Ceará Agora.



Governador Cid inaugura mais uma Delegacia.

Às 18 horas, do dia 23 de fevereiro, foi inaugurada a delegacia do município de Araripe. Para o novo equipamento, o Governo investiu R$ 1.185.178,13, sendo R$ 929.593,28 para a construção do prédio que irá atender a uma população de 20.689 habitantes e R$ 255.584,85 destinados a equipamentos da delegacia como mobiliários, computadores e viatura. À frente da delegacia estará o delegado Cícero Giovani Souza de Aquino.

Desde o dia 26 de janeiro, já foram entregues 12 delegacias à população: 15º DP, em Fortaleza e as delegacias dos municípios de Aracoiaba, Chorozinho, Jucás, Pindoretama, Saboeiro, Uruoca, Chaval, Bela Cruz, Penaforte, Farias Brito e Assaré.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012


Antonina do Norte: Idosa de 108 anos conheceu Pe. Cícero

Uma das mulheres mais velhas do Ceará comemora, hoje, 108 anos de idade. Josefa Maria da Conceição permanece lúcida, caminha em casa, lembra das dificuldades que enfrentou para sobreviver aos anos de seca e criar os filhos. Traz no coração recordações de Padre Cícero, da chegada do trem à cidade de Juazeiro do Norte, do primeiro automóvel no Crato.

Dona Josefa mora com a filha mais velha, Geraldina Ferreira Gomes, 76 anos, em uma casa de taipa, mas com alpendre e reboco, a 200 metros da CE-373, no Distrito Tabuleiro, a 5km da cidade de Antonina do Norte. Hoje à tarde, quatro filhos, seis netos e um bisneto vão se reunir para cantar parabéns à matriarca querida pela família. Não haverá festa, mas um encontro fraterno, um bolo já encomendado, para marcar a data.

E qual o segredo para uma vida centenária? "Não tem. Deus é quem sabe", responde dona Josefa. A senhora imaginava viver tanto assim? "Nunca pensei. Sou de quatro (1904) e já cheguei aos 108, não é isso?", ri, passa a mão no rosto e fica pensativa. "Estou vivendo". Devota de Padre Cícero e de Nossa Senhora das Dores, disse que sempre confiou em Deus e nos santos para seguir vivendo.

Dona Josefa só foi ao médico uma vez, em 1986. Deixou de fumar, aos 82 anos, por recomendação médica. Não reclama de dores, mas escuta com muita dificuldade. A vista é boa. Sentada numa área com alpendre, onde fica o fogão a lenha, ao lado do terreiro da casa, observa no fim de tarde, um grupo de alunos voltando da escola e comenta: "São os meninos do colégio". Parece estar atenta a tudo.

Rotina diária

Nas duas últimas décadas, mantém uma rotina em casa. Acorda cedo, às 5h, e não dorme após o almoço. Fica sentada até as 19 h. "Ela almoça frango, porco, mas não come arroz, só o caldo, com os pedacinhos de carne e pirão", conta a filha. "A janta é papa". Depois, assiste TV e, às 20h vai dormir. Josefa Maria da Conceição nasceu em Brejo de Madre de Deus, interior de Pernambuco. A mãe dela, Maria Rufina de Jesus, na seca de 1915, retirou-se com os filhos para Alagoas em busca de sobrevivência.

Em 1919, a família viajou para Juazeiro do Norte. Foram 31 dias de caminhada entre veredas. Naquele tempo, notícias sobre Padre Cícero já se espalhavam pelo sertão nordestino e muitos seguiam em busca de conhecer o sacerdote milagreiro e líder político. "Só tinha mato e um pequeno povoado", recorda a anciã centenária. Foram anos difíceis. A lida era dura. Cortava e transportava capim e lenha para vender, fazia trança de chapéu de palha, plantava roça e colhia os legumes.

"Quando o trem chegou ao Juazeiro muita gente ficou assustada. Que bicho é aquele? Parece o diabo", comentavam as pessoas. Dona Josefa lembra que Padre Cícero falava muito bem. "O sermão dele era muito bonito". Na seca de 1932, decidiu não se alistar nas frentes de emergência criadas pelo Governo Federal. "Fui para a cidade do Crato, trabalhar como operária, na construção de casas e de calçamento. Era um trabalho duro e trabalhei como homem".

Ela lembra que o bispo do Crato, na época, reclamava contra os romeiros. "Esses cachorros do Padre Cícero vieram para cá, mas vou dar de comer e fornecia farinha de mandioca e um quarto de rapadura preta". Casou em 1936 com um viúvo de 60 anos, e pouco tempo depois ficou viúva, com quatro filhos.

Resolveu então sair do Crato e veio com as crianças para Antonina do Norte, morar na localidade de Tabuleiro, em 1951.

HONÓRIO BARBOSA

DIA 17 DE FEVEREIRO NA INAUGURAÇÃO DO CALÇAMENTO DO BAIRRO ANTONIO MENDES.

Nesta Sexta Feira dia 17 de Fevereiro, o Prefeito Dr. Germano entrega à população de Araripe uma das principais obras de pavimentação da cidade. Orçada em mais de R$ 500.000,00(Quinhentos Mil Reais) o calçamento do Bairro Antonio Mendes trouxe para a comunidade uma melhor qualidade de vida. Em uma parceria com o Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura de Araripe executa essa grande obra dando exemplo de competência e compromisso com o povo de nossa cidade.

Logo após a inauguração todo povo de Araripe e cidades vizinhas irão dançar e se divertir no CARNAVAL 2012 com as seguintes atrações: Forró Bela Pegada, Banda Clave de Sol e Forró das Primas. Venham participar desta grande festa e deste momento histórico em Araripe.

Duda Brasil

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ai o Gonzagao em mais um de seus causos.....rsrsrs

video
Esse é o Gonzaga...figura muito conhecida na cidade, piadista, gosta de estar sempre contando piadas, causos de Campos Sales e da região...

video
Neste video, canção inédita do repentista, Antonio Poeta, abordando de sua maneira, tema político, peculiar no Brasil.

video

Salitre esteve no V Fórum de Planejamento Participativo e Regionalizado do Ceará.

O V Fórum de Planejamento Participativo e Regionalizado concluiu na manhã desta sexta-feira, 3 de fevereiro, no Centro de Convenções, o processo de elaboração do Plano Plurianual Participativo e Regionalizado (PPA) 2012-2015. O vice-governador, Domingos Filho, e secretários de Estado, entre eles do Planejamento, Eduardo Diogo, e da Saúde, Arruda Bastos, participaram do fórum, com a participação de mil pessoas. O PPA foi elaborado com a participação de 4.700 pessoas durante 17 oficinas realizadas nas oito macrorregiões de planejamento estaduais nos meses de junho e julho do ano passado, sob coordenação da vice-governadoria e da Seplag. O PPA 2012-2015 na área da saúde estabelece 40 objetivos, 72 metas e 348 iniciativas estimados em R$ 8,7 bilhões.

Entre os 40 objetivos da saúde para os próximos quatro anos, está garantir ações e serviços da rede de assistência para a população nos diferentes ciclos de vida – infantil, adulto e idoso. Já nas 72 metas, destaque para a o monitoramento dos 33 Hospitais Polós, 15 Hospitais estratégicos e 64 Hospitais de Pequeno Porte para o encaminhamento dos pacientes da atenção primária.

POLÍTICAS PÚBLICAS

O Planejamento Participativo e Regionalizado do PPA é um compromisso assumido pelo Governo do Estado nas etapas de formulação, implementação, controle e avaliação de suas políticas públicas, com o objetivo de aprofundar a democracia participativa, constituindo uma nova dinâmica entre Estado e sociedade. Com objetivo de obter subsídios para a priorização de políticas públicas setoriais em cada região, as discussões e análise da realidade dos territórios são norteadas por documentos de interesse social construídos coletivamente.

Os 17 encontros regionais realizados em 2011 reuniram nas discussões as representações da sociedade, do poder local e do setor produtivo dos 184 municípios cearenses. O PPA é o instrumento de gestão que norteia a execução de políticas públicas apoiadas em três grandes eixos: Sociedade Justa e Solidária; Economia para uma Vida Melhor; Governo Participativo, Ético e Competente.

FONTE: Ferreira Jr.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL DE CAMPOS SALES DESENVOLVE O PROJETO ECÓLEO.

A Associação dos Catadores de Material Reciclável de Campos Sales está trocando 02 litros de óleo de cozinha utilizado por 01 vidro de detergente.
Localizada na avenida 07 de setembro, s/n, logo depois do Posto de Luis Péricles, a associação funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 08:00 às 12:00 h da manhã.

Secult Campos Sales.

III CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA - CAMPOS SALES - CE.

Secult Campos Sales.

NOSSA HOMENAGEM Á MOÉSIO LOIOLA. SECRETARIA DA JUVENTUDE, CULTURA, LAZER, TURISMO E ESPORTE DE CAMPOS SALES - CEARÁ.

Nesta edição, prestamos uma homenagem ao nosso respeitado e querido deputado estadual MOÉSIO LOIOLA. É a ele que nossa cidade deve a eletrificação de toda zona rural, apoio ao agricultor, a juventude,esporte, cultura, educação e infraestrutura. Graças a sua contribuição e trabalho, hoje temos uma Campos Sales melhor para viver, mais promissora. Nossa Homenagem, gratidão e reconhecimento. Temos em MOÉSIO, muito mais do que um representante da nossa cidade na Assembléia Legislativa, temos um AMIGO!
Moésio Loiola de Melo nasceu em Sobral/CE, a 4 de abril de 1951. Filho de Francisco Ximenes de MeIo, comerciante e agricultor, e de Felisbela Benvinda Loiola de Melo, é o último dos nove filhos do casal.
Radialista e Empresário de Rádio. Iniciou os seus estudos em Sobral. Em 1960, com apenas nove anos de idade, ingressou no rádio pelas mãos do tio Monsenhor Sabino Guimarães Loiola, principal acionista da Rádio Educadora de Sobral, como operador de áudio passando depois a ser locutor de programa sertanejo e esportivo.

Aos 19 anos veio para Fortaleza onde continuou os seus estudos e o trabalho no rádio, sua grande paixão, prestando serviços nas Rádios Dragão do Mar e Uirapuru, duas grandes escolas para sua vida profissional.
Anos mais tarde, em 1982, passou de radialista a empresário de rádio, ao comprar a Rádio Assunção Cearense. Foi o rádio o responsável por sua interação social e pública, levando-o à carreira política.
Em 1986 foi candidato pela primeira vez a Deputado Estadual pelo Ceará, no PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro, ficando na suplência. Assumiu como titular em 1988, permanecendo até o final do mandato. O seu notável desempenho credenciou-o a reeleger-se com votações expressivas, nas cinco eleições seguintes: 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006, sempre pelo PSDB Partido da Social Democracia Brasileira.
Com equilíbrio, administra com sabedoria a função política e a profissão de radialista / radiodifusor.
Sua brilhante carreira política o levou a ocupar na Assembléia importantes funções: nas Comissões Técnicas foi Presidente das Comissões de Orçamento, Finanças e Tributação, 1993/1994, e do Trabalho, Administração e Serviços Públicos, 1997/1998 e 2001/2002. É Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor por três mandatos seguidos, a saber: 2003/2004, 2005/2006, 2007/2008.
Na Mesa Diretora da Assembléia Legislativa ocupou os cargos de 1º Vice-presidente e Presidente.
Foi Líder do Governo Tasso Jereissati e Líder do PSDB, no Governo Lúcio Alcântara.
Foi o Relator da elaboração do Estatuto da Polícia Civil, da CPI do Desmonte, da Reforma do Poder Judiciário e Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou o tráfico de drogas, sempre com um desempenho de alto nível.
Sua principal base eleitoral está no interior do Estado, nos seguintes municípios: Groaíras, Fortaleza, Forquilha, Sobral, Itapipoca, Campos Sales, Quixeré, Mulungu, Catunda, Meruoca, Martinópole, Frecheirinha, Mucambo, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Viçosa do Ceará, Ibicuitinga, Baturité e Tururu.
Por sua atuação e reconhecimento do seu trabalho como deputado já foi agraciado com o Título de Cidadania nos seguintes municípios: Campos Sales, Carnaubal, Pacujá, Viçosa do Ceará e Fortaleza, além de valorosas homenagens recebidas em todo o Estado.
Moésio Loiola tem a sua marca na luta por uma Campos Sales melhor e mais justa para os campossalenses.

Secult Campos Sales.

Mais uma rodada da Copa Cariri-Oeste

2ª FASE DO DIA 11 FEVEREIRO A 15 DE FEVEREIRO

DATA /DIA

HORA


CONFRONTOS
11/02 SABADO

15:00


Pajeú 01 X 03 M. Andrade

11/02 SABADO

17:00


Fronteiras 01 X 01 Assaré (Nos pênaltis, o Fronteiras ficou com a vaga)
12/02 DOMINGO


15:00


Vitoria 02 X 02 Nova Geração (Nova Geração venceu nos pênaltis 5 X3)
12/02 DOMINGO


17:00


Brejinho 01 X 03 Salitre

15/02 QUARTA

18:30

Botafogo X Black Tigers

Quatro equipes já definidas para a 3ª fase da competição: M. Andrade (Aiuaba); Fronteiras; Nova Geração (Serrolândia-PE) e Salitre. Na próxima quarta-feira se enfrentam Botafogo e Black Tigers decidindo mais uma vaga. Lembrando que entrará mais uma equipe por índice técnico.

VEJA OS CONFRONTOS DE DEFINIDOS:

3ª FASE

DATA /DIA

HORA

CONFRONTOS

25/02 SABADO

17:00

M. ANDRADE X NOVA GERAÇÃO

26/02 DOMINGO

15:00

FRONTEIRAS X SALITRE

26/02 DOMINGO

17:00

VERMELHO X REPESCADO Z

Chagas Sous@


Praça do Ó, cercada por tapumes...obras à vista.

Praça Virgílio Tavora (Praça do Ó), cartão postal de Campos Sales, ja está totalmente cercada por tapumes e tudo indica que as obras de reforma e ampliação, serão iniciadas. Bancos já foram desmanchados e, aous poucos, outras atividades relativas á obra, deverão ser realizadas. As árvores serão mudadas, a praça deve ganhar uma fonte, além de outras modificações importantes. Ao final espera-se uma praça totalmente revitalizada e servindo, novamente de point para juventude e as famílias que sempre utilizaram esse espaço para momentos de lazer e descontração, pratica de esportes, enfim.

SMS realiza encontro para resgatar cultura nordestina.

A Secretaria Municipal de Saúde por intermédio da Equipe de Estratégia de Saúde da Família da Unidade de Potengi, com o apoio da equipe do Nasf Santarém realiza, nesta terça-feira às 14 horas no Centro Comunitário de Potengi, situado a Rua Dr. João Medeiros Filho, s/n, mais um encontro no espaço de convivência denominado Tapera da Falação.

“A Tapera da Falação tem como objetivo promover uma articulação entre a população e os profissionais de saúde, de modo a proporcionar um ambiente de acolhimento que possibilite o resgate das potencialidades individuais e coletivas”, explicou a nutricionista e organizadora do evento,Válbia Marinho.

O espaço busca resgatar através das diversas formas de expressão a cultura nordestina, os costumes locais de modo a fortalecer a identidade do grupo e os vínculos e afetos construídos no cotidiano da Estratégia Saúde da Família.

Esse ano o convidado especial do evento é o poeta Paulo Varela, natural da cidade de Açu, cordelista reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho junto à cultura popular.

IV@NILDO SOUZ@.

Chuva na região do Cariri chega a 80 mm.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva de até 80 mm na região do Cariri neste domingo (12). O município onde houve maior precipitação é Campos Sales, localizado a cerca de 494 quilômetros de Fortaleza, com chuva de 80 mm. Em seguida, vem o município de Araripe, distante cerca de 530 km da Capital, com precipitação de 49 mm.

Ao todo, a Funceme registrou chuva em 10 municípios cearenses. No município de Assaré, no Sertão central, a cerca de 500 km de Fortaleza, houve chuva de 19 mm. Também foi registrada precipitação nos municípios de Chaval, no extremo norte do Estado, distante cerca de 400km da Capital, e Acaraú, no litoral Norte do Ceará, a 255 km de Fortaleza. As precipitações foram de 11 mm e 10.2 mm, respectivamente.

Além desses municípios, a Funceme também registrou precipitação nas cidades de Jati, com 6.2 mm, e Várzea Alegre, com 6 mm, ambas na região do Cariri. Os dados da Funceme foram colhidos desde às 7h de sábado (11) até às 7h deste domingo (12) e atualizados às 12h50.

Lindomar Rodrigues.

Araripe e a festa do Futebol amador.

Estamos ai, eu e M.Filho....momento de descontração, no intervalo de uma transmissão pela Rádio Cidade AM...fui apenas acompanhar o trabalho dos companheiros...como sempre, fazendo bem o seu papel.


Araripe reune em competição amadora, valores regionais de futebol amador.

Acontece no Araripe, com cobertura da Equipe de Esportes da Rádio Cidade Am, a I Copa Cariri Oeste de Futebol Amador. Equipes do Ceará, Pernambuco e Piauí, fazem parte da competição. Realização é da atual administração municipal. demonstrando que o futebol se constitue no maior atratativo, como forma de lazer para grande parte da população do município e região. No estádio dedezão, grnade número de admiriadoes do esporte, marcam presença e, os que nao poem ir acompanham a transmissão da Rádio Cidade AM de Campos Sales, com narração de M. Filho, reportagens e cometários de Júnior Morento e apoio técnico de Rodrigo.


KARATECA CAMPOSSALENSE É DESTAQUE EM FESTA PROMOVIDA PELA FEDERAÇÃO DE KARATE.

O atleta Luiz Augusto Soares do Nascimento (Guto) se destacou na festa de premiação dos melhores do ano promovido pela Federação Cearense de Karate, ele que é natural de Campos Sales, 23 anos, faixa roxa, poderá participa do Campeonato Brasileiro de Karate em 2012.

Secult Campos Sales

domingo, 12 de fevereiro de 2012


HOMENAGEM DA SECRETARIA DA JUVENTUDE, CULTURA E ESPORTE AOS TIMES VENCEDORES DA COPA INTER BAIRROS EM 2010 E 2011.

A Secretaria da Juventude, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Campos Sales, reconhece o talento e a determinação de todos os jovens envolvidos na COPA INTER BAIRROS, nossa gratidão, nossa homenagem a esses jovens que com determinação engrandecem o nosso Esporte. Em 2012, estaremos juntos novamente, fazendo mais por esses times. Um abraço a todos! Uma frase para reflexão:
"As portas abrem diante de uma firme determinação. É ela que transforma sonho em realidade."
"Quem não se arrisca a um fracasso nunca chega a uma vitória." (Céline Lhotte)
Coordenação do Esporte: Jurandir.

Secult de Campos Sales.

Urca divulga lista de aprovados no vestibular 2012.1

A Universidade Regional do Cariri (URCA), no Ceará, liberou, sexta-feira, 10 de fevereiro, a lista de aprovados no Vestibular 2012/1. Ao todo, 6.325 candidatos disputaram as 1.225 vagas oferecidas nos cursos ministrados nos municípios de Barbalha, Campos Sales, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Missão Velha.

O Processo Seletivo 2012/1 ocorreu nos dias 22 e 23 de janeiro. No primeiro dia as provas foram sobre física, química, biologia, história e geografia, com 15 questões em da disciplina, totalizando 75 perguntas. Já no segundo, os candidatos tiveram que elaborar uma redação e responder 45 questões objetivas sobre matemática, português, literatura e língua estrangeira.

O curso mais concorrido do vestibular foi Direito, oferecido em Crato. O do período noturno registrou 17,3 candidatos por vaga, e o do vespertino, 17,6. Em seguida apareceram os de Enfermagem (15,1), Direito em Iguatu (12,9) e Engenharia de Produção (10,2).

Matrícula

Os registros acadêmicos para os aprovados em cursos ministrados nos campi Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte acontecerão nos dias 28 e 29 deste mês, das 13h às 18h. Para as graduações dos campi Campos Sales e Iguatu, as matrículas acontecerão no dia 01 de março, das 9h às 16h. O campus Missão Velha efetuará os registros no dia 02 de março, também das 09h às 16h.

Para realizar suas matrículas, os candidatos devem levar cópias, seguidas dos originais, ou cópias autenticadas da identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor e comprovante de votação (maiores de 18), certificado de reservista (homens maiores de 18) e certificado de conclusão e histórico do ensino médio.

O resultado da segunda chamada será divulgado nos Departamentos de Ensino dos campi da universidade no dia 07 de março, às 09h. Neste mesmo momento darão início as matrículas dos candidatos aprovados.

CONFIRA OS PAROVADOS NO CAMPUS DE CAMPOS SALES

LETRAS

1 2951 AUGUSTO SOARES DA SILVA 12130,88
2 2254 ALEXANDRE ANTONIO CAVALCANTE DE SOUZA 11217,98
3 6221 RITA DE CáSSIA RODRIGUES 11095,34
4 9042 FRANCISCO MARIO BERNARDO DE ARAUJO 10911,42
5 38 CICERA RANIELE SERGIO MILFONT 10576,26
6 2633 EDNA BINDA SOARES 10573,83
7 2526 SIMONE MENDES RODRIGUES 10210,20
8 1006 FRANCISCA BEATRIZ RUFINO DA SILVA 10026,71
9 8401 MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA 9956,54
10 1553 KATIA LAUANE TOMAZ DE NEGREIROS 9907,65
11 2547 ANTONIA LAENE DE SOUSA CARVALHO 9733,19
12 5167 MARIA GIZELI FORTALEZA 9635,29
13 6670 LUZIA FEITOZA DA SILVA 9522,30
14 2487 MACIEL FERNANDES MAIA 9400,49
15 9050 ALANE DE OLIVEIRA FEITOSA 9328,54
16 3315 KLEVERSON PEREIRA DA SILVA SOUSA 9291,41
17 7233 ORISLANNY MAYARA DA SILVA SANTOS 9284,47
18 1753 LIZIANE MARCELINO DE AQUINO 9210,31
19 4706 LIDUINA ALVES DA SILVA 9166,06
20 8902 STEFANIA FEITOZA DE FRANCA 9161,24
21 2049 JÉSSICA DUARTE DA SILVA 9084,58
22 3784 LUANA MEIRIELLE PEREIRA 8923,71
23 7608 ANTONIA FERREIRA DE ALENCAR 8894,73
24 9051 ANTONIA JACILENE DE ANDRADE 8877,01
25 832 MARIA ALBERIVÂNIA OLIVEIRA 8776,51
26 2387 CARMEM LUCIA DO NASCIMENTO 8750,27
27 3577 MICHELE FRAGOSO MARTINS 8706,31
28 8065 WERISLA FERREIRA DA SILVA 8701,38
29 4007 GESSICA GUEDES DO NASCIMENTO 8698,68
30 787 PATRICIA MARIA TIBURTINO BARBOSA 8528,61
31 7256 CHEILANI MATIAS DA COSTA 8508,91
32 8014 EVANIR RODRIGUES PEREIRA 8368,12
33 8359 MONALISA ARAUJO LIMA 8328,63
34 4016 JULIANA JANUARIO DE LIMA 8294,53
35 6573 EDIANA MARIA DO NASCIMENTO 7981,46
36 3111 ANTONIA DA SILVA LEANDRO 7972,21
TOTAL DE CANDIDATOS = 36



MATEMÁTICA

1 5307 JOSE ROMARIO FERREIRA MARTINS SILVA 10241,75
2 5762 ANTONIO WALLACE RODRIGUES DE OLIVEIRA 10122,91
3 6607 FRANCISCO ALAN DE SOUSA FIGUEIREDO 9820,98
4 7054 ROMAQUEM JOSE DE ALENCAR VIERA 9741,56
5 1908 LUAN ALVES DE ARAUJO 9691,36
6 2389 FRANCISCA RODRIGUES DOS SANTOS 9676,97
7 6373 JOSEAN SANTIAGO AMORIM 9460,78
8 6436 CICERO DE SOUSA BRITO 9436,87
9 2118 WALESKA DE LIMA SILVA 8897,14
10 4595 ANDREZA VIEIRA OLIVEIRA 8747,81
11 5292 GERALDO ALAN BARBOZA 8697,27
TOTAL DE CANDIDATOS = 11



BIOLOGIA

1 3723 ANA PAULA DA CONCEIçãO 11791,69
2 3343 LUCIANA OLIVEIRA GOMES 10652,28
3 39 ADRIANO BARBOSA MALAQUIAS 10579,08
4 3258 FRANCISCO WILSON BEZERRA 10390,68
5 3226 FRANCISCO MATHEUS DE ANDRADE ARRAIS 10288,01
6 4952 REGINALDO DE SOUZA LACERDA 10252,53
7 836 GEDEãO ALVES DE OLIVEIRA 10079,81
8 2429 CICERA JESSICA ALENCAR DE SOUSA 10059,61
9 5897 DANIELA ALENCAR FERREIRA 9896,03
10 380 PAULA FERNANDA FEITOSA SANTOS 9635,08
11 7250 LENISSE AVELINO SOUSA FREIRE 9569,04
12 1442 MARIA JULIANA RODRIGUES DA SILVA 9567,73
13 7228 ANTONIA SAMARA GOMES DE SOUZA 9531,74
14 4304 DEIVIANE LUCIO FERNANDES 9482,41
15 4278 JULIANA PEREIRA DA SILVA 9478,95
16 5358 ALCILEIDE CLAUDIO MACEDO 9413,40
17 3659 OSAIR DE OLIVEIRA TORRES 9402,90
18 8955 URIAS DE OLIVEIRA SILVA 9392,75
19 6063 CICERO JOSE DE MORAIS 9380,16
20 6857 JOSILENE NUNES MENDES 9352,25
21 7010 LUCAS FRANQUILINO LIMA 9309,59
22 8630 HYGOR JOSE DOS SANTOS 9308,50
23 8332 ANTONIO SILVA CANDIDO 9292,40
24 6993 MAICON FERREIRA PAIVA 9275,62
25 4821 ALBERTINA ESPEDITA DE LIMA 9174,65
26 2622 RITA DE CASSIA ALENCAR SILVA 9096,56
27 6694 JOÃO PAULO DA SILVA MORAIS 8993,21
28 6259 PAULA VELOZO DA SILVA 8921,22
29 8516 JULIANA MARIA DE SOUZA 8838,50
30 1638 RAFAELA DE SOUSA OLIVEIRA 8726,16
31 8510 JULIANE MARIA DA SILVA 8653,11
32 7053 MARIA SAMIA RODRIGUES LIMA 8435,63
33 96 DANIEL BALBINO FILHO SOUZA 7945,36
TOTAL DE CANDIDATOS = 33

Chagas Sous@

PSD realiza encontro em Araripe.

O município de Araripe foi sede no dia 10,sexta-feira, de um encontro regional da mais nova sigla partidária do País: PSD – Partido Social Democrático. O evento foi bastante movimentado, inclusive com direito a carreata. A comitiva liderada pelo presidente estadual Almircy Pinto, saiu de Juazeiro do Norte e veio passando pelas cidades de Nova Olinda, Santana do cariri, Potengi e por último, Araripe onde teve a recepção do prefeito Germano Correia, que aguardava a comitiva com centenas de filiados e seguidores políticos. Representando o PSD de Campos Sales, esteve o vereador Anderson Ribeiro.

Com a quadra coberta lotada e com a presença do deputado federal Manoel Salviano, dos prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região, o Prefeito Germano agradeceu a presença de todos e falou da importância da união de todos em prol de uma política voltada para o bem estar social e que o apoio da sociedade é imprescindível no fortalecimento do partido.

Chagas Sous@.

Final de semana com muita chuva na região de Campos Sales.

Final de semana está sendo de chuva, principalmente hoje domingo, 12 de fevereiro de 2012, Campos Sales amanheceu o dia com uma boa chuva. Com isto faz renascer a esperança dos agricultores com referência a quadra invernosa e aproveitam o molhado para plantarem as primeiras sementes. Outro setor que se anima é o da criação de animais, visto que a pastagem e a água já estavam escassas. De acordo com a meteorologia as chuvas continuarão na nossa região.

Chagas Sous@.
FOTO ILUSTRATIVA


Dezoito municípios participam da etapa Sul/Cariri dos Jogos Abertos do Interior.

A cidade de Brejo Santo vai sediar as competições de futebol de campo, basquete, handebol, futsal e vôlei.

Por: Roberto Nascimento

Prossegue até domingo (12), a etapa Sul/Cariri dos Jogos Abertos do Interior 2012. A abertura do evento aconteceu nesta sexta-feira (10) às 18 horas, no Ginásio Poliesportivo Wellingtão, em Brejo Santo. São esperados quase 800 atletas de 18 municípios que participarão das cinco modalidades em disputa.

A cidade vai sediar as competições de futebol de campo, basquete, handebol, futsal e vôlei. Todas as categorias terão disputas no feminino e no masculino. A Secretaria dos Jogos está instalada no mesmo local de abertura e tem a coordenação da Sesporte.

No Ginásio Poliesportivo Welingtão acontecerão os jogos de futsal e handebol, que também terá confrontos na Escola Historiador Padre Antonio Gomes de Araújo. Já na Escola José Matias Sampaio serão realizados os jogos de basquete e vôlei, enquanto as partidas do futsal serão no Liceu Professor José Teles de Carvalho.

O torneio de futebol de campo vai ocorrer no estádio Estádio Geraldão. Para esta Etapa do certame participarão os municípios de Brejo Santo, Cedro, Crato, Farias Brito, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mombaça, Orós, Porteiras Salitre, Várzea Alegre e Quixelô.

Cearaagora.

Ceará terá 30 delegacias novas até o fim de março.

Até o fim de março próximo, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social deverá entregar à população cearense 30 novas delegacias da Polícia Civil. A meta é do titular da Pasta, coronel Francisco José Bezerra, que, junto com seus assessores, tem percorrido o Interior cearense nas últimas semanas presidindo solenidades de entrega das novas unidades da Polícia Judiciária do Estado do Ceará.

Desde o começo do ano, Bezerra inaugurou as delegacias de Polícia das seguintes cidades, Aracoiaba, Chorozinho, JUCÁS, Pindoretama, SABOEIRO, Chaval e Uruoca, além da nova sede do 15º DP (Cidade 2000).

Interiorização

Segundo Bezerra, o processo de reinteriorização das ações da Polícia Civil do Ceará inclui não somente a entrega de novos prédios, mas também seu aparelhamento com modernos computadores e viaturas, além de equipamentos de comunicação.

Assim, inspetores, escrivães e delegados de Polícia terão melhores condições para o trabalho de investigação de crimes. Já a população pode desfrutar de um melhor serviço policial. Com a chegada de novos servidores, por conta de concursos já anunciados, o Interior será contemplado com mais equipes nas delegacias municipais e regionais.

Crimes como assaltos a bancos, tráfico de drogas, roubos de cargas, furtos e homicídios são os mais comuns no Interior cearense. Por conta disso, a SSPDS, conforme Bezerra, vem tendo uma atenção especial para diversas regiões interioranas, especialmente aquelas onde já houve o registro de ocorrências de grande porte, como os ataques à agências bancárias - a maioria delas com uso de explosivos.

Investimentos

A primeira delegacia inaugurada neste mês foi a de Chaval (Município situado a 425Km de Fortaleza), ocorrida no dia 8 de fevereiro, cujas obras foram orçadas em R$136,2 mil.

Já a nova delegacia do Município de Uruoca (a 310Km da Capital) custou aos cofres públicos a quantia de R$ 125,7 mil. Em vários Municípios, a Secretaria da Segurança Pública em parceria com as Prefeituras implantou o Programa Pró-Cidadania, que representa reforço nos trabalhos de prevenção e combate às drogas e outros delitos.

Perícia Forense

Já em Fortaleza, estão próximas do fim as obras para a inauguração da nova sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), na Avenida Leste-Oeste, no bairro Jacarecanga (prédio onde funcionou o antigo Instituto Médico Legal/IML). No local serão instaladas as coordenadorias de Medicina Legal (Comel) e de Criminalística (CC).

Com a conclusão das obras, a Perícia Forense do Estado do Ceará deverá se tornar uma das mais modernas do Brasil em aparelhamento e de formação de pessoal para as atividades de investigação científica.

Fonte: Diário do Nordeste

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Urca divulga resultado do Vestibular 2012.1.

A Universidade Regional do Cariri (URCA), no Ceará, liberou hoje, 10 de fevereiro, a lista de aprovados no Vestibular 2012/1. Ao todo, 6.325 candidatos disputaram as 1.225 vagas oferecidas nos cursos ministrados nos municípios de Barbalha, Campos Sales, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Missão Velha.

O Processo Seletivo 2012/1 ocorreu nos dias 22 e 23 de janeiro. No primeiro dia as provas foram sobre física, química, biologia, história e geografia, com 15 questões em da disciplina, totalizando 75 perguntas. Já no segundo, os candidatos tiveram que elaborar uma redação e responder 45 questões objetivas sobre matemática, português, literatura e língua estrangeira.

O curso mais concorrido do vestibular foi Direito, oferecido em Crato. O do período noturno registrou 17,3 candidatos por vaga, e o do vespertino, 17,6. Em seguida apareceram os de Enfermagem (15,1), Direito em Iguatu (12,9) e Engenharia de Produção (10,2).

Matrícula

Os registros acadêmicos para os aprovados em cursos ministrados nos campi Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte acontecerão nos dias 28 e 29 deste mês, das 13h às 18h. Para as graduações dos campi Campos Sales e Iguatu, as matrículas acontecerão no dia 01 de março, das 9h às 16h. O campus Missão Velha efetuará os registros no dia 02 de março, também das 09h às 16h.

Para realizar suas matrículas, os candidatos devem levar cópias, seguidas dos originais, ou cópias autenticadas da identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor e comprovante de votação (maiores de 18), certificado de reservista (homens maiores de 18) e certificado de conclusão e histórico do ensino médio.

O resultado da segunda chamada será divulgado nos Departamentos de Ensino dos campi da universidade no dia 07 de março, às 09h. Neste mesmo momento darão início as matrículas dos candidatos aprovados.

Lindomar ROdrigues.

Assalto a agência Lotérica de Potengi nesta sexta-feira.

Coicidência ou não, a data do dia 10 é a preferida dos assaltantes da Lotérica. Já a do Banco do do Brasil é dia 11.

Foram dois homens. A vizinhança e testemunhas que presenciaram o momento informaram a policia que perceberam a ação dos assaltantes na hora em que adentraram na agência de capacetes e que fugiram em uma moto em rumo ingnorado.


Foi tudo muito rápido, ainda não se sabe a quantia levada pelos assaltantes devido o tamanho movimento, haja visto que hoje foi dia de feira-livre na cidade. A policia esteve no local de imediato, neste momento esta a procura dos mesmos que segundo informações sairam rumo na CE-292 que liga o distrito vizinho Aratama município de Assaré.

Policiais das cidades vizinhas de Assaré, Nova Olinda e Araripe também foram mobilizados para tentar prender a dupla que deve ter escapado por estradas vicinais dificultando a captura.


A mesma agência de Potengi foi assaltada em 10 de julho de 2010.

O assalto foi por volta das 11 horas quando outra dupla que trafegava em uma motocicleta adentrou o estabelecimento e levou R$ 2.300,00 que estavam em poder de uma funcionária que trabalha no caixa.

A princípio, os dois se passaram por clientes que iriam apostar na mega-sena. Não havia outras pessoas no estabelecimento e um deles ergueu a camisa e mostrou o revólver a funcionária que ficou assustada.

Daí, o outro adentrou o setor de caixas e apanhou o dinheiro na gaveta. Os indivíduos usavam bonés e mantinham a cabeça sempre baixa impedindo uma visualização melhor na gravação do circuito de TV.

A agência funciona na Rua Manoel Monteiro no centro de Potengi e distante poucos metros do Destacamento Militar da cidade.

Por Ivanildo Souza/Site Potengi Na Internet.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012



Aiuaba espera há três anos por projeto de rede de água.

Famílias da zona rural dependem do abastecimento feito por carro-pipa.
HONÓRIO BARBOSA
Na dependência de abastecimento por meio de carro-pipa, famílias da zona rural reclamam das dificuldades.

Aiuaba. Desde dezembro de 2008 que a Prefeitura de Aiuaba, na região dos Inhamuns, encaminhou seis projetos de captação e distribuição de água para comunidades rurais para a superintendência estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Fortaleza. Até hoje, nenhuma das propostas técnicas foi analisada. Resultado: cerca de 250 famílias dependem praticamente todos os meses do ano de abastecimento por carro-pipa. Os moradores enfrentam dificuldades e o sonho de ter água encanada parece cada vez mais distante.

O prefeito de Aiuaba, Ramílson Araújo Moraes, informou que o Município obteve no Ministério da Saúde recursos de R$ 1,2 milhão para implantação de seis projetos de abastecimento de água nas localidades de Assentamento Volta, Chapada dos Índios, Barra das Antas, Porteiras, Castanho e Mulungu, além de duas áreas isoladas no distrito de Barra Verde e na sede urbana. Os projetos foram elaborados e encaminhados à Funasa, que até hoje não deu nenhum parecer técnico, de acordo com Ramílson Araújo.

Análise técnica

"Não se justifica um atraso de três anos", disse o prefeito. "Já procurei a superintendência da Funasa por diversas vezes e até hoje só respondem que os projetos estão sendo avaliados". Ainda conforme o gestor, as análises técnicas não foram realizadas. "Todos os meses aguardamos um parecer técnico, mas nada acontece". Inconformado, o prefeito lamentou o recente cancelamento de um dos convênios, no valor de R$ 363 mil para abastecimento de água. "Somos um dos Municípios mais pobres do Ceará e não podemos ficar perdendo recursos por falta de ação da Funasa", desabafou Moraes.

O temor da administração é a perda do restante dos recursos em decorrência do atraso na avaliação técnica da Funasa. Os moradores das comunidades rurais que dependem de abastecimento por carro-pipa enfrentam transtornos diários e muitos coletam água em açudes distantes até quatro quilômetros. No Assentamento Nossa Senhora do Patrocínio, no Sítio Volta, dez famílias aguardam o início das obras do sistema de abastecimento de água que, por enquanto, está apenas na promessa. "O rio tem água, mas não presta para beber e o jeito é esperar pelo carro-pipa", disse o produtor rural Francisco Souza.

A dona de casa Maria Auxiliadora Araújo, disse que o sonho da comunidade é ter água tratada e encanada. "Falaram nesse projeto, mas, até agora, nada foi feito e se não fosse o caminhão-pipa agente ia morrer de sede", destacou. O abastecimento na zona rural do Município é feito por cinco caminhões da Operação Pipa e por dois contratados pelo Município.

Além do atraso na análise dos projetos de abastecimento de água, o prefeito de Aiuaba esclareceu que o Município também obteve liberação de verba no Ministério da Saúde, no valor de R$ 1 milhão para construção de um aterro sanitário. "O projeto está elaborado e encaminhado à Funasa, que ainda não fez a análise técnica. Já foi dada a licença de instalação por parte da Semace", disse. O Município já sofreu duas multas no valor de R$ 60 mil por causa do lixão.

O superintendente da Funasa, no Ceará, Germano Rocha Fonteles, esclareceu que o atraso na aprovação dos projetos decorre de acúmulo de serviço, quadro reduzido de técnicos, questões burocráticas e às vezes propostas inadequadas encaminhadas pelos Municípios. "Há um esforço da nossa parte para retirar todas as pendências a partir de reunião com os prefeitos. Nosso objetivo é atender a todos. O programa precisa ser executado", afirmou. A metodologia de reunião para eliminar as pendências técnicas e burocráticas foi implantada em 2011 com sucesso nos convênios do PAC 2.

Fonteles disse que o órgão vai tentar reverter o convênio cancelado de Aiuaba e que os seis projetos do Município são referentes ao PAC 1.

Mais informações
Prefeitura de Aiuaba
Rua Niceas Arraes, 128
Centro, (88) 3524. 1103
Funasa - Superintendência em Fortaleza, (85) 3312. 6753

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

DN.

Urca divulga nota sobre atraso de salários de docentes.

A Reitoria da Universidade Regional do Cariri (Urca) divulgou nota sobre o atraso no pagamento dos salários dos professores dos campi descentralizados referentes aos meses de dezembro de 2011 e janeiro passado.

A reitora Otonite Cortez disse que ‘os problemas que temos enfrentado em relação à contratação e pagamento dos professores não têm sido de fácil solução’. Observou ainda que ‘estamos protagonizando um processo de transformação de uma instituição criada como instituição privada para a plena gestão pública. As dificuldades nesse processo resultam de obrigações instituídas pelos órgãos de controle do Estado’.

A nota esclarece que o atraso decorre de mudança no sistema operacional de contas do Estado. ‘A manutenção e o pagamento dos professores das Unidades Descentralizadas se operam através do custeio finalístico da URCA. Somente após a seleção pública e a homologação e contratação direta pela URCA é que os professores das Unidades passarão a ser pagos através da Folha de Pagamento do Estado’.

A nota reafirma que ‘estamos providenciando o pagamento referente aos serviços prestados pelos docentes nos meses de dezembro e janeiro. O processo está instruído, o sistema já está em operação e os percalços estão sendo enfrentados. Nos próximos dias os valores devidos estarão disponíveis nas contas dos docentes’.

Por fim, a nota não apresenta prazo para o início do semestre 2012.1, mas esclarece que será com ‘os professores selecionados e com o salário em dia’.

Blog Centro Sul

ARARIPE: O maior programa de cisternas do Ceará. Secretário Rutember junto aos operarios que trabalharam na execução da obra.

Ararirpe conclui o maior programa de cisternas da região. Que a cidade de Araripe é um verdadeiro canteiro de obras todos nós sabemos. E nesta quinta feira 09/02, o Prefeito Dr. Germano e o Secretário de Desenvovimento Agrário Rutemberg Fortaleza, participaram de uma reunião com os operários que trabalharam na construção das cisternas. O municipio foi contemplado através do governo federal com recursos na ordem de R$ 1.080.000,00 ( Um Milhão e Oitenta Mil Reais) para a execução de obra de construção de 804 unidades. Mais de 3.200 pessoas estão sendo beneficiadas diretamente com este programa que é o maior do Estado do Ceará. O objetivo principal deste programa é oferecer ao homem do campo uma melhor qualidade de vida, e harmonizar o convivio no semiarido. Com a conclusão desta primeira etapa, de acordo com o Secretário Rutemberg, 96% da zona rural de Araripe foi contemplada com o programa. De acordo com o Prefeito Dr. Germano, está pronto o projeto para uma segunda etapa , assegurando assim aos operários mais emprego e geração de renda, além de beneficiar mais de 600 pessoas que em breve recerão em suas propriedades a sisterna de placa para armazenar água para potavél para o consumo do lar durante o perído escasso de chuvas tendo em vista que mais 150 cisternas serão construidas.

Colaborou Duda Brasil.(site Oficial do Araripe)

Potengi tem uma licitação registrada no Portal do TCM.

O portal das licitações que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) instalou, neste ano, para todos os municípios cearenses divulgarem os procedimentos licitatórios que forem realizar conta com o registro de 43 licitações em 22 municípios, sendo três programadas para março e 40 para fevereiro.

O TCM aprovou o portal das licitações em dezembro do ano passado, com o propósito de dar maior transparência aos processos licitatórios e, dessa maneira, ampliar a fiscalização feita pela sociedade. Embora tenha sido instalado em janeiro, somente a partir do dia primeiro de fevereiro passou a ser obrigatório o registro das licitações.

Prazo
Uma semana após o início do prazo para o registro das licitações, consta a participação de 22 municípios. Iguatu é o município que registrou maior quantidade de licitações, sendo 10 para o mês de fevereiro. Sobral registrou cinco para fevereiro e uma para março. Também para março registraram apenas uma licitação, até ontem, as prefeituras de Baturité e Apuiarés.

Para o mês de fevereiro são os seguinte os municípios que registraram licitações: Iguatu (10), Sobral (5), Horizonte (4), Pacatuba (3), Ipu (2), Palhano (2), Ubajara (2), Hidrolândia, Tauá, Maranguape, Choró, Ererê, Senador Pompeu, Potengi, Aracati, Acopiara, Beberibe, Aratuba e Coreaú, com apenas uma cada.

Chagas Sous@

PSD fará encontro em Araripe.

O dirigente do PSD no Ceará, Almircy Pinto, estará nesta sexta-feira (10) no município de Araripe, onde será recebido pelo prefeito Germano Correia e vários outros prefeitos, vereadores entre outras autoridades da região. Na oportunidade o partido quer começar a definir metas visando às próximas eleições.

O prefeito Germano Correia está mobilizando o seu município e espera contar com a participação de filiados e simpatizantes para que o encontro tenha uma grande repercussão, inclusive a comitiva do Presidente do partido será aguardada na entrada da cidade, para em carreata se deslocarem até a quadra poliesportiva, onde será realizado o encontro.

Chagas Sous@
Confira os jogos da segunda fase da I Copa Regional Cariri-Oeste:

2ª FASE DO DIA 11 FEVEREIRO A 15 DE FEVEREIRO

DATA /DIA

HORA

CONFRONTOS
11/02 SABADO

15:00

1º de A Pajeú X Aiuaba 2º de E - amarelo
11/02 SABADO

17:00

1º de B Fronteiras X Assaré 2º de D - verde
12/02 DOMINGO

15:00

1º de D Vitoria X Nova Geração 2º de C - azul
12/02 DOMINGO

17:00

1º de C Brejinho X Salitre 2º de A – rosa
15/02 QUARTA

18:30

1º de E Botafogo X Black Tigers 2º de B - vermelho

Chagas Sous@

Assassinatos em Campos sales.

O dia de ontem (09) foi bastante movimentado na área policial em Campos Sales. Pela manhã foi encontrado o corpo de um homem identificado apenas como “Cícero”. Por volta das 10 horas a PM foi acionada, onde moradores davam conta de um homem morto dentro de um “quartinho”, uma espécie de ponto comercial na Rua Coronel Baleco. O corpo foi levado ao IML para o exame cadavérico e só assim será revelada a causa da morte.

Já no período da noite, por volta das 8h. foi assassinado Daniel Guilhermes Sales, conhecido “Daniel de Lolô”. O crime foi realizado próximo a Praça Hélio Limas (Praça da Farinha), onde de acordo com a polícia, dois indivíduos não identificados, numa moto, se aproximaram e efetuaram 4 disparos contra o Daniel, que teve morte imediata. A 4ª Cia informou que o Daniel é um velho conhecido da polícia, ex-presidiário e respondia a vários crimes. O corpo também foi levado para o IML de Juazeiro do Norte. A polícia fez diligências, mais até o momento não tem pistas dos autores do assassinato.

Chagas Sousa.