SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sexta-feira, 1 de julho de 2011




MUNICÍPIOS EXCLUÍDOS
Cinturão Digital opera em menos da metade do Ceará.

Inclusão digital em Tauá atinge, hoje, sete distritos, mas a ideia é atingir até agosto 100% da zona rural.

Serviço de banda larga abrange 60 Cidades, enquanto que em 2010 a estrutura envolvia 92 Municípios do Ceará

Fortaleza. Dos 184 Municípios do Ceará, apenas 60 contam com o Cinturão Digital do Ceará (CDC), por meio do sistema de banda larga gratuita. Apesar da limitação das áreas de abrangência, o Governo Estadual afirma que o serviço cobre 90% das áreas urbanas do Ceará. Enquanto que, em 2010, havia estrutura para a instalação do Cinturão Digital em 92 Municípios, de lá para cá, pouco evoluiu na oferta do serviço, apesar do investimento maciço do Governo do Estado.

O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), órgão vinculado ao Governo Estadual, Fernando Carvalho, negou, entretanto, que apenas um terço da população do Estado esteja operando com o Cinturão Digital. Segundo explicou, os 60 Municípios atendidos correspondem à cobertura de 90% da população urbana do Estado.

Justiça

A deficiência na operação seria decorrente de uma disputa com a operadora Oi, que decidiu entrar na Justiça contra a decisão do Governo do Estado de, por meio de licitação, escolher a empresa que fará a manutenção do Cinturão Digital.

O presidente do Etice disse que a pendência não está alterando a operacionalidade do serviço. "A Oi quer prover a manutenção do CDC, quando ela própria terceiriza a manutenção de sua rede com empresas especializadas. Quando notificados, cumpriremos todas as determinações da justiça", disse Fernando Carvalho.

Sobre o assunto, a Oi, por meio de sua Assessoria de Imprensa, informou que não quer se pronunciar sobre o assunto.

Fernando Carvalho informou que o governo já investiu R$ 68 milhões no projeto. "O CDC é uma iniciativa pioneira do Governo do Ceará, que serve de modelo para outros Estados e até para o Plano Nacional de Banda Larga do Governo Federal", disse o presidente do Etice.

Ele ressalta que o CDC foi concluído e opera dentro do que foi planejado. São 3 mil quilômetros de fibra ótica que compõem o anel redundante do Cinturão Digital para todo o Ceará.

Projeto

O Cinturão Digital (CDC) é um programa do Governo do Estado cujo objetivo é levar internet de alta velocidade para 82% da população urbana e se inclui dentro do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

O CDC, implantado três anos antes do PNBL, utiliza a mesma tecnologia. A solução tecnológica está nos cabos de fibra óptica que possibilitam um acesso de alta velocidade não importando a distância. Seja de Fortaleza até um Município vizinho ou mesmo até a Europa, a velocidade será a mesma.

Com a integração aumenta a confiabilidade e a redundância, ou seja, com cabos de fibras ópticas do CDC e do PNBL espalhados pelo Ceará, a localidade estará sempre coberta, seja por uma rede ou outra, além da presença de pontos estratégicos em comum que levarão acesso rápido e barato à população.

Em Fortaleza, todos os órgãos do governo já estão conectados no CDC a 1 Gbps (Gigabit por segundo) e todas as 900 escolas da Capital estarão conectadas até fim deste ano. Escolas, postos de saúde, hospitais e delegacias já estão conectados à rede, isso foi possível após a instalação de quatro torres de antenas e rádios com tecnologia Wimax. As torres foram instaladas no DER, TVC/Funtelc, SDA e no Centro Administrativo do Cambeba, sendo beneficiados os equipamentos do Estado localizados dentro dessa rota óptica. Com isso, o governo espera realizar uma redução de custos de telecomunicações da ordem de R$ 15 milhões anuais, já no ano de 2012.

Acesso

Para a população, o acesso se dará por meio dos equipamentos de inclusão digital instalados pelas Prefeituras, Governos do Estado e Federal ou órgãos do terceiro setor, que podem ser Centros de Inclusão Digital e Telecentros. Entre o que se planejou para o futuro e o que existe na prática, há diferenças significativas.

De acordo com Fernando Carvalho, o aspecto positivo é que os Municípios estão sendo atendidos com internet gratuita e de banda larga. No caso de Tauá, há de se considerar que foi bem mais além. Naquela localidade, houve investimento considerável na tecnologia digital, resultando em avanços para a população local.

Já em outros Municípios do Estado do Ceará, enquanto houve benefícios nas áreas urbanas, a contrapartida, como reconhece o Etice, a população urbana é disparadamente a mais beneficiada, em detrimento das comunidades rurais.

Funcionamento

Para o Etice, a grande notícia é que o momento mais esperado dos últimos tempos em relação ao Cinturão Digital do Ceará chegou: toda a infraestrutura do CDC já está em pleno funcionamento. Com isso, órgãos do Governo do Estado estão interligados e conectados a uma internet de alta velocidade.

O momento está sendo comemorado, porque está funcionando como planejado. Para Fernando Carvalho, presidente da Etice, "esse é o grande momento do projeto". Isto mesmo diante da redução de Municípios atendidos pelo projeto.

MAIS INFORMAÇÕES

ETICE - Avenida Pontes Vieira 220 - São João do Tauape, Fortaleza Telefones: (85) 3101.6600 e3101.6601

http://www.etice.ce.gov.br

EXEMPLO DE SUCESSO
Tauá se tornou referência na área de inclusão

Tauá, localizada na Região dos Inhamuns e uma das mais secas do Estado, tem-se tornado uma referência na inclusão digital. Este ano, o Projeto Cidade Digital ganhou um prêmio nacional, onde esteve em dez cidades brasileiras com maior inclusão dos serviços de internet gratuita.

Segundo informou o secretário de Ciência e Tecnologia de Tauá, Elvis Maciel da Silva, o investimento desse setor remonta a 2006. De lá para cá, ganhou o Prêmio de Inclusão Digital do Ceará, em 2008, o primeiro lugar no País, em 2009, o Projeto Ceará de Cidadania, em 2010, com o primeiro lugar, e repetindo o sucesso nacional este ano.

"Acredito que o sucesso de nossa iniciativa é que não destacamos tecnologias e sim pessoas. Quando fazemos palestras em outros Estados e centros tecnológicos, mostramos o benefício que a tecnologia nos tem trazido", disse Elvis.

Ele lembra que antes de 2006, Tauá era um Município muito mais lembrado pelo enfrentamento do rigor da seca ou precipitações insignificantes, que não alavancavam o progresso da região.

"Foi daí que na gestão da então prefeita Patrícia Aguiar, se pensou numa ação que não levasse em conta a água, porque até então a economia do Município somente podia se basear na agricultura familiar", disse o secretário municipal.

A inclusão leva o sinal de internet para a residência do cidadão tauaense onde ele paga uma taxa que chega a ser 60% mais barata do que um custo com outro provedor particular. "A nossa pretensão dentro do projeto é ampliar o acesso às tecnologias a todas as esferas da sociedade, sem discriminação e sem barreiras, tendo em vista que todos somos capazes de aprender desde que respeitadas nossas limitações", afirmou Elvis Maciel.

Progresso

Nos últimos cinco anos, o Município praticamente respira progresso na área digital. Segundo Elvis, não é à toa que está no ranking nacional do Índice Brasil de Cidades Digitais, cuja solenidade de entrega do Prêmio ocorreu no último dia 14, em São Paulo.

Na ocasião, o Município ocupou o 10º lugar, com 332 pontos, atrás apenas de grandes capitais, como Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES), as quatro primeiras do ranking e pequenos Municípios do Sul e Sudeste, como Ibirapuitã (pouco mais de 4 mil habitantes), no interior do Rio Grande do Sul, e Tarumã (cerca de 13 mil habitantes), em São Paulo, além de grandes Municípios também paulistas, como Jundiaí, Campinas, Santos e São Carlos.

"Trata-se de um reconhecimento em que fez com que Tauá desse lições de como ideias simples e determinação pode mudar a vida de um povo", acrescentou o secretário.

MAIS INFORMAÇÕES

Centro Administrativo José Fernandes Castelo -Tauá
Telefone: (88) 3437.3259

http://www.taua.ce.gov.br

MARCUS PEIXOTO
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entenda como o organismo reage à combinação álcool e direção

As substâncias podem causar efeitos imediatos e comprometem a coordenação motora dos condutores Escrito por Agência de Conteúdo - DN Legenda...