SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Auditório lotado e homenagem a Belchior marcam abertura do SBPC, no Cariri

     0
04:50 · 03.05.2017 / atualizado às 04:50 · 03.05.2017 por 
Fotos André Costa
Crato. Com o auditório do Centro de Convenções do Cariri lotado e homenagem prestada pela orquestra sinfônica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) ao cantor e compositor cearense Belchior, que faleceu no último domingo, foi aberta oficial a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Realizado pela primeira vez no interior do Ceará, a SBPC é um dos maiores eventos científicos do Estado e reunirá, nesta edição, mais de quatro mil pessoas, entre estudantes, professores e pesquisadores do Brasil e exterior.
A abertura oficial foi realizada na noite desta terça, e contou com a presença do governador Camilo Santana (PT), do secretário da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará  (Secitece), Inácio Arruda; da presidente da SBPC, Helena Nader; do presidente da Capes, Abílio Baeta Neves; do reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Patrício Melo e do presidente da Funcap, Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno.
Em entrevista ao Diário do Nordeste, Helena Nader destacou a “emoção de poder realizar um evento desta magnitude numa região tão prospera, como é o Cariri, com riqueza e cultura singulares”. Inácio Arruda lembrou que “o número de inscritos é, por si só, uma prova da grandiosidade do SBPC, que discutirá temas relevantes e atuais”.
Já para o reitor Patricio Melo, a URCA entra no rol das grandes universidades do Brasil, na realização de um evento de porte nacional, como esse. “Ingressamos como uma instituição madura, para o universo da pesquisa e da pós-graduação. O evento congrega, por coincidência, uma lógica do desenvolvimento sustentável dentro da universidade, sobre as potencialidades de pesquisa no quadro da região. Com isso, abre a possibilidade de um olhar para o futuro da própria universidade brasileira, na promoção do desenvolvimento científico, vislumbrando o território”.
Abílio destacou o crescimento no número de universidades no Ceará, sobretudo no Cariri, que tem se destacado como polo universitário e comemorou a adesão de milhares de estudantes e pesquisadores ao Encontro. Camilo Santana explicou a razão pela qual o Cariri  foi escolhido para sediar, pela primeira vez, o SBPC. “A região é diferenciada. Aqui temos diversas Universidades com destaque estadual e nacional, temos o Geopark Araripe, o primeiro geoparque desta natureza das américas e hemisfério sul, enfim, temos todos a certeza de que será um evento ímpar”.
SBPC
Com o tema “Território, Biodiversidade, Cultura, Ciência e Desenvolvimento”, a reunião prossegue até o dia 6 no campus do Pimenta da URCA e irá contar com 17 conferências que discutirão, entre outros temas, meio-ambiente, políticas científicas, inovação e educação. Serão apresentados em sessões de pôsteres mais de 160 trabalhos inscritos.
Já nas 11 mesas-redondas, os convidados debaterão temas como “A seca e os desafios na gestão de recursos hídricos nos semiárido nordestino”, “A importância da Biodiversidade da Floresta Nacional do Araripe (Flona) para pesquisa científica”, “Cultura, Memória e Contemporaneidade”, “O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores” e “Os impactos da interseção arte e sociedade na formação e transformação de sujeitos-cidadãos-pensantes”, entre outros.
A edição deste ano da RR contará com 34 minicursos sobre temas como “Geoprocessamento aplicado à gestão pública”, “Escrita científica em látex”, “Plantas medicinais do Cariri e centro sul do Ceará”, “Cachaça: Tradição e inovações”, “Reaproveitamento integral de alimentos regionais”, “Horta escolar e ecoalfabetização: ajudando a construir uma escola com responsabilidade socioambiental”, “Geopark Araripe: conhecendo o único Geoparque-Unesco do Brasil”, “Cidadania, direito e acessibilidade”, “Microbiologia aplicada à saúde”, entre outros. Apenas quem já estiver inscrito na Reunião Regional poderá fazer matrícula nos minicursos, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 10,00.
O evento é uma promoção da SBPC, juntamente com a Secitece, URCA e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

‘Síndrome da autocervejaria’: o que é condição rara que faz o corpo produzir álcool no próprio intestino

A síndrome da fermentação intestinal, também conhecida como síndrome da autocervejaria, é uma condição médica rara em que o próprio corpo pr...