quinta-feira, 11 de maio de 2017

Governo apresenta nova CNH com QR-Code; confira

A nova Carteira Nacional de Habilitação é apresentada nesta terça-feira. O documento virá com QR-Code, que vai se conectar diretamente ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e evitar fraudes.
Ela começa a ser emitida neste mês pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), mas não é preciso fazer a troca imediata do documento, sendo possível esperar pelo prazo de renovação que consta na CNH atual.
O código fica na parte interna do novo documento. Ele pode ser lido pela câmera do smartphone, no aplicativo Lince, desenvolvido pelo Governo e disponível nas lojas de aplicativos dos dispositivos.
Com a leitura do QR-Code, qualquer pessoa poderá acessar informações pessoais do condutor, foto e números de identificação do documento. Posteriormente, será possível obter informações sobre o veículo e infrações. Tudo sem a necessidade de acesso à internet.
10 mil já emitidas no Ceará
O Detran Ceará informa que está emitindo a CNH desde o último dia 2, com cerca de 10 mil documentos já feitos. Explica também que os agentes já estão usando o sistema para leitura dos dados. No Brasil, já foram cerca de 300 mil.
A apresentação é feita em Brasília pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Vicenzi, e a presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
O novo modelo segue a Resolução 598 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que já está valendo em todo o País.
Segunda mudança neste ano
A carteira de motorista já havia passado por alterações neste ano, com a inclusão de novos itens de segurança, como fundo amarelado, tinta especial, marca d’água e elementos em relevo e microimpressão. O QR-Code foi adicionado depois da divulgação da resolução e não houve tempo para as gráficas se adaptarem.             (O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Câmara Municipal do Crato vai homenagear radialistas em sessão solene

Nesta quinta-feira, dia 23, a Câmara Municipal vai homenagear radialistas da região em sessão solene a ser realizada no Crato Tênis Clube, ...