SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012


Descaso da FUNASA com importantes projetos para o município de Aiuaba.

O Prefeito de Aiuaba, Ramilson Araújo Moraes, reuniu a imprensa ontem a tarde em seu gabinete para denunciar o descaso da FUNASA do Ceará para com o município de Aiuaba, no que tange á aprovação dos projetos de engenharia de duas grandes obras no município: abastecimento de água em seis comunidades rurais e, a construção de um aterro sanitário. Além do Blog Saboeiro Existe, marcaram presença, o Jornalista Amaury Alencar, Correspondente dos Jornais O Povo, O Estado e de diversas emissoras de rádio; o Jornalista Honório Barbosa, correspondente do Diário do Nordeste e, o radialista e blogueiro Flaviano Oliveira, da Rádio Cultura dos Inhamuns.
Para Ramilson, o Projeto de abastecimento de água é ainda mais urgente, porque é uma necessidade básica de toda pessoa, e o projeto, já pré-aprovado pelo Governo Federal, dependendo a liberação do recurso apenas da aprovação do projeto pelos engenheiros da FUNASA há três anos, e o tempo tá expirando, de modo que o município pode perder esse recurso na ordem mais de um milhão de reais, e o mais grave, a população pode perder essa importante obra. Quase 250 famílias, distribuídas em seis comunidades rurais anseiam pelo abastecimento de água. Para Ramilson, a última saída é chamar atenção das autoridades estaduais e federais através da imprensa, porque ele já tentou de todas as formas, já recorreu pessoalmente a senador, Governador e Vice-governador do Estado, sem falar nas inúmeras vezes que foi pessoalmente ás instalações da FUNASA, e sempre recebeu a mesma resposta: "o projeto ainda está sendo avaliado!"
As comunidades envolvidas no Projeto que levaria água do Açude Benguê diretamente para suas casas, são:
Assentamento Volta, Assentamento Chapada dos Índios, Assentamento Barra das Antas, Porteiras, Castanho e Mulungu. No período de estiagem a situação dessas comunidades se agrava, e como medida paliativa, sete carros pipas levam água para esses locais. Destes, cinco são da Defesa Civil, e os outros dois são mantidos pelo município, a custo aproximado de R$ 200 mil reais por ano, dinheiro esse, que, de acordo com Ramilson, poderia estar sendo plicado em saúde, educação e outras necessidades fundamentais.
Na mesa de seu gabinete, esta um ofício recebido da FUNASA há poucos dias, onde estava escrito que a instituição necessitava de mais 365 dias para avaliar o projeto. O Prefeito Ramilson não escondeu sua indignação, alegando que um projeto dessa natureza, estivesse tramitando há três anos numa instituição para receber um parecer positivo de um engenheiro. Por várias vezes, Ramilson disse ser injustificável a conduta da FUNASA. Para o gestor, esse entrave pode ser fruto de alguma articulação política, pois somente um caso de perseguição política justificaria esse descaso com o município de Aiuaba.
E o Projeto de abastecimento de água não é o único a enfrentar barreira na FUNASA. de acordo com Ramilson, outro projeto importante, para construção de um aterro sanitário já foi avaliado pelo Governo Federal, e está pendente da aprovação da coordenação da FUNASA no Ceará. A SEMACE já concedeu também a licença ambiental para a construção do aterro, e logo que a FUNASA aprovar, o recurso de um milhão de reais é liberado. O Prefeito informa já ter sido multado em R$ 60 mil reais, dívida que foi parcelada, por não dar um destino adequado aos seus resíduos sólidos. É inconcebível que um Projeto seja aprovado na instância maior (Governo Federal), e seja veementemente negado na instancia menor, que é um órgão do Estado. O projeto do aterro sanitário de aiuaba está há oito meses na FUNASA, e, de acordo com o Prefeito Ramilson, que esteve lá nos últimos dias, a pasta nem sequer tinha sido ainda aberta!
Estivemos presentes no Assentamento Volta, onde moram sete famílias, no momento em que o carro pipa da Prefeitura realizava o abastecimento de água, e tivemos oportunidade de ouvir o depoimento de alguns moradores, que falaram do sonho de ter água encanada em suas casas, com água apropriada para o consumo humano.

Blog do Danubio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de quinta (28)

Escrito por Redação , jogada@svm.com.br  Confira os jogos desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024 Legenda: Palmeiras enfrenta o Novorizo...