SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Site Miséria lembra os 20 anos da morte de Frei Damião criador da Hora da Graça em Juazeiro

Homenagem póstuma
Demontier Tenório

 31/05 - 06h00


O Site Miséria lembra nesta quarta-feira a passagem dos 20 anos da morte do frade capuchinho Frei Damião de Bozzano o qual faleceu aos 99 anos e se encontra sepultado no Convento de São Félix em Recife (PE). Sacerdote bastante querido em Juazeiro do Norte, ele foi o responsável pela criação da tradicional Hora da Graça que acontece toda quarta-feira na Igreja dos Franciscanos. Foram muitas as missões do religioso pelo Cariri sempre arrebatando multidões.

Toda vez que visitava Juazeiro lotava de fiéis a Praça das Almas no Santuário de São Francisco os quais procediam de todos os bairros e cidades vizinhas para acompanhar suas pregações. Muitos católicos enxergavam semelhanças entre ele e o Padre Cícero Romão Batista que morreu em 1934 quando Frei Damião já contava com 36 anos de idade e apenas 11 anos de sacerdócio. O frade sempre fazia referências ao sacerdote juazeirense nas suas homilias.

Em Juazeiro são muitas as histórias de milagres e graças alcançadas junto a Frei Damião e, por aqui, passou a comissão que cuida do processo de beatficação do mesmo tomando depoimentos. No Santuário de São Francisco, onde ficava hospedado, costumava dar início às confissões pela madrugada e se formavam imensas filas para um contato direto com o paciente sacerdote que nasceu na aldeia de Bozzano, município de Massarosa (Itália) e foi batizado com o nome de Pio Giannotti

Era filho de camponeses e começou sua formação religiosa aos 12 anos na Ordem dos Frades menores Capuchinhos. Aos 19 anos foi convocado para o exército italiano e participou da Primeira Guerra Mundial. Com o término, retornou à vida conventual entre os capuchinhos e, aos 27 anos, diplomou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 25 de agosto de 1923 se transferindo oito anos depois para Recife.

Foi no Nordeste onde viveu a maior parte de sua vida, fazendo peregrinações pelas cidades, celebrando a Eucaristia, confessando, realizando casamentos e batismos, sendo considerado um santo. Todo dia, milhares de cartas chegam ao Convento de São Félix, onde ele está sepultado, contando fatos de cura, milagres, que a ciência não consegue entender. Frei Damião se encontra em processo de beatificação e canonização desde 31 de maio de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crédito Rural: prazo para produtores renegociarem dívidas acaba no dia 31 de maio

Produtores rurais têm pouco mais de um mês para renegociarem dívidas Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil Medida aprovada pelo CMN mira ...